Tecnologia

Significado de #tbt: saiba como usar a hashtag nas redes sociais

O que é?

Tbt é uma abreviação para” throwback thursday, expressão em inglês que pode ser traduzida como “quinta-feira do regresso” ou “quinta-feira do retorno”. Nas redes sociais, principalmente o Instagram, ela é usada comumente como uma hashtag (#tbt ou #ThrowBackThursday) para marcar publicações ou fotos que remetem a algo ocorrido no passado.

Para quem não sabe, as hashtags se tratam de palavras-chave antecedidas de um símbolo gráfico chamado tralha (#), conhecido popularmente como “jogo da velha”, que serve para facilitar a busca por conteúdos nas redes sociais.

Entenda mais sobre o que significa #tbt

A cada dia surgem novas expressões e termo que são compartilhados em massa na internet. Essa velocidade na criação de novas coisas pode deixar até os amantes de redes sociais loucos, principalmente em relação às famosas hashtags, como é o caso da #tbt.

O uso dessa hashtag nas redes sociais, em especial, no Instagram e Facebook, tornou-se uma tendência nas publicações entre os usuários. A ideia é postar fotos antigas às quintas-feiras, que remetem a sentimentos nostálgicos, como lugares, pessoas ou situações e eventos dos quais você sente saudades.

Mas, afinal, por que usar esse símbolo na hora de publicar? Quando você usa a tralha ou “jogo da velha” antes da abreviação, ela se transforma em um link que direciona o usuário para conteúdos relacionados, fazendo com a sua publicações possa ser vista por qualquer usuário que pesquisar pela palavra e gerando mais visualizações para a sua foto.

A brincadeira começou na rede social Twitter, por volta de 2012, e rapidamente tomou conta de outras redes sociais. Inclusive, a hashtag #tbt é bastante utilizada por celebridades e, ainda, por usuários que tampouco sabem o que ela significa. Pelo menos agora, se você também sabia, já pode sair desse time…

A quinta-feira foi um dia escolhido aleatoriamente pelos usuários da plataforma e tem a única função de dar nome à brincadeira. Para se ter uma ideia do alcance que a tag teve no Instagram, maior rede social de compartilhamento de fotos, a procura por ela revela mais de 430 milhões de publicações.

Como usar #tbt nas redes sociais?

É simples! Você pode escolher uma foto antiga, de um lugar, de uma pessoa, de uma situação ou evento do passado que você sinta saudades, e postar na sua rede social em uma quinta-feira. A brincadeira só vale se você publicar nesse dia da semana, especificamente. Antes, quando a hashtag era usada apenas no Twitter, em 2012, havia a regra de que não era permitido publicar fotos que tivessem menos de cinco anos. Ou seja, nada de postar fotos das férias do ano passado para relembrar. Porém, isso caiu em desuso e hoje em dia você postar o que quiser.

Também é preciso acrescentar sempre a tralha ou “jogo da velha” para adicionar o seu post ao banco de dados de pesquisas associadas ao tema. Desta forma, outras pessoas poderão achar a sua foto e gerar mais visualizações e curtidas para ela no seu perfil.

Variações de #tbt

Dando continuidade à brincadeira, outras hashtags foram criadas após a #tbt viralizar nas redes sociais, como é o caso da #fbf. Esta se trata de uma abreviação para Flashback Friday, uma expressão em inglês que traduzida significa “Sexta-feira do flashback” ou “Sexta-feira do fato passado”.

Como você já deve imaginar, essa hashtag foi criada pelos atrasados da quinta-feira que se esqueceram de postar a foto antiga no #tbt. Já que possui o mesmo sentido, as fotos antigas podem ser publicadas nas redes sociais às sextas-feiras para não tirar da brincadeira aquelas pessoas que deixaram de publicar um dia antes.

Essa abreviação é bastante vista em filmes e séries em cenas que mostram algum personagem relembrando o passado ou quando a cena em si se passa no passado. Daí, a ideia de usá-la para repostar alguma foto antiga. Assim como a #tbt, a #fbf tornou bem famosa nas plataformas de compartilhamento de fotos.

E aí? Gostou de saber mais sobre o significado de #tbt e quando usá-la nas suas redes sociais? Então, compartilhe esse post nas suas redes sociais para que os seus amigos também descubram essa dica!

Até a próxima…

Leave a Comment