Geral

Pioneiro: qual o seu significado?

Podemos ouvir o termo pioneiro em qualquer lugar que estivermos e sendo usado para todo tipo de assunto. Isso porque seu significado torna possível com que ele esteja presente sempre em documentos, editais, matérias, artigos, e vários outros tipos de conteúdos. Sendo assim, uma palavra muito útil e importante para a língua portuguesa.

Apesar disso, não é comum que ela seja usada nas nossas conversações e interações do dia a dia, nos fazendo ter dúvidas sobre qual o real significado da palavra.

Como muitas das coisas que não praticamos regularmente mas eventualmente se torna necessário, existe um leque de termos que são fundamentais para descrever significados que quase não ouviríamos falar se não procurássemos sobre. E isso é normal, ninguém precisa ser obcecado em aprender o dicionário inteiro, principalmente quando a qualquer momento você pode tirar essas dúvidas na internet.

Por tanto, nesse texto você vai aprender os significados onde a palavra pioneiro se enquadra, a origem dela,  onde ela é usada e alguns exemplos. Continue lendo!

Significado da palavra

A palavra pioneiro se trata de um adjetivo, por tanto, pode ser usada em muitos contextos. Mas além disso, seu significado se enquadra em várias situações, e apesar de não ser amplamente usada no nosso dia a dia, é importante aprendê-lo.

Por tanto, a palavra pioneiro/pioneira indica, de modo geral, uma pessoa que dá os primeiros passos em uma atividade, ciência ou prática. Ou seja, uma pessoa que toma a atitude de começar algo.  Então qualquer um que tenha iniciado algo em algum lugar é pioneiro naquilo, como Marie Curie foi pioneira nas pesquisas sobre radioatividade.

Porém, além dessa definição mais geral, o esse termo também abarca alguns outros sentidos mais específicos que podem funcionar como sinônimos, são eles:

Pioneiro

Desbravador

Num sentido mais relacionado à exploração, essa palavra é usada como substituto para pioneiro em diversos casos, mas principalmente quando trata de iniciar uma prática muito desafiadora, ou mesmo inovar, experimentar novas técnicas e etc. Também é muito usada quando uma pessoa tenta algo numa área que ela tenha desvantagem por algum motivo, ex: Evgen Bavcar, um famoso fotógrafo cego.

Para essa palavra também existe o significado de “tornar manso”, ou seja, quando usada numa frase como “ela é desbravador de florestas selvagens”, está relacionada ao quando essa pessoa irá desmistificar esse ambiente ao enfrentá-lo e conhecê-lo.

Colonizador

Colonizar, no passado, foi uma prática de países europeus onde eles invadiam outras regiões com menos poder de defesa para desenvolver uma relação de exploração. Além disso, a colonização servia para esses países ampliarem os territórios em seu comando e forçar sua cultura nos habitantes nativos, ampliando suas riquezas.

Hoje em dia essa palavra serve para quando um ser humano decide passar a viver em qualquer ambiente desconhecido e afastado, mesmo que seja no meio do deserto. Ultimamente tem se falado muito sobre a colonização da lua e de planetas para exploração de suas superfícies, com a intenção de buscar recursos úteis para a espécie humana.

No sentido sociológico, a palavra colonização é usada para caracterizar comportamentos e formas de pensamento atuais que tentam apagar culturas ao mesmo tempo que inserem costumes eurocêntricos nela.

Soldado

Houve um tempo onde a palavra pioneiro era usada para designar um soldado que se adiantava no campo de guerra, indo a frente do resto de sua equipe para averiguar o caminho, coletar informações e as repassar para seus colegas. Isso era feito na intenção de evitar todo tipo de imprevisto e otimizar o seguimento da tropa, aumentando as chances de sucesso da missão.

Empreendedor

Empreendedores podem sim ser vistos como pioneiros quando tem alguma ideia inovadora ou apostam em algum segmento novo no mercado que tem potencial de sucesso. Grande parte do conceito de empreender é tentar praticar novos métodos e não deixar o medo do fracasso atrapalhar. Muitas empresas nasceram com muito pouco, mas por oferecerem soluções de grande impacto e ganharam muito reconhecimento fazendo bastante sucesso.

Um empreendedor e pioneiro de grande resultado no Brasil é o Silvio Santos, que começou na televisão sendo apresentador de TV, chegando a trabalhar na Rede Tupi e na Record antes de criar sua própria empresa televisiva: o SBT.

Se você é estudante universitário, uma forma de se envolver com o empreendedorismo é participar da empresa júnior do seu curso. Dessa forma você tem liberdade de aprender e errar antes de entrar de fato no mercado de trabalho. Além disso, dependendo do sua desenvoltura, pode ser decisivo na conquista de uma vaga de emprego desejada.

Pioneiro

Origem da palavra “pioneiro”

O primeiro contexto da palavra pioneiro para o mundo se dá de fato para aquele dos soldados, que exploravam o terreno a frente do seu pelotão para decidir qual caminho seria melhor. Só que a forma inicial dela não era em português, mas sim em Francês, do termo “pionnier“. Sendo, então, diferente da maioria das outras palavras na língua portuguesa, que são descendentes do latim e do grego.

Curiosamente, no inglês esse termo também é usado. No entanto conforme sua escrita original, vinda do francês.

Pioneirismo: as vanguardas

Conforme vimos nesse texto, o significado de pioneiro é relacionado a tomada de atitudes para começar ciências e atividades que até então não eram praticadas. Sendo assim, devemos conhecer sobre o seguinte conceito: as vanguardas

As vanguardas são basicamente todos os movimentos que tinham como objetivo inovar em suas determinadas áreas. Com muita ousadia, foram capazes de quebrar paradigmas e regras que já datam de séculos, e que a sociedade não se via capaz de viver sem. Divididos entre sociais, políticos, artísticos e científicos, ou seja, de todas as áreas, foram responsáveis por muitos avanços em nossa sociedade. Alguns exemplos de vanguardas artísticas foram: cubismo, fauvismo, expressionismo, futurismo, dadaísmo.

Hoje em dia, são esses movimentos que permitem as pessoas se sentirem mais livres para questionar, perceber quando algo é problemático, e mais importante: agirem reivindicando uma solução. É fato que, sempre haverão condutas sociais, regras sob a arte, políticas falhas e teorias científicas desatualizadas para ser repensadas. No entanto, está na mão de cada um de nós acionar nosso poder pioneiro e e mudar esse cenário.

About the author

yasmin