Tecnologia

QR Code: o que é e como funciona esse código?

QR Code

Muito provavelmente você já viu um QR Code, mas talvez não tenha se dado conta ou tenha o interpretado apenas como uma caixinha preta com “rabiscos estranhos” em branco.

E se tivéssemos que apostar onde viu esse código, diríamos no metrô, enquanto trafegava pelo mar de carne e osso se dirigindo as plataformas lotadas e apertadas, dentro do vagão tentando se acomodar da melhor forma no espaço tomado por uma profusão de pessoas rumo ao mesmo destino, nos panfletos gratuitos na porta das estações.

Mas não é só no metrô onde é possível se deparar com QR Code. Na internet dá para flagrá-lo em determinados sites ou em razão de aplicativos que se valem da tecnologia para fazer sincronização entre PC e Smartphone. Até na TV, ainda que não seja tão usual, anúncios publicitários usam o recurso afim de comunicação mais eficiente com o seu público alvo. Mas sem dúvida o meio que mais se utiliza da tecnologia QR Code é o impresso, os jornais, as revistas, os banners publicitários, outdoors etc.

Mas o que é o QR Code? Quais são as suas aplicações e vantagens? Como utilizá-lo e como fazer um?

Tire todas essas dúvidas a respeito de QR Code a seguir.

Confira!

O que é o QR Code?

A explicação mais popular é de fato uma caixa preta exposta em algum impresso ou tela repleta de riscos brancos que não têm um padrão definido. Mas apesar da falta de padrão definido isso não é um problema, pois não é finalidade do QR Code fazer uma obra de arte ou se comunicar com as pessoas por meio de traços artísticos. Mas, sim, de apresentar um código, informações pré-estabelecidas que contenham uma mensagem ou link de direcionamento que só os aparelhos eletrônicos com a tecnologia de leitura desse código poderão exibir de forma compreensível para as pessoas.

Na verdade a forma mais certeira de se referir sobre o seu aspecto é de que se trata de uma caixa preta com um gráfico que contém informações pré-estabelecidas compatível com tecnologia específica para leitura.

Com os QRs Codes é possível transmitir informações para dispositivos móveis de forma ágil e sem complicações. É um recurso muito utilizado por meio impressos como forma de se aproveitar das benesses proporcionadas pela tecnologia móvel massificada e se manter mais próxima aos gostos e linguagens da geração educada pela cultura digital.

As informações que são possíveis de transmitir por meio de QR Code são, por exemplo, cupons de descontos, regulamentos de promoções, receitas de bolo, informações úteis em páginas web específicas, que de outro modo dificilmente seriam acessadas dada a dificuldade de se digitar endereços eletrônicos em celulares.

QR Code

Como utilizar a tecnologia QR Code?

Para fazer uso dessa tecnologia super prática e moderna basta ter um celular que contenha a tecnologia de leitura de QR Code. A maioria dos dispositivos modernos conta com esse recurso, mas caso não seja o caso do aparelho que utiliza atualmente, pode-se baixar aplicativos gratuitos para fazer a leitura.

Para ler um QR Code, não importa onde esteja exibido, em papel ou em tela, basta apontar a lente da câmera do celular, com o aplicativo aberto, para o código, enquadrá-lo de modo que se possa fazer o escâner do código e a consequente leitura das informações que contém, para que as informações encerradas no código possam ser exibidas na tela do Smartphone.

Locais de exposição do QR Code

Como dito anteriormente, o QR Code não se limita a exposição de anúncios dentro do metrô, inclusive a própria empresa estatal faz uso do código para passar informações relevantes aos usuários de seu sistema ferroviário, mas também em espaço digital.

O aplicativo de mensagens de texto e de voz instantânea, o Whatsapp, recorreu ao QR Code para tornar viável a versão do aplicativo na tela do computador ao promover a sincronização de celular e PC ao se apontar o Smartphone a versão web do Whatsapp onde se exibe um QR Code com informações pré-estabelecidas de sincronização. Ao terminar a leitura do código, todas as mensagens recebidas no celular passa a ser também exibidas na versão online, PC, do aplicativo.

Uma das grandes vantagens é o de poder escrever textos usando o teclado ou copiar links e textos para mandar como mensagem. Processo que facilitou mais ainda a troca de mensagens, informações instantâneas.

No Japão, é comum que anunciantes de TV exibam QR Codes em suas propagandas para que os telespectadores possam extrair informações mais detalhadas sobre determinado produto, serviço ou promoção, que de outro modo se exigiria mais tempo, portanto, dinheiro, e dificilmente manteria a atenção dos usuários por muito tempo.

QR Code

O mercado imobiliário também está sabendo fazer bom uso da tecnologia QR Code. Em seus anúncios espalhados por determinada região da cidade exibem QR Codes contendo vídeos promocionais de lançamentos imobiliários, por exemplo, e informações extras que somente os mais interessados terão acesso.

Comércio terciário como pizzarias já perceberam as vantagens do QR Code e como tende se popularizar conforme a expansão do alcance de Smartphones em todas as camadas sociais da sociedade. Por isso nos panfletos que distribuem já não é raro notar a presença de um QR Code e a partir dele solicitar um envio de uma pizza em poucos instantes.

O QR Code ainda tem aplicação útil no mundo corporativo. É possível implementá-lo em um cartão de visitas. Ou seja, aquelas informações que gostaria de passar ou dizer para um contato, mas não conseguiu, seja por intimidação ou por falta de tempo hábil para expô-las podem finalmente encontrarem o destinatário desejado, mesmo que se não ditas pessoalmente.

Basta colocar tais informações no QR Code no cartão que quando o sujeito, ou sujeita, estiverem relaxados na casinha deles e se perguntando o que raios pode haver no QR Code no cartão que receberam, uma vez que conheçam a tecnologia, o recurso tem potencial de auxiliá-lo no importante processo de comunicação.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós.

Leia mais de nossa sessão de tecnologia.