Tecnologia

YouTube: o que significa? O que é? Entenda aqui

O Youtube é uma plataforma desenvolvida para o envio de vídeos pelos usuários através da internet.

No Youtube os usuários podem gravar seus próprios vídeos e compartilha-los com outras pessoas.

O que significa?

O termo Youtube em inglês, onde “you” significa você, e “tube” significa “canal” ou “tubo”, que na gíria é usado para fazer referência a televisão.

O nome do site pode ser então traduzido para “seu canal”, ou outro significado semelhante.

Como surgiu?

No início dos anos 2000 o compartilhamento de vídeos na internet era algo extremamente lento e pouco intuitivo.

Essa dificuldade fez com que 3 três ex-funcionários do PayPal se juntassem para criar um sistema que tornasse o upload de vídeos muito mais fácil.

No dia 15 de fevereiro de 2005 o domínio youtube.com foi registrado, e a partir desse ponto o site passou a ser desenvolvido na cidade de San Bruno, na Califórnia.

A primeira prévia do site foi oferecida ao público em maio de 2005, meses antes de seu lançamento oficial.

Compra pelo Google

O final de 2006 foi especial tanto para o Youtube quanto para o Google.

No mês de outubro foi anunciada oficialmente a compra do Youtube pelo Google, em uma negociação no valor de 1,65 bilhão de dólares em ações. Mas nem tudo foi tão simples nesse processo.

Com o crescimento no número de usuários e vídeos compartilhados dentro do site, o Youtube passou a enfrentar problemas relativos a direitos autorais, o que fez com que a negociação com o Google demorasse mais que o previsto para ser concluída.

Somente depois de apresentar acordos com diversas empresas de comunicação para evitar processos referentes a infração de direitos autorias é que a negociação pode ser concluída.

Em novembro de 2006 o negócio foi fechado, sendo até então a segunda maior aquisição feita pelo Google.

Com a aquisição da plataforma de vídeos o Google enxergou uma forma de melhorar seu sistema de anúncios, grande fonte de recursos da empresa, mas apesar de todo o potencial da plataforma, até 2010 o site ainda não era lucrativo, segundo informações divulgadas pelo próprio Google.

Com o passar dos anos a empresa sempre esteve buscando maneiras de viabilizar economicamente o site, o que fez com que anúncios curtos começassem a ser exibidos antes do início da reprodução dos vídeos.

O aumento no número de anúncios exibidos fez com que o site recebesse muitas críticas de seus usuários, que afirmavam que o Youtube estava seguindo os passos da televisão.

Atualmente são exibidos anúncios antes e durante a reprodução dos vídeos, principalmente vídeos com milhões de visualizações, que podem exibir 4 ou 5 anúncios durante uma única reprodução.

Apesar de hoje o site reinar absoluto no mercado de compartilhamento de vídeos na internet, isso faz com que concorrentes comecem a ganhar mais espaço, recebendo os usuários descontentes que não enxergam mais as vantagens de utilizar o Youtube que fizeram com que ele crescesse tanto desde seu lançamento.

Como funciona?

O surgimento do Youtube ocorreu em uma época em que o compartilhamento de vídeos era algo bastante difícil de ser realizado.

O funcionamento do site é bastante simples e em poucos minutos qualquer usuário pode criar seu canal e disponibilizar um vídeo, que pode ser gravado com uma simples câmera ou até mesmo com o próprio telefone celular.

Para isso basta criar uma conta em poucos minutos através do preenchimento de um cadastro simples.

Rapidamente o usuário consegue fazer o upload de seus vídeos e disponibilizá-los para compartilhar com seus conhecidos, e quem sabe se tornar uma nova celebridade.

Motivo do sucesso do YouTube

A ideia por trás do site é basicamente a mesma da televisão, com a existência de diversos canais diferentes com temas bastante diversificados. A diferença para a televisão como conhecemos é que os canais são produzidos pelos próprios usuários.

A possibilidade de qualquer pessoa criar seu próprio canal de vídeos mudou consideravelmente a relação que as pessoas tinham até então com a televisão.

Enquanto na televisão convencional as opções de conteúdo ficam restritas ao que as emissoras definem como conteúdo bom, no Youtube é o usuário que decide o que ele quer assistir.

A flexibilidade que o Youtube proporciona para seus usuários em comparação a televisão é outro fator determinante para o sucesso da plataforma. O site possibilita que as pessoas possam assistir seus canais favoritos na hora em que for mais conveniente.

Diferente das grades de programação da televisão, que tem os horários de exibição de seus programas previamente determinados, o que faz com que pessoas acabem perdendo seus programas favoritos.

A possibilidade de assistir vídeos sem as interrupções dos intervalos comerciais foi outro fator que contribuiu para o crescimento do Youtube. No início do serviço não existiam anúncios na plataforma, e

Como o conteúdo do Youtube fica disponível por tempo indeterminado as pessoas podem acessar seus vídeos e canais favoritos sempre que desejarem, o que permite que elas possam rever seus conteúdos preferidos quantas vezes quiserem.

Esses fatores somados fizeram e ainda fazem com que o Youtube seja responsável por uma verdadeira revolução dos meios de comunicação, onde a criatividade é estimulada e não encontra barreiras para que possa ser expressada das mais diferentes maneiras.

Canais mais famosos do Youtube

Com a possibilidade de qualquer pessoa criar seus próprios vídeos e compartilha-los com outras pessoas de todos os cantos do mundo alguns desses usuários alcançaram o status de verdadeiras celebridades, e seus canais alcançam milhões de visualizações.

Confira abaixo uma lista dos canais mais visualizados no site em todo o mundo:

  • T-Series;
  • WWE;
  • Ryan Toys Review;
  • Netd müzik;
  • SET India.

O Brasil também tem seus canais que recebem milhões de visualizações de seus vídeos:

  • KondZilla;
  • Galinha Pintadinha;
  • GR6 EXPLODE;
  • Turma da Mônica;
  • rezendeevil.

Conclusão

O lançamento do Youtube, e depois sua aquisição pelo Google, causaram uma verdadeira revolução na forma como o conteúdo em vídeo era criado e distribuído, tornando o formato extremamente democrático e acessível.

Não são poucos os usuários que substituíram totalmente a televisão pelo site de vídeos devido a sua flexibilidade, variedade e qualidade dos conteúdos disponíveis, fazendo com que grandes empresas de comunicação como emissoras de televisão precisassem se adaptar a essa nova realidade, utilizando o Youtube a seu favor.