Língua Portuguesa

Tilt: significado, tradução e usos principais

Mesmo tendo uma relação de certo parentesco com a trágica expressão game over, o vocábulo tilt pode apresentar diferentes significados e uma origem interessante e bem curiosa para boa parte daquela geração que adorava jogar fliperama. Se você faz parte dessa turma, ou quer apenas ampliar sua cultura e conhecimento geral, venha conferir nosso artigo sobre o termo tilt.

Deu “tilt”

Uma palavra de origem na língua inglesa, tilt é um termo que exprime o significado de “inclinar”. Mas, dentro de universo popular, a palavra tem relação com os antigos jogos de fliperama, ou pinball, que costumavam indicar ao jogador que a mesa do jogo fora inclinada. Como resultado do alerta, ele teria que achar uma forma de quebrar as regras e continuar com sua partida.

Veja também – Pragmático

A partir daí, na década de 1930, houve o surgimento de uma nova geração de máquinas, já prontas para essa técnica de jogo: inclinar e balançar a mesa de jogo para controlar fisicamente a bola da vez e manter-se sempre vivo durante a jogada, evitando perdas.

Mas a alegria durou pouco. Por que, depois de alguns anos, fabricantes desses jogos criaram um mecanismo chamado de tilt para bloquear o curso da partida e evitar que todos os jogadores usassem o recurso de inclinar e chacoalhar a mesa. Assim, o termo tilt garantiu outro dos seus significados: travar.

Apenas por curiosidade, pelo Brasil a palavra tilt costuma até ser usada como uma gíria para dizer que alguém está louco, insano. Confira abaixo alguns exemplos simples empregados em nosso dia-a-dia.

  • Deu tilt na Vanessa assim que ela recebeu do chefe a notícia de que estava desempregada;
  • Quando vi que meu time perdeu o pênalti, me deu tilt;
  • Foi tanta traição, que ela acabou entrando em tilt.

Ou seja, “dar tilt” e “entrar em tilt” (e as demais variações criativas) também podem ter o mesmo significado de:

  • Enlouquecer;
  • Surtar;
  • Ficar doido;
  • Pirou.

tilt

Demais empregos do termo “tilt”

Além dos significados para emprego popular e em ditados regionais, o vocábulo também apresenta fins técnicos e específicos. Confira abaixo alguns exemplos que vão desde fotografia até a medicina.

Tilt shift

Sabia que esta é uma técnica muito usada em fotografias e vídeos? Esse processo consiste na produção de uma miniatura especial para que uma foto fique semelhante a fotografia de determinada maquete. Para conseguir esse efeito tilt shift, são usados kits de lentes especiais e até mesmo os recursos de programas de editoração gráfica, como o Photoshop, para ajudar no resultado final.

Full tilt

Usada em áreas da psicologia, empresarial e até esportiva, a expressão inglesa full tilt costuma ser empregada para designar aquela pessoa que está no auge ou até mesmo acima dos limites das suas capacidades, podendo ser em relação à sua determinação, inteligência, velocidade e potencialidade.

Movimento tilt

Empregada também na dança moderna, o vocábulo “tilt” é conhecido como um movimento corporal de inclinação em que o tronco faz um giro em seu próprio eixo. Mesmo sendo realizado junto com a cabeça, ele não ocasiona tensão nos membros superiores.

Exame Tilt

Na área da medicina, um exame tilt também pode ser conhecido por tilt test, ou teste de inclinação. Ele é feito para a análise e controle das variações do ritmo cardíaco de pacientes e de sua pressão arterial. Através desses exames, ainda pode-se detectar as causas de diversos sintomas, como tonturas e desmaios, facilitando diagnósticos e adequando os melhores tratamentos.

Tilt down

Expressão com o significado de “inclinar-se para baixo”, o tilt down é um recurso eletrônico instalado em vários modelos modernos de veículos. Seu principal objetivo é ser um sistema auxiliar para as manobras de marcha à ré.

Assim, com a detecção de que um condutor tem a intenção de estacionar, ele assiste todo os movimentos e faz a inclinação para baixo dos retrovisores, guiando o motorista pela presença de uma visão panorâmica da área traseira.

O “tilt” nos computadores

Além do emprego no universo dos jogos e fliperamas, o termo “tilt” também chegou à era dos modernos computadores pessoais. Isso porque, já na era da informática e como ocorria nas primeiras máquinas de pinball, esse travamento do mecanismo passou a ser usado para as panes e terríveis “paus” que congelam os sistemas operacionais de hoje, como Windows e até mesmo o Ubuntu. E, claro, essa associação caiu no gosto popular e a expressão “deu tilt” (ou “deu pau) passou dos primeiros sistemas eletrônicos para os mais avançados.

tilt

A técnica do “tilt” nos jogos

Aqui está a grande origem do termo tilt. Você pode traduzir o termo como inclinação e, mesmo podendo significar “travamento”, conforme você já aprendeu, ele veio daquelas antigas máquinas de fliperama: o famoso pinball.

Você também já aprendeu um pouco sobre suas origens, mas vale detalhar que esse recurso do tilt surgiu da necessidade do jogador em intervir na trajetória de cada bola em jogo. Para isso, era preciso dar aquela “chacoalhada” na mesa do jogo.

Embora o grande barato mesmo era ficar bem entusiasmado com o passatempo e caprichar no “tranco”, alterando a jogabilidade usual e deixando o jogo à beira de uma bela travada.

Claro que o sistema poderia penalizar uma atitude quase que antidesportiva, graças às máquinas de fliperama que apresentavam sensores para detectar excessos e chegavam até a tolerar ânimos e intensidades maiores de certos praticantes.

Dessa forma, caso o “chega para lá” fosse aplicado com muita força e fosse ultrapassado os limites definidos pelo programador do jogo, todos os comandos eram inutilizados e, como grande diversão e marca registrada da época, surgia a palavra “tilt” em letras garrafais na tela.

Enfim, para fechar a história e você compreender nosso artigo de ponta a ponta, a palavra inglesa “tilt” pode ser traduzida por “inclinação”. Para melhor fixação, basta você se lembrar de uma máquina de fliperama dizendo a um jogador frases como:

  • Cara, cuidado comigo ou vou travar os controles;
  • Opa, você está me inclinando demais;
  • Pega leve e pare de me inclinar;
  • Se você exagerar, vou derrubar essa bola.

Mesmo que para muitos leitores mais novos o vocábulo seja o sinônimo de “pau” e “travou” nos computadores, foi com a época dos flippers que o termo nos ajudou a compreender seu significado e como podemos empregá-lo, seja para aparelhos, consoles diversos e até mesmo esses dispositivos.

About the author

yasmin