Medicina

O que são os sonhos? Como acontecem?

Sonhos

Os sonhos estão presentes nas noites de uma grande parte das pessoas. Entender como funciona esse fenômeno é o que leva muitos estudiosos a fazerem diversas pesquisas. Mas, será que todas as pessoas sonham? Será que sonhamos a noite toda e como eles surgem? A seguir você vai entender como é esse universo onírico surge e o que você precisa fazer para que eles aconteçam.

Há muitos séculos, os sonhos causam fascínio em quem quer desvendar esse mistério da psique humana. Mistérios e perguntas ainda existem quando o tema é esse. Existem, hoje em dia diferentes significados nas religiões, filosofias e ciência para eles.

De uma maneira ou de outra, você acreditando ou não, nós sonhamos! Algumas pessoas conseguem se lembrar deles depois que acordam, outras encontram um pouco mais de dificuldades.

Os símbolos, objetos e até cenários não são exclusivos de uma pessoa apenas, pois acredite, mais pessoas estão tendo sonhos no mesmo tempo que você, com os mesmos símbolos e cenário. A isso chamamos de inconsciente coletivo, ou seja, existem alguns elementos que possuem o mesmo significado no mundo todo.

Todas as pessoas sonham?

Todas as pessoas em condições normais sonham!

Os sonhos só não existem em pessoas que estejam tomando alguma medicação que pode prejudicar a fase REM do sono ou que possuam alguma doença orgânica que prejudique principalmente o sistema nervoso.

Geralmente, sonhamos de 4 a 6 vezes por noite, mas é preciso deixar claro que eles só acontecem quando o cérebro vivencia a fase REM.

Nem todas as pessoas lembram dos sonhos que tiveram ao longo da noite, isso acontece porque o cérebro armazena os sonhos em diferentes áreas a cada vez que o ser humano sonha.

Então, não se assuste, caso não se lembre dos seus sonhos. Não é só você!

O que são os sonhos?

Quando sonhamos, o que acontece no cérebro?

Apesar das centenas teorias místicas a respeito dos sonhos, ele é um processo fisiológico do organismo e a ciência consegue explicar de maneira clara o que acontece no cérebro durante essa experiência.

O corpo quando está entrando no processo de relaxamento, ocorre um desligamento de toda a percepção do ambiente em volta. Essa redução da atividade cerebral é totalmente progressiva.

Nesse momento de pegar no sono, existe uma conexão com todas as atividades cognitivas presentes no cérebro. Diversas funções neste momento se ativam como a memória, criatividade e lembrança.

Para você entender melhor, o cérebro fecha as entradas para percepções exteriores e desperta para as atividades mentais internas.

Existe uma fase no cérebro chamada de fase REM, é nesta fase que os sonhos acontecem. Entenda a seguir o que é isso e como acontece.

O que é a fase REM e a sua importância?

É na fase REM que acontece os sonhos nos cérebros dos mamíferos, por enquanto, as pesquisas e estudos a respeito só avançaram em relação ao cérebro dos humanos.

Esta fase indica que o corpo está em estado de repouso, porém a mente está em estado de alerta, ativo e de vigília. A paralisia do corpo é necessária para que ele não tenha condições de realizar todas as ações que a mente quer fazer.

Aproximadamente 2 horas depois é que o corpo atinge o estado de relaxamento profundo e ocorre então o desligamento de todos os estímulos musculares.

É normal, por exemplo, você olhar uma pessoa dormindo nessa fase e você perceber que os olhos dela estão se mexendo rapidamente.

O que são os pesadelos e como evita-los?

Pelo menos uma vez na sua vida, você já deve ter tido algum pesadelo. Eles nada mais são do que sonhos carregados de sentimentos negativos.

Situações traumáticas podem desencadear situações de pesadelo nas pessoas e isso pode ser muito desagradável.

Não existem métodos que garantem uma eficácia de 100% para os pesadelos, mas de repente, trabalhar as emoções vividas no dia a dia pode contribuir para que eles diminuam.

Nossa psique está ligada como todos os sistemas do corpo humano, então os pesadelos costumam surgir quando a pessoa está por exemplo com algumas emoções abaladas, doenças com surgimento de febre, sob o efeito do álcool, situações de apneia entre outras.

Alguns especialistas dão algumas dicas que podem ajudar a ter uma noite de sono mais agradável como por exemplo, ingerir alimentos mais leves, pensar em coisas mais positivas, não praticar atividades físicas muito intensas antes de dormir, entre outras.

Uma das causas que podem contribuir para que a pessoa tenha pesadelos é a apneia.

O que são os sonhos?

Os 4 sonhos mais comuns

Existem alguns sonhos que são muito comuns entre as pessoas, abaixo listamos os mais relatados e o que eles podem significar para que está sonhando.

1 – Sonhar com dentes caindo

Esse é um dos sonhos mais clássicos que existem e na maioria das interpretações eles não significam coisa boa. De acordo com alguns especialistas nesse assunto, esse tipo de símbolo onírico tem a ver com a morte.

Algumas linhas de pensamento, acreditam que o dente cair pode significar confiança e poder. Ou seja, a pessoa que está sonhando precisa melhorar seus aspectos diante da vida e não perder a sua confiança e poder.

2 – Andar na rua pelado

Muitas pessoas sonham que estão andando na rua sem roupas. Em unanimidade, os especialistas acreditam que este tipo de sonho está ligado com a ansiedade de quem está sonhando.

Quem está começando algo novo na vida, costumam ter esse tipo de sonho com mais frequência. Um novo emprego, uma nova faculdade por exemplo, podem desencadear sentimentos de ansiedade.

Portanto, o melhor tratamento para esse caso pode ser o controle da ansiedade.

3 – Sonhos com traição

Estes tipos de sonhos não significam exatamente que a sua ou seu companheiro vão te trair. Na maior parte dos casos, sonhar com traição significa que a pessoa com que você está se relacionando pode estar dando mais atenção a alguma atividade que não inclui você.

4 – Sonhar que está voando

Os mais velhos devem ter ouvido que sonhar que está caindo significa que está crescendo, principalmente se você for uma criança. Mas, não é bem assim!

Alguns especialistas acreditam que esse tipo de sonho pede que você tenha uma atitude mais desapegada de alguma situação que vem vivendo.