Educação Geral História Política

Liberalismo: o que é, conceito e definição. Saiba mais!

O que é liberalismo

Liberalismo é o nome dado a uma teoria politica, social ou doutrina embasada na defesa da liberdade individual, intelectual, econômica e religiosa contra as ações coercitivas do Estado.

De acordo com essa corrente, todas as pessoas precisam ter direitos iguais para que haja uma livre concorrência mercantil.

Veja também – Quem é Pikachu? Significado e características

Sendo assim, os governos que adotam essa doutrina, devem incentivar a liberdade individual e evitar quaisquer interferências do estado para que, dessa forma, haja mais igualdade e justiça para com os cidadãos em todos os sentidos, inclusive, mas não somente, na distribuição de recursos públicos.

Em resumo, por essa teoria politica não aceitar nenhum tipo de hierarquização social, as pessoas se tornam iguais e livres para viverem em favor de suas próprias necessidades perante o Estado.

Essa corrente ideológica surgiu com as revoluções burguesas da Europa e com o iluminismo na França, justamente porque nessas épocas as pessoas já estavam cansadas e queriam o fim da monarquia e de seu controle social.

Logo após ser instaurado, a teoria liberal exigia a não atuação do Estado e a ampla e livre concorrência na área mercantil. Além disso, exigia ainda a liberdade ideológica, religiosa, de pensamente, etc.

Porém, apesar de tanta manifestação por direitos iguais, a sociedade continuava tomando o caminho inverso e se tornando cada vez mais desigual e, junto a essa desigualdade, começaram a surgir diversos problemas que ocasionaram a Primeira Guerra Mundial, tais como: destruição social, problemas econômicos e problemas políticos.

Por fim, o socialismo e o comunismo foram os responsáveis por destruir o que ainda restava da corrente liberalista.

Características do liberalismo

Apesar de o liberalismo apresentar várias vertentes, todas começaram com um ponto em comum: o que de fato é liberalismo. Confira:

  • Valorização das leis
  • Liberdade ideologia, religiosa e de pensamento
  • Tolerância aos pensamentos contrários
  • Livre e ampla concorrência de mercado
  • Individualismo
  • Valorização do mercado
  • Diminuição de barreiras e medidas econômicas e restritivas
  • Imposição da lei de oferta e procura (Quanto mais produto disponível, menor deve ser o preço)

Liberalismo econômico

Liberalismo econômico tem a ver com defender a liberdade da ação produtiva. Ou seja, a economia ser livre de interferências do Estado e, dessa forma, o mercado der controlado e ter as decisões econômicas tomadas por ele mesmo.

Liberalismo político

O liberalismo político reivindicava a não interferência do poder do estado perante a alguns direitos fundamentais como o direito à liberdade, a pensamentos, à vida, à felicidade, etc.

Liberalismo social

O liberalismo social defende que o Estado tem o dever de proporcionar a todas as pessoas, e não somente a um grupo seleto, oportunidades iguais ao acesso à saúde, à educação, etc.

Sendo assim, o seu grande objetivo é lutar contra a opressão do Estado e, dessa forma, defender a liberdade e os direitos humanos.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica