Geral

Quem é Pikachu? Significado e características

Fãs de jogos de todo o mundo, o amado Pikachu chegou ao nosso artigo para mostrar toda a sua importância na cultura Pop e deixar você ainda mais perto dessa febre pelos inúmeros amigos fictícios que tanto mexem com os nossos sonhos.

Sim, muito querido desde a década de 1990, aquele ratinho amarelo com as bochechas avermelhadas conhecido por Pikachu não só conquistou o mundo todo e criou amizades, como acabou por se tornar um dos personagens mais conhecidos e grande ícone em todo o mundo.

Desde sua presença em mangás, anime, jogos e brinquedos até aparições em ações de mídia e marketing, o famoso Pikachu é sempre um destaque à parte. Quer saber mais sobre ele e ler um artigo com suas principais habilidades, características e a famosa trajetória?

É só acompanhar nosso artigo e ver como sua presença se tornou popular mundo afora e como sua escolha como mascote foi ideal para ser a imagem oficial de uma das maiores franquias internacionais.

O carisma

Isso é indiscutível! Não existe outro Pokémon que seja mais adorado, popular e querido quanto o astro desta matéria. Pois esse monstrinho de cor amarela é tão famoso que virou um dos maiores símbolos da cultura pop atual.

Sabe de onde vem todo esse carisma? Saiba que o Pikachu é um Pokémon pertencente à primeira leva dos famosos e queridos monstros. Como figura marcante, ele tem orelhas pontudas, é amarelo e tem um rabo na forma de um raio.

Mas a característica física que realmente marca a todos são suas bochechas avermelhadas e que transmitem eletricidade. Além do mais, seu habitat são as áreas como campos e florestas, embora alguns vivam em locais com muita eletricidade, como as usinas de energia.

E a maior curiosidade talvez seja a origem de seu nome. De acordo com um dos produtores (e fora de dicionários), Pikachu é uma simples combinação de dois termos japoneses: “pika” (ou som relacionado à faísca elétrica) e “chu”, onomatopeia relacionada ao ruído dos ratos.

Pikachu

A escolha da Nintendo

Sim, ele foi a escolha número um da empresa. E como você precisa saber, o Pikachu foi o primeiro Pokémon elétrico criado e teve a intenção de passar a ideia de eletricidade.

Sendo a figura mais popular de sua turma, ele acabou virando ícone da cultura japonesa e, por isso, ganhou o posto de mascote oficial da marca mundial de jogos Nintendo.

Mas, no começo, saiba que foram escolhidos Clefairy e Pikachu como protagonistas de promoção da marca. Mesmo assim, o Pikachu acabou sendo escolhido como o grande mascote, fazendo com que sua imagem fosse reconhecida justamente pela apresentação mais voltada pelo seu lado pet, confiável e amigável para a garotada.

Conquistando tanto quanto meninos quanto as meninas, seu tom amarelado era perfeito para chamar a atenção e garantir ainda seu reconhecimento. Dito e feito. Nosso querido Pikachu ganhou popularidade e muita notoriedade, se tornando símbolo do que estava por vir: a febre dos Pokémon.

A febre Pokémon

A primeira e triunfante aparição do Pikachu ocorreu em jogos com estreias em 1996, os icônicos “Pokémon Red” e “Green”. Com a grande popularidade e participando de versões melhoradas, o eterno Pikachu chagou a aparecer em vários outros jogos.

Mas isso tudo não foi suficiente para que sua aparição em jogos alternativos e opções diversas fosse providencial. Com a interação do jogador e comandos de voz, o Pikachu virou febre em diversas plataformas e protagonista maior na vida de muitos gamers pelo mundo e, inclusive, chegou a dar as caras até mesmo na franquia do “Super Smash Bros”.

Pikachu, um esquilo?

Com uma franquia que já dura cerca de vinte e dois anos desde seu lançamento, quase todo fã do Pikachu o conhece como um rato que carrega eletricidade. Mas, conforme analisamos pela web, ele tem suas origens baseadas num esquilo.

Isso porque, numa entrevista para a mídia japonesa, um dos desenvolvedores que pertence à criação da série de jogos originais falou sobre sua origem e revelou as origens do Pikachu e seu trajeto até a versão atual.

Isso porque uma das suas ilustradoras, encarregada da criação de seu design, o tal do monstrinho lindo tinha que preencher os seguintes requisitos básicos:

  • Apresentar dois estágios evolucionários;
  • Ser elétrico.

Assim, ela fez uma ilustração parecida com o doce japonês “daifuku”, que era alongado e tinha orelhas. Mas as melhorias seguiram adiante, pois ele precisava ser mais fofo, o que deu à profissional a ideia de se basear num esquilo.

Mesmo com essas premissas, o comandante da empresa rotulou o amado de Pikachu de rato, como o termo que está mantido até hoje nos jogos da marca.

Pikachu

Você sabia?

Listamos algumas curiosidades para os fãs do Pikachu que acham que sabem tudo sobre ele. Afinal, você sabia?

A lavagem cerebral do Pikachu

O que parece é que sempre há uma forma de lavagem cerebral no nosso querido Pikachu, como uma das táticas dos vilões para derrotá-lo.

Os impostores

Sabia que, com a chegada de alguns jogos, fomos introduzidos alguns personagens com um visual que lembra muito o de um Pikachu, embora tenham a imagem meio que demoníaca.

O medo das Pokébolas

Você já se perguntou por que o nosso Pikachu sempre nunca anda dentro de uma pokébola, mas sim anda ao lado do companheiro Ash? Isso porque ele tem medo dos círculos claustrofóbicos.

Não sabemos o motivo correto pela fobia, mas é possível notar essa doença em diversos momentos de sua presença em alguns episódios.

O passado desconhecido

Mesmo em séries de anime quanto nos jogos, ao mesmo tempo do nosso astro Pikachu, fica difícil não pensar nas origens da série Pokémon. Para os mais fanáticos e que seguem a saga desde suas origens, saiba que o Ash não chega a capturar o Pikachu.

Assim, ainda no início, esse Pokémon era bem relutante em relação ao. Isso pode ser porque o treinador antigo não fosse ou tivesse passado por momentos ruins. A dúvida está no ar, pois seu passado ainda levanta muitas questões e deixa essa paixão ainda mais fervorosa.

About the author

yasmin