Expressões em inglês Geral

Lockdown é uma expressão em inglês que significa confinamento. Entenda!

O que significa lockdown

Lockdown é um termo em inglês que significa confinamento, se traduzido para português. No entanto, essa expressão é mais utilizada para descrever um ‘fechamento total ‘ ou para descrever uma forma mais rigorosa de isolamento social

Em casos em que ocorre a lockdown, vias são interditadas, regiões e divisas são fechadas, comércios (considerados não essenciais), escolas e empresas são impedidas de prosseguir com atividades corriqueiras, tudo para impedir deslocamentos desnecessários.

Veja também – Quem é Pikachu? Significado e características

Apesar de parecer extremamente radical, esse tipo de atitude é tomada depois de muito estudo para impedir a proliferação de doenças, por exemplo.

Esse tipo de medida que foi tomada por países como Alemanha, China, Itália e Espanha durante a pandemia do novo coronavírus, é decidida de acordo com cada governante de cada estado e países. Ou seja, não há um padrão de obrigatoriedade a ser seguido, já que cada governante tem a obrigação de saber o que é necessário para a segurança do seu estado ou nação.

Em outras palavras, durante esse período de fechamento total, todo tipo de circulação e/ou contato social fica proibido de acontecer, com exceção, é claro, da circulação de atividades essenciais, tais como: compra e venda de alimentos, circulação de bombeiros, ambulâncias, policiais, etc.

Nos países mencionados, inclusive em vários outros que também adotaram essa espécie de isolamento total, a pena estipulada para quem descumprir as medidas impostas podem variar de grandes multas a até mesmo sanções penais.

No Brasil, ainda durante a pandemia do Covid-19, alguns estados decretaram lockdown em diversas cidades que não estavam obedecendo a ações mais brandas de isolamento social. Sendo assim, nesses estados, a pena para quem descumprir o decreto é o cumprimento de medidas socioeducativas, mas punições mais rigorosas começarão a ser aplicadas em breve.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica