Educação Geral

O que é uma sociedade? Conceito e definição da palavra. Confira!

Qual é o conceito de sociedade?

De acordo com as palavras do dicionário, e literalmente falando, sociedade é um substantivo feminino que diz respeito à um agrupamento de seres que convivem em estado gregário e em colaboração mútua, ou então, um grupo humano que habita em certo período de tempo e espaço, seguindo um padrão comum; coletividade.

Em outras palavras, sociedade significa um conjunto de seres que convivem de forma organizada.

A palavra é original do Latim societas, que quer dizer “associação amistosa com outros”.

Os estudos responsáveis pela formação e existência das sociedades competem à Sociologia e Antropologia.

Quais são as características de uma sociedade?

Partindo do pressuposto que o conceito de sociedade é um grupo de pessoas que convivem entre si seguindo um padrão em comum, seja ele cultural ou legal, ou seja, qualquer coletivo de cidadãos de um país, que são sujeitos à mesma autoridade política, às mesmas leis e normas de conduta, organizados socialmente e governados por entidades que zelam pelo bem-estar desse grupo.

A principal característica da sociedade, então, é a partilha de interesses entre os membros e as preocupação mútuas direcionadas a um objetivo comum.

É impostante lembrar que os membros que compõem esse agrupamento, podem ser de grupos étnicos distintos. Também podem pertencer a diferentes níveis ou classes sociais.

O que é a vida em sociedade?

A vida em sociedade diz respeito à forma a qual os seres humanos vivem e interagem no espaço físico denominado por sociedade. Para viver bem em conjunto, as pessoas devem seguir normas éticas básicas, pois por meio da ética as pessoas podem construir um conjunto de valores morais para serem bem sucedidos na vida em coletivo.

Veja também – O que é e como fazer uma dissertação? Conceito, tipos e exemplos

Outros significados

Partindo para outros âmbitos, o termo ainda pode ser aplicado em outros contextos, como por exemplo, pode se referir a um sistema institucional formado por sócios que participam no capital de uma empresa, por exemplo, sociedade anônima, civil, por cotas, entre outras. Nessa perspectiva de negócios, uma sociedade é um contrato que duas ou mais pessoas se obrigam e concordam em contribuir com bens ou serviços para o exercício em comum de certa atividade econômica, a fim de repartirem os lucros resultantes dessa atividade.

Sociedade sinônimos

  • Assembléia
  • Comunhão
  • Clube
  • Colaboração
  • Associação
  • Irmandade

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice