Expressões em inglês Geral

Networking: O que é e qual a importância? Confira 6 dicas para pôr em prática

Networking é um termo inglês que significa o ato de se conectar com algo ou com alguém, a capacidade de formar uma rede de contatos. Também é considerado como uma nova forma de fazer negócios.

Na área profissional, um bom networking traz inúmeras vantagens, visto que é um sistema de troca de informações e serviços entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum. Estes indivíduos variam e vão desde familiares, amigos da faculdade, até colegas de trabalho, o importante é ter uma ampla rede de contatos.

Veja também – Significado de lounge

O networking é uma ferramenta que provém do marketing pessoal, a qual depende da aptidão social de alguém. Sendo assim, para estabelecer uma rede de contatos, é preciso ser eficiente no âmbito dos relacionamentos interpessoais.

Para que serve o networking?

O networking é uma ferramenta eficiente para ampliar as oportunidades pessoais e profissionais. Com uma extensa rede de contatos, com pessoas variadas e de variados ramos, é possível oferecer e conseguir ajuda a qualquer momento, e além disso, experimentar diferentes oportunidades e estabelecer alianças que possam engrandecer os dois lados.

Um exemplo de situação onde um bom networking pode trazer vantagens é em uma entrevista de emprego. Geralmente, quando a pessoa a ser entrevistada foi referência de alguém que já trabalha lá dentro, as chances de se conseguir a vaga são ainda maiores.

Lembre-se, o networking não é uma relação unilateral, para ser efetivo, é preciso que haja reciprocidade, isto é, o benefício deve ser mútuo.

Saindo do âmbito profissional, um bom networking também pode te ajudar a se livrar de problemas corriqueiros do dia a dia, afinal quando se conhece alguém que entenda do assunto, resolver fica ainda mais fácil. Ou seja, é ainda mais fácil obter ajuda quando se estabelece uma relação com diversas pessoas.

Como fazer o networking?

Como já citado, é preciso dominar a comunicação, e saber se relacionar com as pessoas. Além disso, o networking é feito durante toda a vida de uma pessoa, não se trata apenas de conseguir novos contatos, ou seja, todo o acúmulo de pessoas que você conheceu até certo ponto, e que você pode contar com elas de certa forma é válido.

Mas para um networking eficiente, primeiro é preciso lembrar que se trata de um método de trocas, por isso, é fundamental que além de buscar oportunidades e benefícios, você demonstre também o que pode oferecer de positivo aos seus contatos.

E, para isso,  é importante conhecer a fundo todos as pessoas, sendo eles os seus possíveis parceiros, concorrentes ou empregadores, e também identificar suas necessidades e interesses e entender de qual maneira vocês podem se ajudar.

Veja também – O que é rapport? Significado e como criar

6 dicas para um bom networking

  •  1. Acumule seus contatos durante a vida. Saiba manter os contatos com as pessoas que você julga que possam acrescentar tanto na sua vida pessoal, quanto profissional;
  • 2. Mantenha as redes sociais atualizadas com todas as informações pessoais e profissionais necessárias;
  • 3. Tenha histórias em comum com as pessoas que você conhecer. Para apertar os laços, é sempre bom se identificar com quem você está falando, e permitir que ela se identifique também;
  • 4. Lembre-se sempre do interesse mútuo, portanto ofereça benefícios que você também os receberá;
  • 5. Não procure sua rede de contatos somente quando precisa de algo, isso passa uma imagem de que você é uma pessoa interesseira. Para evitar isso, mantenha o contato, estabeleça uma relação de amizade com as pessoas;
  • 6. Demonstre interesse pelo trabalho dos outros, seja um bom ouvinte e faça perguntas que mostre que você realmente está atento e interessado;

Qual a diferença de network e networking?

As palavras se referem ao mesmo assunto, mas há uma diferença. Network é o termo que está mais ligado ao substantivo, sendo assim, à “rede de contatos”. Já o networking está ligado ao ato de ampliar e estabelecer essa rede de contatos.

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice