Expressões em inglês

Freelancer: O que é? Como funciona seu trabalho? Entenda!

Freelancer é um termo em inglês usado para identificar profissionais independentes que trabalham de maneira informal, ou, em outras palavras, que se auto emprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma autônoma.

A expressão é comumente falada no português como freela, ou somente frila, mas a sua tradução literal é  “lanceiro livre”, que deriva dos cavaleiros medievais mercenários, que se colocavam a serviço dos nobres que lhes pagassem mais para guerrear.

O mercado que mais favorece os freelancers é o digital. É uma excelente opção para os profissionais que enfrentam dificuldades para encontrar um emprego ou que querem se recolocar no mercado, seja por conta da crise ou por um desejo de mudar de área.

Contudo, não existem freelancers apenas em áreas digitais. Com a popularização dessa nova técnica de trabalho, ficou ainda mais comum encontrar profissionais autônomos em diversas áreas, como por exemplo entregadores de comida e motoristas de carro.

Veja também – Exoneração: O que é, conceito e definições. Saiba mais!

Como é o trabalho de um freelancer?

Por ser um trabalhador autônomo, sem nenhum vínculo formal com qualquer empresa, este pode executar seus trabalhos até mesmo de casa, e ser remunerado por isso. Por esses motivos, um trabalhador autônomo não tem um expediente fixo. Como exemplo também podemos citar um motorista de aplicativo, ele, em algum momento do dia, presta serviço para um empresa, e é remunerado por isso, mas as viagens e o horário em que ele as fará são de sua decisão.

Parece ser muito simples trabalhar informalmente, não é? Não ter um chefe te impondo ordens o tempo inteiro, e poder trabalhar no horário que bem entender. Pois é, mas importante manter a disciplina para obter sucesso nesses serviços, afinal a única diferença de um trabalho formal são os horários e as exigências.

Como achar um freelancer?

Na internet, existem diversos sites onde trabalhadores autônomos de diversas áreas se cadastram e podem ser encontrados.

Estes são alguns:

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice