Geral Expressões em inglês

Checklist: definição e alguns exemplos

Checklist é um termo inglês, originado da junção das palavras check (verificar) e list (lista), usado para se referir à uma lista de afazeres, ou, traduzindo da maneira mais literal, uma lista de checagem ou lista de verificações.

Para que serve uma checklist?

Como o nome já diz, é uma lista de itens a serem verificados. Ou seja, a finalidade de uma checklist é assegurar a organização quanto aos procedimentos em meios de trabalho ou até mesmo na vida pessoal.

Veja também – Significado de SWOT

A checklist é de suma importância para quem gosta de manter tudo sob controle, e cumprir todas as etapas em ordem.

Exemplos de checklist

A checklist é bastante utilizada como um meio de segurança e inspeção em diversos serviços. Como por exemplo, na aviação, há uma lista de checagem com itens que precisam ser cumpridos antes de uma decolagem ou aterrissagem. Neste caso, é preciso verificar, passo a passo, o funcionamento de todos os equipamentos, motores, sistemas de comunicação, etc. A checklist, então, passa a ser de extrema importância.

Em viagens, passeios, ou afazeres domésticos, também é comum fazer o uso de uma checklist para não se perder em nenhuma atividade, ou esquecer algum item ou procedimento de importância para a viagem. É comum fazer uma lista antes de fazer a mala, só para se assegurar de que nada está sendo esquecido.

Em organizações de eventos, como casamentos, também é viável o uso de uma checklist. Levando em consideração a dimensão do evento, existe uma lista de coisas que devem ser planejadas, e nada deve ficar de fora.

Resumindo, a checklist é uma lista simples de afazeres, todos eles agrupados em ordem. O objetivo é não deixar nada de fora, e manter a organização na realização das atividades.

Existem inúmeros exemplos de checklist disponíveis na internet.

checklist

Como fazer uma checklist?

Partindo do âmbito mais comum, do dia a dia, a checklist pode ser feita da meneira mais simples possível, ou seja, só agrupar tudo em um papel, de acordo com seu objetivo. Tudo o que você precisa é de apenas um objetivo final, e as etapas para alcançá-lo.

  1. Planeje o seu objetivo;
  2. Estude as etapas e distribua-as em uma listagem, em ordem;
  3. Assim que cumprir uma etapa, marque como feito e passe para a próxima;

Já no âmbito empresarial, também é comum o uso de checklist, tendo em vista a facilitação da gestão de processos padronizados dentro de uma empresa. Veja como fazer uma checklist para sua empresa seguindo 6 passos essenciais.

  1. Defina todos os objetivos;
  2. Verifique a relevância dos itens, foque nos mais essenciais;
  3. Utilize uma linguagem simples e clara, quem irá executar a checklist precisa entender com a maior clareza possível;
  4. Respeite o fluxo de trabalho
  5. Teste o uso da checklist na prática
  6. Use dispositivos móveis para aplicar a checklist

Em empresas grandes, que costumam ter processos padrões de verificações de serviços, seguir as etapas de uma checklist garante ainda mais a agilidade dos serviços, e diminui os erros de execução.

checklist

Para quem gosta de manter a vida mais organizada, e seguir um passo de cada vez, montar uma checklist para qualquer situação que seja, é uma forma funcional de manter a organização e garantir que tudo esteja concluído no final.

Artigos relacionados:

 

About the author

Vitória Alice