Geral Expressões em inglês

O que é mansplaining: Conceito e definição. Confira!

O que é Mansplaining

O termo mansplainig é a junção das palavras em inglês ‘man’ (homem), e ‘explain’ (explicar). Ela é utilizada para descrever situações onde homens tentam explicar coisas obvias às mulheres, como se elas precisassem de ajuda para entender um determinado assunto.

Essa situação acontece sem que os homens sejam questionados, ou seja, esses homens assumem de antemão que a mulher simplesmente por ser mulher não saberá sobre determinado assunto.

Veja também – Significado de SWOT

Essas palestras dadas por homens às mulheres são, muitas vezes, obvias e desrespeitosas. O que acontece é que por várias vezes mulheres que são especialistas em determinados assuntos, acabam por serem caladas a fim de que um homem que não as conhece explique tudo o que elas já sabem.

Algo que podemos pegar como exemplo é quando um programador tenta explicar para uma programadora criadora de um determinado código, como o dito código foi criado.

Entenderam o problema? Pois é! Não é atoa que o jornal ‘The New York Times’ nomeou o termo como a palavra do ano em 2010. Além disso, alguns anos depois, mais especificamente em 2014, uma das melhores universidades do mundo, a universidade de Oxford, acrescentou a palavra em seu dicionário.

O termo mansplaining surgiu após um ensaio chamado ‘Os homens explicam tudo para mim’ realizado pela escritora Rebecca Solnit, em 2008, e se espalhou pelo mundo através de postagens de blogueiras feministas.

Mansplaining exemplos

Mansplaining acontece quando um homem tenta explicar para uma mulher algo que a própria mulher utiliza e vive todos os dias:

  • Ex: ‘Um antigo colega da família tentou me explicar a função, a finalidade e a aparência de um sutiã push-up’ – Amanda Ross

Quando tentam ensinar mulheres a realizarem atividades tão obvias que parece até ser sacanagem:

  • Ex: “Um homem no trabalhou parou para ensinar todas as mulheres do trabalho a como ligar um computador’ – via facebook

Quando afirmam sobre coisas que só mulheres possuem a capacidade de enfrentar:

  • Ex: “Sou médico há 14 anos e posso afirmar que você não precisa gritar, pois colocar uma criança para fora não dói tanto assim” – Adriana Ribeiro

Quando os homens acham que sabem mais que a mulher e acabam pedindo reafirmação do óbvio do que elas estão falando ou fazendo.

  • “Lembrou-se de tudo que eu havia dito? Não repetirei nada, ok?”

Mansplaining memes

Por ser algo tão extremamente desrespeitoso e sem noção, é obvio que as brasileiras (como boas brasileiras) não deixariam passar em branco toda essa situação.

Como meme é a marca registrada dos brasileiros, mansplaining também tornou-se meme. Não apenas para gerar um ar cômico com o todo o absurdo que o rodeia, mas também como forma de protesto.

É o famoso ‘cômico se não fosse trágico’.

Confira alguns memes relacionados ao assunto.

o que é mansplaining o que é mansplaining

o que é mansplaining

o que é mansplaining

mansplaining e manterrupting

Como dito acima, mansplaining é o termo utilizado para descrever uma situação onde homens param suas vidas para explicar o obvio para mulheres.

Ainda de acordo com o significado da palavra, quem comete mansplaining se auto proclama sabichão e determina, antes mesmo de conhecer a mulher, que ela não possui a capacidade de saber de algum assunto pelo simples fato de ser mulher.

Já a palavra Manterrupting, faz menção a situações onde homens interrompem várias vezes a mulher, a impedindo de concluir seu raciocínio. Esse tipo de situação acontece muito em palestras, apresentações de trabalho, apresentações de projetos, reuniões, etc.

De uma forma mais sucinta, manterrupting pode acontecer em qualquer situação onde um homem passe a falar junto com a mulher, a cortando e atrapalhando o seu raciocínio.

Artigos relacionados:

Feminismo é um movimento que busca a igualdade de gêneros: entenda

Significado de sororidade: saiba mais sobre o conceito desse termo

O que é sexismo? Feminismo, machismo, femismo: entenda!

Como o patriarcado pode ser prejudicial para uma sociedade? Entenda

About the author

Jessica