Uncategorized

O que é sexismo? Feminismo, machismo, femismo: entenda!

Ainda existe muita confusão quando existe a necessidade de empregar os termos feminismo, machismo, femismo, sexismo. É preciso confessar que são termos bem confusos mesmo, mas é necessário explicar cada um deles para que não aconteça mais nenhuma confusão a respeito. Acompanhe nossas explicações a seguir e nunca mais se confunda quando for emprega-los.

Quem nunca ficou confuso quando foi tentar explicar o que é de fato o sexismo? E outros termos importantes, então como o machismo e o feminismo? É uma confusão danada!

Mas, é importantíssimo sabermos os seus significados reais para não cometermos nenhum tipo de gafe ou deslize, ainda mais nos tempos atuais que eles estão tão presentes na mídia, principalmente na internet.

As diferenças que existem entre os sexos masculino e feminino são muito evidentes até hoje. E infelizmente, são as mulheres que acabam sofrendo com tantas diferenças, principalmente no setor profissional. Ainda é possível ver uma diferença enorme de salários entre homens e mulheres. Isso é uma vergonha em um país em pleno desenvolvimento como o nosso.

Será que realmente o sexismo é importante para construirmos uma sociedade mais justa ou ele atrapalha?

Nesse artigo de hoje procuramos explicar de uma maneira mais clara e simples sobre as diferenças que existem nessas nomenclaturas tão utilizadas nesses últimos anos.

Entenda o que é o machismo definitivamente

Esse é o termo mais estúpido que existe e que infelizmente ainda é muito utilizado na nossa sociedade. O conceito básico de machismo é que tudo que seja oriundo do masculino seja supervalorizado.

Quando dizemos tudo, é absolutamente tudo, desde os valores culturais até as características físicas de um indivíduo.

Essa supervalorização é em cima do sexo feminino, este por sinal considerado extremamente inferior. Resumindo para você entender, o homem sempre será melhor e superior que as mulheres.

Infelizmente, o machismo está muito presente na nossa sociedade e esse tipo de violência tem como principal foco de discriminação tudo o que é feminino ou que tenha características femininas. Por exemplo, homens mais afeminados, homossexuais e até metrossexuais são descriminados.

Frases machistas estão presentes na nossa sociedade quase todos os dias em situações rotineiras e corriqueiras do dia a dia. Com certeza, você já deve ter ouvido falar “isso é coisa de mulher” em referência a alguma situação de erro no trânsito por exemplo.

Ou melhor ainda, você já deve ter ouvido algum familiar do sexo masculino falando que não faria determinada tarefa porque ela seria coisa de mulher, com tom de menosprezo total.

Infelizmente essas expressões e falas consideradas machistas sempre tiveram forma e na maioria das vezes com fortes episódios de agressividade e violência, ocasionando em diversos casos de feminicídio.

Algumas vertentes acreditam que o machismo está ligado ao sexismo e a misoginia.

O que é sexismo?

A raiz da palavra sexismo é latina, muitos estrangeiros não a compreendem porque confundem-na com sexy. O significado dessa palavra é a discriminação ou o preconceito que algumas pessoas tem em relação ao sexo ou gênero oposto. Ao contrário do que se pensa, são as mulheres e meninas que mais sofrem com esse tipo de discriminação.

O que move esse tipo de discriminação é a ideia de que o sexo masculino é superior ao feminino (machismo). Também existe o contrário, onde se acredita que o sexo feminino seja superior ao masculino, o que é chamado de femismo e, muitas vezes, confundindo com feminismo.

Mulheres não são boas em determinados assuntos. Mulheres não sabem dirigir como os homens. Homens são mais preparados para se tornarem presidentes do país. Mulheres não podem pilotar um avião.

Essas frases são terríveis de ler, mas infelizmente fazem parte de uma sociedade que ganha cada vez mais adeptos do sexismo.

Com essas frases fica muito fácil entender o que é o sexismo. É a separação das pessoas pelos seus gêneros, é querer moldá-las de acordo com a caixinha do sexo que ela faz parte.

Não caia nessa furada, as mulheres estão ganhando cada vez mais espaço e o topo de diversas empresas, então se você é homem e se acha superior, algum dia você precisará delas para conseguir um emprego.

Uma sociedade justa é aquela em que todos possuem os mesmos direitos independente de sexo, gênero, etc.

Misoginia mata

A palavra misoginia vem do grego e significa ódio as pessoas do sexo feminino, logicamente que hoje em dia isso se estendeu e todas as pessoas com comportamento feminino também sofre com esse tipo de pensamento.

Esse desprezo, ódio e preconceito contra todas as mulheres e meninas se manifesta principalmente em uma sociedade tida como patriarcal.

A misoginia é uma forma que a sociedade dominada por homens tem de oprimir as mulheres. A manifestação desse tipo de pensamento acontece de diferentes formas, desde piadas sem graça, até exposição pornográfica e principalmente violência com morte como consequência.

De acordo com especialistas, a misoginia não pode ser definida apenas pelo ódio as mulheres e sim pelo ódio a todas as mulheres que não se comportam da maneira que o misógino gostaria que elas se comportassem.

Essas crenças de comportamento são referentes a maneira que o pensamento e o comportamento devem ser. Por exemplo, para a maioria dos homens que são misóginos, as mulheres devem estar disponíveis a qualquer hora para satisfazer-lhes os desejos sexuais, além de terem que cumprir com maestria as funções de mãe e esposa.

Homens misóginos são sexistas e machistas, pois uma coisa não existe sem a outra.

Dezenas de mulheres estão morrendo a cada dia por causa desses comportamentos tão doentios. Se presenciar algum tipo de agressão contra as mulheres ou meninas, denuncie e se for possível abrigue-as.

E o feminismo, o que é?

Este movimento político, filosófico e social que é o feminismo é um dos mais importantes para o sexo feminino que já existiu até hoje.

A reivindicação do feminismo é fazer com que homens e mulheres tenham os mesmos direitos legais sem nenhum tipo de diferença. O principal combate desse tipo de manifesto é contra o machismo presente na nossa sociedade.

É importante deixar claro, que não existe um oposto do feminismo, pois ele exige a igualdade entre os sexos. Por isso, mulheres, lutem por ele todos os dias de suas vidas.

Comentar