Geral

Significado de misógino: entenda melhor o que quer dizer esse conceito

O que é?

Misógino refere-se a um indivíduo que sente aversão, horror, desprezo, preconceito, ódio ou repulsa à mulheres.

Definição:

  • Origem: Derivada de misoginia, que, por sua vez, vem dos termos em grego “miseó”, que quer dizer “ódio”; e “gyné”, que significa “mulher”.
  • Sinônimos: Ginofobia, ginecofobia, androcentrismo, antifeminismo.
  • Antônimos: Filógino, femeeiro, filogínio, mulherengo, ginófilo.
  • Classe gramatical: Substantivo masculino e adjetivo.

Saiba mais sobre o que significa misógino

A misoginia pode se manifestar de diferentes maneiras, o que quer dizer que um indivíduo misógino pode ter diferentes reações ao apresentar essa característica, tais como discriminação sexual, exclusão social, depreciação das mulheres, androcentrismo, hostilidade, objetificação de mulheres e ideais de privilégio masculino, por exemplo.

Além disso, uma pessoa misógina pode demonstrar sentimentos de aversão, desprezo, raiva ou ódio à mulheres ou meninas, além de acreditarem que pessoas do sexo feminino perturbam a ordem natural do mundo com “promiscuidade e péssimo caráter”. Indivíduos misóginos também condenam os homens que se relacionam com muitas mulheres.

Vários estudos indicam que muitos misóginos consideram que não existem mulheres no mundo em quantidade suficiente para os homens e que, por esta razão, enquanto uns têm demais, outros ficam sem nenhuma. Esses mesmos indivíduos também acreditam fazer parte da parcela de homens desfavorecida nessa “distribuição”, o que acaba levando-os a odiar as mulheres.

Misoginia X Misandria

A misandria é justamente o contrário da misoginia, ou seja, o ódio, desprezo, repulsa ou aversão aos homens. Pode-se dizer que misandria é o antônimo de misoginia. Neste caso, uma mulher misândrica é aquela que julga e acredita que os homens são desprezíveis e inferiores, pensamento semelhante ao visto na androfobia.

O tratamento para quem sofre de misandria se dá a partir de uma excelente argumentação feita por alguém por quem a mulher tenha admiração e respeito.

Qual é a diferença entre misoginia, machismo e homossexualidade?

Muita gente costuma confundir esses três conceitos, mas eles são bem diferentes um do outro. Enquanto um indivíduo machista sente-se superior à mulher, um homem homossexual não sente desejo pelo sexo feminino, mas por homens.

No entanto, diferente de um misógino, que despreza as mulheres e trata-lhes de forma hostil, um machista pode ter esposas e amá-las mesmo se considerando superiores, enquanto homossexuais podem ter amigas e gostar de mulheres, mesmo sem desejá-las. Logo, esses três conceitos não podem ser ditos como a mesma coisa.

Misoginia tem cura?

Quando não diagnosticada como uma patologia, que requer um tratamento com um profissional de Psicologia ou Psiquiatria, a única cura para a misoginia é o conhecimento. Isto quer dizer que o misógino precisa encontrar alguém que tenha ótimas argumentações e consiga fazê-lo entender que o seu ódio ou desprezo pelas mulheres não é algo correto, sem fundamentos.

É claro que se essa pessoa for alguém do sexo feminino, o indivíduo misógino poderá não levar a conversa a sério, pois, como você já sabe, ele não acredita na capacidade das mulheres. Neste caso, o ideal é que a pessoa seja um homem, de preferência, que represente uma figura respeitável para o misógino.

Gostou desse artigo? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para que outras pessoas também descubram o significado de misógino!

Até a próxima…

Leave a Comment