Geral

Significado de empoderamento: saiba mais sobre a definição desse termo

O que é?

Empoderamento diz respeito a uma ação social coletiva para promover a participação da população nos debates relacionados à conscientização dos direitos sociais e civis.

Descrição:

  • Origem: Derivada do termo em inglês “empowerment”, que quer dizer “fortalecimento”.
  • Sinônimos: Reforçar, fortalecer, promoção de poder, delegação de autoridade, promoção da emancipação, promoção de autonomia, promoção da afirmação, promoção da participação, promoção de capacidades.
  • Antônimos: Enfraquecimento, descapacitar, enfraquecer, diminuir.
  • Classe gramatical: Substantivo masculino.

Entenda melhor o que significa empoderamento

Empoderar significa passar a possuir poder ou autoridade em algo ou alguma coisa. Um outro sentido é a tradução do termo para o inglês “empowerment, que quer dizer “delegação de autoridade”.

Neste caso, o conceito de empoderamento aqui consiste em uma abordagem destinada a projetos de trabalho que se baseiam na delegação de poderes de autonomia, como o próprio nome já diz, participação e decisão dos funcionários na administração das empresas.

Porém, o termo empoderamento tem sido bastante utilizados nos últimos anos para uma finalidade específica, no sentido de definir uma ação social coletiva de participação em debates que buscam fortalecer a conscientização sobre os direitos civis e sociais.

Uma consciência empoderada proporciona a emancipação individual, além de uma conscientização coletiva para a superação da dominação política e da dependência social. Mais que isso, o empoderamento tem o intuito de devolver a dignidade e poder a quem desejar o estatuto de cidadania, em especial no que diz respeito à liberdade de controlar e decidir o seu próprio destino, sempre com respeito e responsabilidade com o outro.

É neste sentido que se dá a definição do que chamamos de empoderamento social, que nada mais é que a capacidade de dar poder a uma comunidade, cuidando para que tudo seja mais democrático, isto é, que a população em geral tenha poder decisão e opinião. Esta deve ser entendida como uma maneira pela qual podem acontecer mudanças nas relações políticas, sociais, culturais, econômicas e de poder.

Empoderamento feminino

Outro conceito bastante utilizado atualmente é o de empoderamento feminino. O movimento ganhou força no que se refere ao empoderamento das mulheres, ou seja, na ideia de potencializar o poder do sexo feminino como forma de exigir a equidade de gênero (direitos iguais entre todos os gêneros existentes) nos mais diversos tipos de atividades sociais e profissionais, mas de maneira democrática e responsável. O empoderamento feminino também bate de frente com as relações patriarcais, principalmente no que diz respeito ao poder dominante do homem e a manutenção dos seus privilégios de gênero.

O ato de empoderar as mulheres simboliza a luta por uma transformação na dominação tradicional e ultrapassada dos homens sobre as mulheres, conferindo-lhes a autonomia total no controle dos seus corpos, da sua liberdade, da sua sexualidade, entre outros pontos.

Entendeu o que significa empoderamento? Então, compartilhe esse post nas suas redes sociais para que outras pessoas também leiam sobre esse assunto…

Até a próxima!