Língua Portuguesa

Disjunção é o ato de separar, desunir

Disjunção

A ideia básica de disjunção foi dada no título. Isto pode fazê-lo pensar sobre a necessidade de se ler um artigo de aproximadamente mil palavras sobre algo que foi sintetizado logo no seu título de apresentação.

É até possível que pense: “coitado do redator deste artigo. Terá que se virar para tornar um texto provavelmente repetitivo minimamente interessante e apresentar algo novo e de alguma relevância sobre um assunto resumido em uma frase”.

É uma impressão compreensível, mas que não representa a realidade no caso, pois apesar da ideia central de disjunção ter se tornado clara já no ponto de partida, não significa que seu assunto já tenha se esgotado ao final da primeira frase.

Ok, disjunção é o ato de separar, desunir, provocar uma divisão, mas inserida nesse conceito base há uma série de categorias, de classificações de disjunções que merecem olhar mais apurado para compreendê-las em suas totalidades e dessa forma ter um entendimento mais completo sobre determinados assuntos.

Por exemplo, mesmo sabendo da ideia central de disjunção saberia explicar com segurança o que seria disjunção exclusiva? E disjunção lógica? Saberia explicar o que é disjunção geológica?

Vamos aprofundar um pouco mais o conceito de disjunção ao explicar a sua aplicação em diferentes áreas, em diferentes teorias e contextos.

Saiba mais sobre disjunção a seguir.

Confira os tópicos abaixo.

Tipos de disjunção

Conforme ficou claro acima, existem mais de um tipo de disjunção. Seu conceito é replicado em outras áreas e contextos. Vamos explicar a lógica das principais variantes de disjunção com maiores detalhes logo mais.

Confira.

Disjunção exclusiva

O que viria a ser disjunção exclusiva? Essa categoria também é simbolizada como “Ou…ou”. É isso mesmo, a junção das vogais “o” e “u”. Mas por que se as iniciais do termo, por exemplo, não começam com essas letras?

A lógica dessa representação está intrinsecamente ligada ao seu conceito. Disjunção exclusiva é o pensamento lógico estruturado em frases que coloca em evidência umas duas proposições, mas de modo a se excluir uma.

Uau! Enroscou a cabeça a explicação acima? Calma, vamos clarear mais mostrando alguns exemplos:

Ou caminhamos para a direita ou para a esquerda.

Outro exemplo:

Ou o céu desceu ou a terra subiu

Ou compramos uma casa ou compramos um apartamento.

A disjunção exclusiva é o levantamento de duas proposições de modo a indicar ao receptor da mensagem a necessidade de escolher uma das alternativas, excluir uma das alternativas.

Disjunção

Exemplos errados

No entanto, há uma concepção equivocada sobre a lógica proposicional ocorrida pelo emprego de “Ou” duplo nas frases. Há quem pense que as proposições precedidas das preposições citadas devem formar uma dupla de modo que uma seja verdadeira e outra falsa.

Essa lógica equivocada sugere que a disjunção exclusiva seja um recurso de linguagem usada para se indicar uma hipótese mais plausível colocando em paralelo com uma premissa falsa.

Como a apelar ao lado mais racional do receptor da mensagem para demonstrar a força da teoria defendida.

Exemplos de frases que não são disjunção exclusiva, mas costumam causar confusão:

Ou somos homens ou somos duendes.

Outros dois:

Ou pegaram o tesouro ou ele evaporou como passe de mágica;

Ou a galinha botou o ovo ou o coelho da páscoa passou mais cedo esse ano.

São frases que apresentam duas hipóteses, mas com alternativas distintas. Uma mais razoável e outra, fantasiosa, afinal, não existe duendes, tesouro não se evapora por passe de mágica e nem coelhos botam ovos.

Mas, como avisado, é um conceito equivocado, pois a disjunção exclusivista se caracteriza pela exclusão de uma hipótese, sejam elas verdadeiras, falsas ou alternadas.

Disjunção inclusiva

O que chamamos de disjunção inclusiva, como o nome sugere, é o oposto da exclusiva. Se a primeira tem como principal característica a necessidade da escolha de uma proposição, ocasionando a exclusão da outra, a disjunção inclusiva trata de incluir ambas as hipóteses com o termo de ligação “ou”.

Exemplos de disjunção inclusiva:

  • Somos heróis ou velhos de guerra;
  • Somos bandidos ou revolucionários;
  • Ganhamos uma breja ou a breja nos ganhou?

Uma concepção errada dessa disjunção é a que a disjunção inclusiva de duas proposições será sempre verdadeira exceto quando ambas proposições simples forem falsas.

Isso é um erro porque essa categoria de disjunção não é caracterizada por apresentar proposições verdadeiras, mas, sim, de incluir possibilidades, sendo elas verdadeiras, realísticas, ou não.

Perceba que em ambos os casos, disjunção exclusiva ou inclusiva, se aplica o conceito original de separação, de divisão, de separação. No caso, separa-se em dois grupos, em lados opostos e equivalentes, proposições, hipóteses.

Disjunção lógica

O que conhecemos como disjunção lógica é uma operação lógica utilizada na matemática. Também é muito empregada em linguagens de programação. Em tal linguagem normalmente é representada com duas barras verticais. É a separação de elementos a fim de melhor organizar os cálculos.

Também se relaciona com a apresentação de alternativas ligadas com conectivos ou/e/ou.

Geologia

Na geologia, o conceito de disjunção é aplicado em massas minerais de rocha ou jazida. Diz respeito à separação natural e gradual das referidas massas minerais, ao desmembramento. Nota-se mais uma vez a aplicação da ideia de divisão, porém nesse caso, não é separação de termos, ideias ou de alternativas, mas de objetos palpáveis.

Genética

Na área da genética também se aplica o conceito de disjunção, mas nesse caso está ligado a separação de cromossomos que ocorrem durante um processo chamado de meiose.

Gramática

Na gramática, a disjunção já se manifesta com a ausência de conectivos entre orações ou palavras coordenadas.

Alguns exemplos de frases são:

Chegou, foi dormir, vestida de Pocahontas.

Moça doce, triste, calada.

Considerações finais

Disjunção é o ato de separar, dividir, desunir. Existem mais de um tipo de disjunção:

  • Disjunção exclusiva;
  • Incluída;
  • Lógica;
  • Disjunção geológica;
  • Disjunção genética;
  • Gramática.

Gostou deste conteúdo sobre disjunção? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Seu apoio faz total diferença. Leia outros conteúdos relacionados ao deste post conferindo mais do conteúdo do Definição.Net, o seu portal para ficar por dentro dos significados dos termos que mais estão em alta no momento.