Religião

O que significa a Estrela de Davi? Entenda a origem e definição do símbolo

A estrela de seis pontas, hexagrama ou Estrela de Davi, formada por dois triângulos sobrepostos, tem variados significados nas mais diversas religiões e cultura, sobretudo a judaica. Falando de forma geral, a estrela de Davi significa proteção, união do feminino e do masculino, união dos opostos, e ligação entre o céu e a terra.

Por ter um caráter religioso, a Estrela de Davi é encontrada em diferentes templos, basílicas, catedrais, sinagogas, igrejas e túmulos.

estrela de davi

A origem da estrela de Davi

Não se tem registros exatos que datam a origem do símbolo, mas, segundo uma lenda popular da tradição judaica, o símbolo teria surgido a partir do escudo do rei Davi, que usou dois triângulos revestidos de couro como objeto de defesa, na intenção de poupar metal.

Com isso, o exército de Davi aderiu esse símbolo em seus escudos como forma de proteção.

Há também quem diga que a origem do símbolo se deu a partir da formação de letras do nome de Davi, que, em hebraico, possui três letras em formato de triângulo, porém é uma teoria que carece de provas históricas.

O que a Bíblia diz sobre a estrela de Davi?

A Estrela de Davi é um símbolo mundialmente conhecido, e que carrega diferentes significados entre as culturas e religiões, com o significado mais comum de poder e proteção divina.

O hexagrama não é um símbolo exclusivamente cristão, existem outras interpretações, de acordo com cada crença.

Desde o ano 5000 a.C era um símbolo exclusivamente judeu, no entanto, após isso, continuou aparecendo em muitas outras religiões e culturas.

Na religião judaica, as seis pontas somadas ao centro resultam no número sete, que é um número de extrema importância para os fiéis. Além disso, há também a representação da estrutura 3 + 3 + 1, que corresponde à outro símbolo importante para a religião, o Menorá.

Já no cristianismo, e Estrela de Davi não possui um significado Bíblico, porém o símbolo representa Jesus Cristo, e, por isso, está presente na bandeira de Israel. Mas, para muitos cristãos, a estrela de Davi não tem nenhum poder mágico nem traz sorte.

No hinduísmo, cada ponta da estrela representa um deus da trindade hindu, sendo eles: Brahma, o Criador,  Vishnu, o Preservador, e Shiva, o Destruidor.

Também é um símbolo comum da maçonaria como um símbolo de proteção. Além disso, também representa o equilíbrio, a harmonia e a união dos elementos masculino e feminino.

O que significa a estrela de 5 pontas?

A Estrela de Davi, o hexagrama, de seis pontas, é facilmente confundido com o pentagrama, a estrela de cinco pontas, que é um símbolo tradicional de outras crenças, e carrega alguns outros significados.

Para alguns pagãos, o pentagrama representa os cinco elementos: a terra, o ar, a água, o fogo e o espírito.

Por outro lado, pentagrama invertido é um símbolo associado ao satanismo.

O pentagrama também é uma forma tradicional usada em medidas matemáticas.

Tatuagem Estrela de Davi

Por ser um símbolo comum, presente em diferentes crenças e culturas, e que carrega um forte significado de proteção, muitos tatuam a Estrela para representar um amuleto.

estrela de davi

 

Não confunda os símbolos

Atenção! Como já foi citado, o hexagrama pode ser confundido com o pentagrama, e, além disso, com Selo de Salomão, que tem características ainda mais parecidas.

No Selo de Salomão os triângulos são entrelaçados, e não sobrepostos, e o significado também é bastante diferente. O Selo de Salomão é um símbolo ocultista, bastante usado em bruxarias.

estrela de davi

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice