Religião

Candomblé é a religião afro-brasileira que cultua antepassados. Confira!

O que é e o que significa candomblé?

Candomblé é uma religião afro-brasileira baseada no culto aos antepassados. Se origina de países como Nigéria e República do Benin, e chegou ao Brasil entre os séculos 16 e 19, períodos em que os negros foram traficados para serem escravos no país.

Nesse período, a igreja católica proibia os rituais africanos e possuía o apoio do governo para julgar como ato criminoso quaisquer religiões que não fossem a vigente. Por esse motivo, os escravos começaram a cultuar os seus orixás omitidos em santos católicos. Daí, surgiu o termo religião afro-brasileira.

Candomblé

Como funcionam os rituais do candomblé

O candomblé consiste na homenagem às encarnações de forças naturais, buscando trabalhar em suas sessões as questões terrenas responsáveis pela felicidade dos seres e pela preservação do meio ambiente como um todo.

Seus rituais são realizados em locais chamados de casas, roças ou terreiros, que funcionam como templos para práticas religiosas.

No candomblé, não há incorporação de espíritos, já que os orixás que são incorporados são apenas divindades da natureza.

Orixás

Na África Ocidental, existem mais de 200 orixás. Porém, no Brasil apenas 16 são cultuados, sendo eles:

  • Ewá= se caracteriza por ser misteriosa e protetora dos menos favorecidos. O dia da semana escolhido para esse orixá é terça-feira. Suas cores são vermelho e amarelo e seus símbolos são a lança, arpão e alfa dourado. O alimento principal de Ewá é a batata doce.
  • Exú= possui dois lados, sendo um bom, que é a figura brincalhona, e um mal, que é perigoso e temível. Qualquer ação entre os humanos e o mundo astral é realizada através dele . O dia da semana escolhido para esse orixá é segunda-feira.  As cores que o representam são: preto e vermelho e seu símbolo é o Ogó. O alimento principal de Exú é padê.
  • Iansã= deusa dos ventos e das tempestades. Possui o espírito aventureiro, alegre, guerreiro, dominador , apaixonado, corajoso e ama mesmo a liberdade. O dia da semana escolhido para esse orixá é a quarta-feira. A cor é marrom avermelhado e os símbolos são: chifre de búfalo , alfange e adaga, a representam. O alimento principal de Iansã é o acarajé.
  • Yemanjá= é a grande rainha do mar e mãe protetora da maternidade. É sensual, sensível e capaz de compreender as aflições das pessoas. Ela é a mãe da maioria dos orixás. O seu dia da semana é o sábado, a que a representa é azul claro e seu símbolo é o espelho. O alimento principal de Yemanjá o manja
  • Iroko= é associado a uma árvore. Possui determinação e inflexibilidade. No Brasil, a sua árvore é a gameleira branca. O dia da semana escolhido para esse orixá é a terça-feira. Suas cores são: branco e cinza e o seu símbolo é a gameleira branca.  O alimento principal de Iroko é a farofa de mel com pepino.
  • Ogum= se caracteriza por ser guerreiro e ter poder de conquista. Ogum é orixá do ferro, da guerra, da honra, da verdade e é protetor dos militares e combatentes no geral. Seu dia da semana é a terça-feira, suas cores são azul-escuro e vermelho e seu símbolo é uma espada. Os alimentos principais de Ogum são: o inhame, feijão preto e milho torrado.
  • Nanã buruku= deusa da água, Nanã é severa, determinada, rigorosa e oferece segurança. Ela é  conhecida como vovó e é associada às pessoas idosas e a maternidade. O seu elemento principal é a lama e o seu dia da semana é a terça-feira. As cores escolhidas para esse orixá são: azul-escuro, branco e lilás. O seu símbolo é o ibirim e os principal alimentos são:o repolho roxo cozido e a pipoca.
  • Obá= é intensa, ingenua, envolvente e realizar sacrifícios pela pessoa amada é com ela mesma, inclusive, de acordo com a religião, ela se transformou em um rio que hoje leva o seu nome. O dia da semana escolhida para esse orixá é a quarta-feira. A cor que a representa é o vermelho e o seu símbolo é o arco e flecha.  O alimento principal de Obá é a moranga.
  • Omulú= também conhecido como Obaluaiê, deus da doença, rei das terras santas e cemitérios. Ele possui poder de decisão, interesse pelo misticismo e poder oculto. É considerado o médico dos pobres e atendente das pestes no geral. O seu dia da semana é segunda feira e suas cores são branco, preto e vermelho. Possui a lança de madeira como simbolo e o seu principal alimento é a pipoca.
  • Xango= é o orixá do fogo. Forte, inteligente, poderoso, criativo, autoritário , dominador, sensual, são suas características. Ele Teve três esposas: Iansã, Obá e Oxu. Seu senso de justiça é representado pelo raio e o trovão. O seu dia da semana é quarta-feira e suas cores são o vermelho e o branco. Possui o machado de duas lâminas como símbolo e o seu principal alimento é o amalá.
  • Logunedé= é elegante, social e sofisticado. Está associado à vaidade, à beleza e ao luxo. É um orixá andrógeno e vive seis meses na terra alimentando-se das caças e outros seis meses na água alimentando-se dos peixes. O dia da semana de Logunedé é a quinta-feira e as suas cores são: azul turquesa e dourado. Possui o espelho e o arco e flecha como simbolo e os seus principais alimentos são: milho cozido e feijão temperado com ovos.
  • Oxalá= é o pai de todos os orixás. Suas principais características são: capacidade de argumentar, simpatia, inteligência, sabedoria e generosidade. O dia da semana escolhido para esse orixá é a sexta-feira e sua cor é o branco. Possui o cajado como símbolo e o seu principal alimento é a canjica branca.
  • Oxossi= é o deus das matas. A harmonia, proteção das caças e agricultura, espírito de liberdade, vaidade e independência são as suas principais características. Seu dia da semana é a quinta-feira suas cores são o verde e o azul claro. Possui como símbolos o arco e flecha, a lança e outros objetos de caça. Os alimento principal de Oxossi é o milho cozido.
  • Oxum= deusa dos lagos, rios e cachoeiras, da beleza, das artes, do dinheiro, do luxo e do requinte. Tem como principais características o amor, o romance, a família, o lar , a harmonia, a maternidade, a sensualidade e a vaidade. Seu dia da semana é o sábado e a sua cor é o dourado. Possui o espelho como símbolo e o seu principal alimento é o feijão temperado com ovos.
  • Oxumare= deus da duplicidade, da beleza e das artes. Possui personalidade forte, é genioso e protetor dos amantes. Possui dupla personalidade: metade do ano é homem e na outra metade, mulher. Seu dia da semana é a terça-feira e suas são amarelo, verde, preto e vermelho. Possui a serpente e o arco-íris como símbolo e o seu principal alimento é a batata doce com ovos.
  • Ossaim= ligado às florestas, esse orixá possui o domínio das ervas e o poder de cura. Ele é o protetor e patrono dos profissionais da área da saúde. Seu dia da semana se divide entre terça e quinta-feiras, suas cores são verde e branco. Esse orixá tem como principais símbolos a lança com pássaro nas pontas em forma de leque e a cabaça com suas ervas.  Os principais alimentos de Ossaim são: o milho, arroz e moranga

Candomblé

A realização dos rituais feitos nos terreiros são conduzido pela mãe de santo ou o pai de santo, que são os líderes do terreiro e responsáveis pelo despacho do Exú. Toda cerimônia é realizada com a música tocada em tambores em ritmo de dança e sempre a sua duração é superior a 2h.

O respeito à vida e a preservação da felicidade do seres da natureza (o que inclui os seres humanos) são os maiores objetivos do candomblé, que visa proporcionar o equilíbrio do meio para que todos possam ser felizes em sua plenitude.

Artigos relacionados:

Orixá: Saiba o que é!

Significado de Umbanda 

About the author

Jessica