Geral

O que é arco-íris? Como se forma? Quais as cores?

Se perguntar para a criançada (nem precisa ser a criançada, adultos mesmo) qual o fenômeno da natureza que mais acham belo, bonito, visualmente marcante é provável que 9 de 10 apontem o arco-íris.  É um fenômeno da natureza mais popular por literalmente pintar o céu nublado com cores raras no horizonte, salvo festa de fim de ano.

Outro aspecto que faz com que o arco-íris seja marcante é o fato de ser um fenômeno raro, não é possível prever quando irá ocorrer, quanto tempo irá durar ou se voltará a surgir no mesmo local um dia. É imprevisível e inconstante, o que torna a sua aparição ainda mais especial, uma grata surpresa.

Não á toa, os povos das antigas atribuíam vários significados especiais ao arco-íris, geralmente relacionadas a algumas divindades de duas culturas locais. Abordaremos de passagem esses cultos, esses significados, essas simbologias mais adiante.

Contudo, o foco do presente artigo é esclarecer o que é o arco-íris, como é formado e quais são as cores que o compõem.

Se o tema sempre foi foco de uma de suas curiosidades, é a ocasião perfeita para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

Saiba mais sobre o fenômeno do arco-íris a seguir.

Prossiga na leitura lendo os tópicos abaixo.

Confira!

O que é um arco-íris?

O arco luminoso que surge de maneira inesperada nos céus embelezando as tardes chuvosas é um fenômeno físico e meteorológico.

Por via de regra, ocorre durante ou após a chuva quando a luz solar estiá brilhando acima de quem observa, estando em baixa altitude ou em ângulo propício.

Mas apesar de receber uma designação, uma nomenclatura baseada em seu formato de arco, o que é chamado de arco-íris não existe. É uma ilusão de ótica provocada pela refração da luz solar na água da chuva.

Complicou?

Calma que a gente explica.

Como ocorre o arco-íris?

A chave para responder essa pergunta é a refração.

Trata-se de mudança de direção de uma onda que se propaga de um determinado meio. No caso do arco-íris, a refração altera a direção dos raios solares, da cor branca dos raios solares, que acabam se decompondo nos tons necessários para formar a pigmentação branca.

Imagine a emissão de um raio branco na direção de um espelho. Agora imagine que como resultado desse disparo o espelho o reflita, mas em direções várias, separando cada gradação que o constitui. Seria esse o efeito provocado pela refração. E quem representa esse papel seria o espelho.

Mas para a formação do arco-íris quem faria o papel do espelho?

As gotas da chuva.

Quando o sol ilumina a umidade suspensa no ar em decorrência da chuva em curso ou que acabara há pouco, seus raios brancos vão de encontro as bordas das gotículas suspensas que, por sua vez, fazem esse papel de refração, de alterar o rumo da luz e decompô-la em várias partes.

Essas cores formam o aspecto curvo característico do arco-íris após serem refletidas pelas gotas e novamente refletidas ao retornarem a atmosfera.

Voltando ao exemplo no raio emitido de encontro ao espelho, visualize que depois da refração os raios coloridos voltam a ser direcionados para uma direção em comum. Tal agrupamento estabelece o molde típico do arco-íris na qual todos conhecemos.

Pegue a ilustração, um raio branco emitido em direção ao espelho, fragmentado em setes cores que são redirecionadas para cantos diversos que logo após se agrupam e seguem uma direção definida.

Agora imagine isso com centenas, milhares de espelhos, gotas, e temos os arco-íris gigantes e esplêndidos que nos encantam.

As cores do arco-íris

Estudos apontam que as cores são responsáveis por provocar vibrações, transmitir energias diferentes, de provocar determinado tipo de reação em cada indivíduo. Por exemplo, alguns se sentem mais alegres ou mais tristes, mais animados ou depressivos ao se verem em um ambiente com uma cor predominante específica.

Veja a seguir quais são as cores que formam o arco-íris, a saber são 7, e a que tipo de vibrações, emoções estão associadas.

Confira!

Vermelho é a cor mais quente

Que nos desculpem os responsáveis pelo longa “Azul é a cor mais quente”, mas eles estão errados. Vermelho que é considerada a cor mais quente, está relacionada a paixão amor, energia vitalidade, autoridade.

Amarelo é a cor mais alegre

É tida como uma gradação capaz de deixar as pessoas mais alegres, radiantes, isto porque está associada a luz, energia e alegria.

Laranja é a cor mais criativa

Tem forte apelo a criatividade por ser vista como tom que passa mensagem de confiança, de otimismo e de aguçar as sensações, deixá-las mais intensas, ideal para se tentar experimentar o novo.

Azul é a cor mais relaxante

É uma gradação que recebe vinculação a efeito relaxante, confortável, por isso muito indicada para fins terapêuticos.

Verde é a cor mais livre

Muito ligada a esperança e liberdade. Fortes ligações com a natureza e o equilíbrio do corpo e espírito.

Anil é a cor mais sincera

Recomendada para situações que exigem foco, concentração e individualidade. É relacionada a sinceridade por passar aspecto, sensação, de respeito.

Violeta é a cor mais mística

Entretom que mais tem vínculo com aspectos espirituais e que contém forte carga emocional.

As simbologias do arco-íris na história

Natural que evento tão extraordinário e raro tenha dado asas para muita especulação e imaginação aos povos da antiguidade.

Na mitologia grega, por exemplo, recebe nome de uma das principais deusas dessa literatura, Íris, e o arco simbolizava a passagem da divindade sobre a Terra com uma mensagem de Zeus.

Na cultura judaico-cristã, o arco-íris seria uma representação da imagem de Deus, já que após o dilúvio que obrigou Noé e sua família a construírem um barco, o Criador prometeu não voltar a repetir o ato e isso ocorreu diante de um arco-íris na terra renovada, o que ficou conhecido como arco-da-aliança.

O arco-íris também é símbolo da causa da comunidade LGBT. Criada em 1978 por Gilbert Baker, seu criador explicou que a ideia era usar um símbolo que promovia a diversidade e que estivesse ligado a natureza para explicitar que a sexualidade dessas minorias é um direito humano.

Gostou do conteúdo sobre?

Então curta, compartilhe, avalie.

Leia mais de nosso conteúdo.

Comentar