Língua Portuguesa

O que é nomenclatura? Veja aqui

Nomenclatura é um substantivo feminino. Procede do latim. Entre seus significados de maior uso, está a lista de nomes. Mas também pode se referir a um conjunto de termo. É muito utilizada nas artes, na química e na biologia. Aqui apresentamos alguns de seus métodos e tipos.

Gramática da palavra nomenclatura

Na língua portuguesa, a palavra nomenclatura deriva do latim.

Veja também – Significado de prosopopeia

Este substantivo também pode ser flexionado como verbo com nomenclaturar. Porém é um termo pouco utilizado na língua portuguesa.

Possui 12 letras e é uma paroxítona. Entre seus sinônimos, destacamos: terminologia, glossário e listagem.

Para assimilar melhor o seu significado, lembre-se que nomenclatura se refere a uma lista ou conjunto de nomes, como já está indicado em seu prefixo.

Significados

Temos a necessidade de catalogar as coisas para poder diferenciá-las. Assim, sabemos que um cachorro é diferente de um ser humano. Qualquer um que conheça essas palavras em português sabe que não se tratam da mesma coisa e conseguem visualizar mentalmente as diferenças.

Esse é um tipo de nomenclatura. Elas servem principalmente para conseguirmos fazer diferenciações. Assim, além de termos a distinção do ser humano com outros animais, podemos diferenciar as pessoas em nacionalidades, gênero, entre outras coisas.

A partir desses conceitos, podemos fazer escalas de desenvolvimento, montar glossários, agrupar as características e outras categorias que se deseje.

Assim, a palavra nomenclatura remete a um grupo de nomes, de terminologias, de prefixos, de sufixos, entre outros.

Um exemplo comum de nomenclatura é um dicionário. Este elenca várias palavras a partir da sequência alfabética e faz uma lista de nomes dos quais podemos consultar o significado.

Portanto, uma das áreas que a nomenclatura é fundamental é na ciência. Na biologia, por exemplo, podemos separar os diferentes organismos em tipos, famílias, espécies… Tudo isso faz parte de uma nomenclatura específica a essa área da ciência.

Assim, na medicina, também podemos categorizar as doenças. Indicando quais são desenvolvidas por bactérias ou, vírus. Pode-se separá-las por autoimunes ou não. Enfim, uma série de categorias que a partir de sua nomenclatura já diferenciam as doenças.

Qualquer catálogo de palavras pode ser considerado uma nomenclatura. Pois divide termos e suas significações. Nomenclatura não é somente nomear, mas uma método de separar as palavras ou juntá-las. Por isso, uma enciclopédia pode também ser considerada um tipo de nomenclatura.

nomenclatura

Os compostos orgânicos e a sua nomenclatura

Um dos tipo de nomenclatura mais conhecidos e que damos pouca atenção é a dos compostos orgânicos.

Antigamente, o ser humano conhecia poucos compostos orgânicos. Por isso, dava a estes os nomes que seu descobridor escolhia. Podendo até mesmo ser o nome do cientista.

Entretanto, com o desenvolvimento da ciência, novos elementos foram sendo descobertos. Para isso, foi padronizada a sua nomenclatura. Hoje são milhões de substâncias existentes e que precisam ser nomeadas por um método, mais do que serem batizadas por um critério subjetivo.

Assim, as substâncias foram separadas por tipos, pelo seu número de átomos, pela função e também pelo seu tipo de cadeia química.

Suas funções orgânicas podem ser dos seguintes tipos: hidrocarbonetos, álcoois, enol, cetona, aldeídos, éter, amina, ainda, ácido carboxílico, éster, nitrilo, sal orgânico, nitrocomposto, ácido sulfônico, haleto orgânico e composto de grignard.

A partir dessa separação, é preciso nomeá-los. Para montar seus nomes é preciso seguir as seguintes regras:

  • O prefixo deve ser formando pelo número de átomos de carbono;
  • O infixo contém o tipo de ligação;
  • E o sufixo é composto pela função orgânica.

Assim, como exemplo, podemos usar a substância petano. Ela possui 5 átomos de carbono, ou seja, o prefixo PENT. As ligações dela são entre carbonos, nomeadas de ligações saturadas, representadas pelo infixo NA. Para finalizar, a formação do petano é somente de hidrogênio e de carbono. Por isso pertence aos hidrocarbonetos, cujo sufixo é a vogal o. Formando assim a nomenclatura PETANO.

Portanto, caso queira entender a formação boa parte dos nomes dos elementos da tabela periódica, basta seguir esse método. Assim, só pelo nome você já poderá ter várias informações sobre a substância.

Nomenclatura binária

Esse é o nome das regras que compõe a formação de um nome científico. Ela remonta ao século XVII.

Ele tem esse nome não em referência à linguagem da informática.

Mas sim, porque é composto apenas por duas palavras. O gênero científico e uma qualificação a este.

Existem outras regras que comporão esse nome a depender do termo científico.

Entretanto, entre as regras básicas, está que deve-se colocar o nome da espécie e depois o da subespécie.

Normalmente são usadas palavras derivadas do latim.

nomenclatura

Apresentamos aqui alguns exemplos:

  • Homo Sapiens: essa espécie é o ser humano. Em sua passagem evolutiva teve vários nomes. Homo é uma nomenclatura que está liga aos humanos e seu desenvolvimento. Sapiens diz respeito a inteligência, a sábio. Ou seja, primeiro há a categoria principal e depois a secundária. Formando homem inteligente;
  • Speothos venaticus: esse é o cachorro vinagre, ou cachorro do mato. Muito comum na Amazônia. O primeiro nome faz referência a um canídeo. Já o segundo nome, o que seria o mais específico é o vinagre.

Agora, todas as vezes que você olhar para o nome científico de uma espécie de plantas ou animais, já poderá definir suas categorias. E já poderá fazer a distinção entre uma nomenclatura popular e uma nomenclatura científica.

Não confunda com Nomenklatura

Apresentamos algumas características da nomenclatura aqui, entretanto, ela não é a mesma coisa que Nomenklatura.

Esta última era a burocracia da antiga União Soviética. A palavra também refere-se a uma lista. Entretanto, é uma lista de nomes importante que ajudarão a compor o governo. No caso, era integrantes do Partido Comunista da União Soviética.

Com o fim da União Soviética no começo da década de 1990, a nomenklatura como era conhecida também se dissolveu.

Conclusão

Agora você já aprendeu sobre algumas nomenclaturas. Entretanto, são vários tipos. Apresentamos apenas algumas aqui. Com ela você poderá aprender até mesmo termos e expressões em latim e em outras línguas.

O estudo das nomenclaturas poderá lhe render novas palavras para o seu vocabulário. Bem como compreender como elas são formadas.

About the author

yasmin