Tecnologia

DLC ou “conteúdo para download” é comum no mundo dos games

Sem dúvida, DLC é um tópico popular entre gamer Mas você sabe o que, afinal, significa isso?

Significado de DLC

DLC significa “conteúdo para download” e, como o próprio nome sugere, é um material extra que os gamers podem baixar para um jogo. Normalmente, ele não vem no disco do jogo original (exceto por algumas exceções especiais). Ou seja, ele vem na forma de um código de download ou é comprado diretamente na loja online do console.

Às vezes, é lançado como um bônus de pré-encomenda ou edição especial quando o jogador compra um jogo. No entanto, o DLC sai com mais frequência após os jogadores terem tempo para aproveitar o jogo e procurarem por mais conteúdo.

O que é o DLC?

Conteúdo para download, ou DLC, é o que os jogadores chamam de conteúdo extra. Ou seja, o conteúdo que os jogadores podem baixar após a compra de um game.

Veja também – Jogo de Dama: quando surgiu, como jogar e regras

Enquanto alguns DLCs são oferecidos gratuitamente, os jogadores geralmente precisam pagar taxas adicionais para desbloquear novos conteúdos. Afinal, muitos jogos gratuitos dependem inteiramente do DLC para obter lucro.

Os jogos podem ser estendidos através de novas missões de história, armas extras, novas áreas secretas e muito mais. O conteúdo para download também permite que o desenvolvedor do jogo volte e corrija possíveis bugs (erros) e demais problemas que atrapalhem o jogo.

Isto é, problemas que eles não foram capazes de detectar ou corrigir antes do prazo final do lançamento do jogo. Por isso, o conteúdo para download pode realmente ser um salvador tanto para desenvolvedores quanto para os jogadores.

Onde estão disponíveis os DLCs?

Os DLCs existem para quase todas as plataformas de jogos modernas. Os usuários que jogam através de PlayStation, Nintendo, Xbox ou mesmo PC, podem obter o DLC para vários games.

Às vezes, um conteúdo para download pode ser algo tão pequeno quanto um novo esquema de cores para um veículo no jogo. No entanto, em outros casos, podem configurar algo grande e significativo quanto um novo capítulo para a história.

O que significa DLC em jogos?

Como visto acima, o conteúdo para download pode ser algo grande ou pequeno. Às vezes, ele pode adicionar novos mapas aos jogos para oferecer mais lugares para explorar. Além disso, pode fornecer capítulos e histórias extras.

Em suma, o conteúdo é vendido exclusivamente pela editora de um jogo em formato digital. Ele tende a estar vinculado ao console ou à conta do cliente individual, o que significa que o conteúdo não pode ser revendido ou negociado como discos de jogos físicos.

Um conceito semelhante a esse é o conteúdo bloqueado por disco, que deve ser ativado por meio de um serviço online. Às vezes, as empresas lançam cópias físicas de jogos com um código necessário para baixar conteúdo adicional.

Por exemplo, a versão Switch de Resident Evil Origins Collection exige que os jogadores insiram um código para baixar o remake de Resident Evil. Além disso, também se tornou uma prática comum para os editores oferecerem DLC como parte de bônus de pré-encomenda, pacotes de edições especiais e relançamentos.

Por exemplo, muitos dos jogos mais populares têm conteúdo para download que pode adicionar níveis adicionais. Ou seja, bônus, armas e outros itens ao jogo. O preço do conteúdo para download pode variar de grátis a alguns reais. Hoje, muitos jogos gratuitos, especialmente aqueles em plataformas móveis, são financiados pela compra de conteúdos para download.

DLC

Exemplos de conteúdo para download

Os tipos de conteúdo para download oferecidos por jogos incluem:

  • Novos recursos, como personagens extras, níveis e desafios;
  • Itens que ajudam o jogador a progredir no jogo, como armas e power ups;
  • Extras para personalizar o game, como roupas para personagens e skins para armas;
  • Coleções de itens contendo uma variedade aleatória de vantagens no jogo;
  • Passes de temporada que concedem acesso antecipado ao próximo conteúdo;

A história do conteúdo para download nos games

O conceito de distribuição de jogos digitais data da década de 1980 com o serviço GameLine da Atari. Contudo, o jogo de estratégia 3D em tempo real Total Annihilation é creditado pela normalização do DLC.

Em 1997, seus desenvolvedores começaram a lançar novos conteúdos todos os meses. Alguns anos depois, Sega, Microsoft, Sony e Nintendo começaram a oferecer suporte ao conteúdo para download para seus consoles e sistemas portáteis. Franquias como Guitar Hero e Just Dance contam com conteúdo para download para manter os jogadores envolvidos.

No final dos anos 2000, as mídias sociais e os jogos para dispositivos móveis popularizaram o conceito de microtransações. O que, de fato, facilitou para os jogadores baixarem rapidamente novos conteúdos com um único toque.

Assim, os desenvolvedores foram incentivados a adicionar continuamente novos recursos que os jogadores pudessem comprar. Hoje, quase todos os principais consoles ou jogos para dispositivos móveis suportam algum tipo de conteúdo para download.

O que os pais devem saber sobre DLC?

Embora a maioria dos jogos afirme que você deva ter 18 anos para comprar conteúdo pra download, muitos consoles de jogos e dispositivos móveis permitem que os usuários façam compras instantâneas com informações de cartão de crédito armazenadas anteriormente. Portanto, os pais devem configurar o controle dos pais para impedir que as crianças façam compras no aplicativo.

Conteúdo para download é seguro?

O download de conteúdos oferecidos por meio de serviços respeitáveis, como o PlayStation, Xbox, Google Play ou Steam, é sempre seguro.

Críticas aos conteúdos para download

A ascensão dos conteúdos para download e microtransações tem sido associada ao vício em videogame. Alguns legisladores criticam a prática de venda nos jogos, uma vez que os jogadores não sabem exatamente o que estão recebendo antes de fazer uma compra.

De fato, países como o Japão regulam a venda de conteúdos para download em games. Os passes de temporada foram criticados pelo mesmo motivo.

Os desenvolvedores de jogos foram acusados ​​de deixar o conteúdo intencionalmente fora dos jogos para oferecer mais conteúdo pago. Os jogos multiplayer que oferecem muitos power ups para compra às vezes são chamados de “pague para vencer”, já que jogadores com acesso a DLC têm uma vantagem.

About the author

yasmin