Geral

Jogo de Dama: quando surgiu, como jogar e regras

Há quem prefira jogo de dama por ser mais simples do que o xadrez, por exemplo, onde cada peça tem uma movimentação específica e por isso requer estratégias mais elaboradas e dinâmica mais vagarosa.

Se você curte um bom jogo de dama, certamente o tem como uma das opções preferidas nas ocasiões que está na praia e não está afim ou não curte entrar na água salgada, ou quando está em instalações tranquilas e confortáveis nas férias, como na casa no campo, com o clima gélido do lado de fora desconvidando aventuras pelas planícies verdejantes, esperando apenas o tempo passar até a hora de comer e depois de se saturar com as redes sociais.

Aliás, esse tipo de passatempo é ótimo para quem deseja se “desintoxicar” do ambiente virtual, visto que a dependência do celular já é, há algum tempo, um problema que vem merecendo atenção de estudos médicos por influenciar quadros de depressão, ansiedade e insônia.

Reduzir o consumo de horas diárias no ambiente virtual é saudável para diminuir essa dependência e viver mais plenamente. Um dos métodos para se alcançar a independência da necessidade de redes sociais é fazer atividades que requerem concentração, onde se enquadra o jogo de dama, por exemplo, (listaremos alguns benefícios mentais que o jogo proporciona abaixo).

Mas voltando a tratar especificamente do jogo. Já se perguntou por que se chama jogo de dama? Qual a sua origem? Tem consciência de todas as regras?

É um grande fã do jogo e sempre quis matar essas curiosidades ou nunca se dedicou a aprender a jogar damas, mas tem interesse pelo assunto? Chegou a hora de tirar essas dúvidas.

Saiba mais sobre o jogo de dama a seguir.

Confira!

A origem do jogo de dama

Há discussão sobre o local ou momento de origem do jogo de dama. A versão do jogo mais consagrada e na qual temos mais familiaridade surgiu na Europa, Europa Medieval, mas não é possível ser preciso quanto a local e data. Com a expansão dos países europeus mundo afora com o projeto de colonização e de ampliação de suas rotas comerciais, o jogo como o conhecemos acabou se popularizando.

Contudo, há quem entenda que a origem desse pequeno lazer data de local e época mais antiga, já que descende da versão usada no Egito antigo, há 2000 a.C.

Mas nas terras egípcias não era visto como um jogo, mas como um instrumento para se fazer adivinhações místicas.

Do Egito foi levado para a Grécia, o que contribuiu para o seu alcance em diferentes culturas, como os árabes. Nessa fase, foi ganhando as feições de jogo ao receber elementos do xadrez como a inclusão de tabuleiro e o retorno de uma peça ao se alcançar a casa da última linha da arena.

Os árabes o batizaram de Alquerque e contribuíram para difundir o jogo de dama com suas invasões a Espanha no início do século VIII.

Esses contatos com egípcios, gregos e europeus teve como consequência a popularização do jogo de dama pela Europa e depois para o restante do planeta.

jogo de Dama

Por que é chamado jogo de dama?

Porque… era um jogo… jogado… só… por mulheres?

É isso o que pensa?

É essa é sua impressão?

Pelo fato de ser chamado jogo de dama chega na dedução fácil que era considerado um jogo feminino na idade média?

Pelo motivo de ser mais fácil, menos complexo, do que o xadrez, era relegado para as mulheres por serem vistas como intelectualmente inferiores e o xadrez exigir intelecto mais refinado?

Acredita que os europeus das antigas tinha uma visão tão machista e descolada da realidade?

Sim, tinham.

Pombas, hoje, nos deparamos com discursos antifeministas (vá almoçar no domingo com seu vô Gumercindo), imagina na época que as mulheres deviam se casar de acordo com a vontade dos pais (do pai, na verdade)?

Todas as impressões anteriores que tivera são exatas. É jogo de dama porque era jogado por mulheres na idade média, por isso considerado um jogo feminino.

O jogo

Para se jogar damas é preciso de no mínimo dois participantes que manipulem 12 peças brancas e 12 peças pretas no tabuleiro de 64 casas, modelo de tabuleiro mais difundido aqui no Brasil (na Europa o mais popular é o de 100 casas), alternadas entre claras e escuras.

As peças devem ser colocadas sobre as casas escuras, sendo que as três últimas fileiras  horizontais de cada extremidade do tabuleiro devem se colocadas peças brancas e pretas de modo que se antagonizem, que cada grupo de peças fiquem defronte uma para a outra.

O objetivo do jogo de dama é imobilizar ou capturar as peças do adversário.

jogo de Dama

As regras

As peças devem ser movidas apenas nas diagonais e para frente, sempre uma casa de cada vez.

Todo movimento de peça é chamado de lance e deve se avançar apenas uma casa a cada lance.

Para fazer a captura de peças, é preciso passar sobre a que vai ser capturada a que detêm domínio quando a peça do adversário estiver entre a sua casa e a de destino. É possível em uma mesma jogada capturar mais peças, desde que todas estejam na rota do caminho nas diagonais.

Quando se consegue deslocar a peça de seu tabuleiro até a oitava linha do lado adversário, isto é, até o outro extremo do tablado, premia-se o feito recuperando uma peça perdido para que fique sobre a que alcançou o extremo. Nessa condição, passa a ser tratada como “dama” e por isso ganha movimentos adicionais, como o de poder se deslocar para todas as direções, para frente, trás e diagonal.

Será decretado empate se ocorrem vinte lances seguidos sem captura de peças ou quando um jogador tem a vantagem de duas damas para uma em relação ao adversário e em vinte lances não concluir a partida.

Benefícios neurológicos do jogo de dama

O jogo de dama estimula o raciocínio, pois apesar de menos complexo que o xadrez não significa que dispensa estratégia, estimula a atenção, ajuda a manter a calma e fazer gestão de recursos.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Leia mais de nossa sessão geral.

About the author

yasmin