Religião

Oxum significado: saiba mais sobre a deusa do amor

Oxum significado

História de Oxum

Oxum, assim como os demais orixás, era filha de Oxalá. Certo dia, Oxum resolveu se casar com Xangô e viver com ele em seu palácio. Porém, vaidosa e amante de luxo e joias, Oxum não tinha nenhuma vontade de perder seu tempo com afazeres domésticos, o que causou muita raiva em Xangô.

O orixá resolveu então prendê-la  em uma torre, para que pudesse ser livre novamente. O que Xangô não contava era que Exu se intrometesse na relação do casal.

Veja também – Significado de Amém

Exu, por sua vez, correu e contou para Oxalá o que estava acontecendo com Oxum. Oxalá entregou um pó a Exu e falou que ele deveria soprá-lo sobre Oxum.

Como Exu conseguia se transformar no que quisesse, ele resolveu transfigurar-se na figura de um pombo, a fim de conseguir chegar no alto da torre e cumprir com o que haviam lhe confiado.

Chegando na torre, Exu soprou o pó sobre Oxum que logo se tornou uma linda pomba e voou de volta para o lar de sua família.

Oxum na umbanda e no Candomblé

Oxum é uma orixá cultuada na umbanda e no candomblé, religiões afro-brasileiras. De acordo com essas crenças, Oxum é considerada a deusa do amor, do dinheiro, do luxo, dos rios e das cachoeiras.

De acordo com a história de Oxum, essa orixá é a deusa do rio africano conhecido como ‘Osun’ ou como o próprio nome da deusa. A ‘forma física’ de Oxum é a mesma de uma mulher elegante e esbelta.

A figura original dessa orixá é uma moça carregando apenas um espelho na mão, mas podemos imaginá-la como alguém que ama estar rodeada por perfumes, joias e luxos.

Além disso, a orixá também é considerada a deusa da beleza, da maternidade e da fertilidade. Sendo, dessa forma, protetora dos recém-nascidos e das gestantes.

Juntamento com Iasã e Obá, Oxum é uma das esposas de Xangô. Ela é a mais pura representação do poder feminino e da sabedoria.

Oxum não pode ser confundida com Oxumarê, pois de acordo com as religiões africanas, tratam-se de orixás diferentes.

Assim como todo Orixá, Oxum também possui suas formas de cultuamento. Confira!

  • Símbolo= leque com estrela (abebé) e espelho
  • Dia da semana= sábado
  • Cor= amarelo-ouro (candomblé), azul-escuro (umbanda)
  • Comida=canjica, ovos, omolocum, xinxim, banana
  • Oferenda= perfumes, espelhos, adereços, flores amarelas e brancas, suas comidas, velas, suas bebidas.
  • Sincretismo=Oxum foi sincretizada em Nossa Senhora da Conceição e em Nossa Senhora Aparecida.

Oração para Oxum

Oxum, minha senhora! Bendita seja tu e tuas águas que garantem vida e nos livra de todo mal. Venha até mim, bela orixá, e faça-me sedutor, doce e suave como és.

Venha, minha linda mãe! Permita que o amor domine a minha vida e que eu seja capaz de amar da mesma forma. Livre de mim toda feitiçaria e toda inveja.

Através de seu doce néctar, me ajude a obter equilibro e consciência para agir da forma correta perante tudo que eu enfrentar.

Desejo ser como suas doces águas que enfrentam todos os desafios dos rios. Quero percorrer meu caminho sem parar, assim como a correnteza.

Cure meu corpo e minha alma com suas lágrimas. Transborde em mim o seu amor, a sua bondade e a sua beleza. Me conceda prosperidade, minha mãe. Axé.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica