Religião Uncategorized

O que significa Xangô: saiba mais sobre o orixá da justiça

O que significa Xangô

Xangô é o nome dado a um orixá cultuado por religiões afrodescendentes. Ele é considerado por esses fiéis como o orixá defensor dos intelectuais, da justiça, do fogo e dos trovões.

As pessoas ocorrem a essa divindade para resolver problemas relacionados a trabalhos de cunho intelectual, para ter mais sabedoria, para melhorar nos estudos, etc. Assim sendo, para esses crentes, Xangô é quem rege toda a sabedoria existente, assim como é quem gera o poder dada à justiça e à politica.

Esse orixá, quando comparado a outras crenças, pode ser equivalente a Odin, na mitologia nórdica, a Júpiter, na mitologia romana e a Zeus, na mitologia grega.

A história de Xangô conta que, de acordo com lendas africanas, ele era o rei de uma região chamada de ‘Òyó’ (que hoje conhecemos como Nigéria) e era considerado um governante justiceiro, vaidoso, violento, atrevido e autoritário. Dessa forma, ele era muito conhecido por sua justiça cega, justa e dura.

Xangô na umbanda e no candomblé

As religiões afro-brasileira como a umbanda e o candomblé cultuam esse orixá que é considerado filho de Yemanjá e esposo de outras três orixás: Obá, Iansã e Oxum.

Cada divindade cultuada nessas religiões possuem símbolos, comidas, dias da semana, armas, etc. Saiba mais sobre os tipos de cultuamento atribuídos a Xangô:

  • Simbolo de Xangô= ‘Oxé’ ou ‘machado de Xangô’
  • Arma= Machado de duas lâminas (que é carregado por fieis incorporados por esse orixá).
  • Dia da semana= Quarta-feira
  • Cor= vermelho e branco
  • Comida= amalá

No candomblé, uma das principais religiões trazidas da África pelo povo iorubá, as divindades da natureza são conhecidas como orixás e sãos esses orixás os responsáveis por tudo que nos rodeia.

Além de Xangô, existem ainda um monte de orixás que regem essas religiões provenientes do povo africano. Confira alguns:

  • Ogum= orixá defensor da ordem e da lei. É ele o responsável por criar caminhos e levar o fiel a vencer lutas e dificuldades. Além de ser o defensor dos mais fracos, Ogum é ainda o dono do fogo e do ferro.
  • Exu= Orixá que possui dois lados: um bom e um mal. Todo tipo de ação que norteia humanos e até mesmo o mundo astral é realizado por ele.
  • Yemanjá= Rainha do mar e mãe de quase todos os orixás.
  • Oxalá= Pai de todos os orixás
  • Oxum= Deusa da beleza, do dinheiro, do luxo, dos rios e cachoeira. Uma das esposas de Xangô.

De acordo com o sincretismo religioso, Xangô é sincretizado na figura de São Miguel, Santo Jerônimo e Santa Bárbara.

Oração para Xangô

Pai Xangô, o senhor é o responsável pela defesa da justiça dos homens e de Deus. Sua justiça é responsável por criações dignas de rei e excede além da morte. Venha com seu machado me defender de todo tipo de injustiça e perseguição. Me ajude com minhas dívidas e mazelas…

Proteja-me, meu são Jerônimo! Permita que a justiça me acompanhe por onde eu passar.

Quero sempre contigo estar, pois sei que tiras meu desespero e minha dor. Livra-me de toda inveja e de toda falsidade. Axé.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica