Religião

O que significa saravá: saiba mais sobre a origem da palavra!

O que significa saravá

A palavra ‘saravá’ é usada como uma saudação entre os membros de religiões afrodescendentes, tais como: Umbanda e Candomblé.

Na verdade, a palavra é uma interjeição e possui o mesmo significa de ‘salve’, ‘viva’ ou ‘bem-vindo’. Sendo, portanto, sinônimo dessas.

Veja também – Significado de Amém

Saravá, dentro das religiões afrodescendentes, é muito utilizada para receber os participantes dos cultos religiosos, mas também pode ser utilizada como uma forma de despedida. Por exemplo:

  •  “Saravá, meu irmão!”
  • “Saravá, Ogum”.

O que significa saravá

O que é saravá: conheça a história

Os negros trazidos para serem escravos no Brasil eram oriundos da África, mais especificamente, eram povos que possuíam línguas bantus. Portanto, por conta de todas as dificuldades de fala dessas línguas e, também, do próprio português, quando os escravos tentavam falar a palavra ‘salvar’ ou ‘salvo’, eles acabavam pronunciando ‘salavá’ ou qualquer coisa semelhante.

Depois de algum tempo, a saudação entre os religiosos se tornou o famoso ‘saravá’.

Hoje, para algumas religiões afrodescendentes, o famoso saravá ainda possui o significado de ‘força que movimenta a natureza’, mas, de uma forma geral, é apenas uma saudação respeitosa e calorosa.

O fato de haver tanto preconceito social e tanta intolerância religiosa faz com que a maioria das expressões afro-brasileiras acabam adquirindo significados pejorativos, o que é uma tremenda ignorância.

A história por traz da palavra só prova o quanto a nossa sociedade está cada vez mais retrograda. Afinal, não buscar saber o real significado de uma palavra simplesmente por ela ser mais usada dentro de religiões afrodescendentes só mostra o quão ignorante nos tornamos.

O que significa saravá

Significado de saravá mizifio

Mizifio é o termo também utilizado dentro de cultos religiosos afrodescendentes. Sua expressão pode significar: meu filho.

Se relembrarmos o significado de saravá: salve, viva, bem-vindo e, se juntarmos com o significado de mizifio, teremos a saudação: “Seja bem-vindo, meu filho” ou “Salve, meu filho”.

Saravá rede de restaurantes no Brasil

A palavra ‘saravá’ também virou rede de restaurante muito famosa, por sinal.

O restaurante é famoso por sua feijoada servida todas as quartas e sábados e por ter diversos pratos preparados na frente dos clientes.

O restaurante pode ser encontrado como: Saravá Feijoada ou Saravá Guarulhos, Saravá Iguatemi, Saravá Goiânia, Saravá Trancoso… e em diversas outras cidades.

Artigos Relacionados:

About the author

Jessica