Língua Portuguesa Filosofia Religião

Epifania: O que é, conceito e definição. Entenda!

O que é epifania

Epifania é uma palavra derivada do grego ‘epiphanéia’ que significa manifestação. Sendo assim,o termo é utilizado para fazer menção a uma aparição ou revelação com sentido divino ou espiritual, normalmente.

Além disso, de acordo com a filosofia a palavra pode ser usada para descrever um sentimento profundo de realização.

Veja também – Significado de leviano

Esse sentimento pode surgir a partir da compreensão da essência de algumas coisas, no sentido de conseguir finalmente aceitar algo como  solucionado, completo ou esclarecido.

O termo pode ser usado também para descrever um pensamento iluminado inspirado em algo divino que surge justamente em momentos complicados, duvidosos ou de muitas tristezas.  Ajudando, dessa forma, na solução de problemas e dificuldades.

Depois desse conceito, não é difícil compreender que muitos misticos, cientistas, filósofos e religiosos afirmaram ter passado em algum momento por uma situação como essa, não é mesmo? Pois bem, para a igreja católica um pensamento epifânico está diretamente relacionado a algo divino. Ou seja, de acordo com essa religião, se você conseguiu ter aquele pensamento ou ideia que te ajudou a solucionar algo muito importante, isso é sinal de que quem te ajudou, na verdade, foi uma entidade divina.

Apesar de não parecer muito logico, esse pensamento cristão se baseia em uma passagem da Bíblia sagrada, onde após o nascimento de Jesus, três magos tiveram uma revelação divina e foram guiados por ela até onde o primogênito de Deus estava.

Epifania na literatura

De acordo com a literatura, a maneira de demonstrar algum conceito é chamada de epifania. Ou seja, é conseguir transmitir em palavras o pensamento do autor e torná-lo claro e sucinto para que o leitor consiga compreendê-lo.

Em outras palavras, é conseguir explicar para quem ler, algo que só quem está escrevendo compreende.

Epifania do Senhor

Dois domingos após o natal a igreja católica organiza uma grande festa cujo o nome é Epifania do Senhor.

Essa festa é dividida em três eventos. Confira os nomes!

  • Epifania a João Batista no rio Jordão
  • Epifania do milagre de Caná
  • Epifania dos magos do oriente

Sinônimo de epifania

São consideradas sinônimos de epifania as seguintes palavras:

  • iluminação, manifestação, revelação, representação, lampejo, inspiração, etc.

Epifania letra

Confira algumas das músicas relacionadas com o tema mais procuradas na internet:

Artigos relacionados:

About the author

Jessica