Geral História Língua Portuguesa Religião

Caboclo é o nome dado a filhos de índios com brancos. Entenda!

Qual o significado de caboclo

Caboclo se origina de kari’boka, palavra em tupi que pode ser traduzida como “filho de branco”. Porém, alguns especialistas não concordam com essa teoria etimológica. Enquanto uns acreditam que a palavra pode ser derivada do tupi ‘caa boc’ (aquilo que surge da floresta), outros acreditam que pode vir de kari´boka ou Kuriboka (filho de branco com uma índia).

De qualquer forma, caboclo era o nome utilizado pelos primeiros lusitanos que chegaram ao Brasil para descrever filhos de índios com brancos.

Veja também – Significado de cronograma capilar

Ainda hoje o termo é utilizado, mas atualmente tem o seu conceito relacionado à caracterização da personalidade de homens do sertão ou a cultos de religiões afrodescendentes.

Também nomeados como caiçara ou mameluco, os caboclos se originaram dessa miscigenação (resultado da colonização) e por conta disso tinham a pele acobreada.

Atualmente, os caboclos e mulatos, por exemplo, são a maior parte da população brasileira, tendo como representação as pessoas com pele parda.

Quando dizemos que o Brasil de misturas é justamente isso que queremos dizer, que por conta de toda essa miscigenação que ocorreu no nosso país, todos nós somos resultados dessas misturas de raças.

Caboclo na Umbanda

Em algumas religiões afrodescendentes como a Umbanda, caboclo está relacionado a um espírito evoluído que se transfigura em um indígena e tem como função incentivar a caridade e guiar os fiéis na terra, isso tudo através da incorporação de pais de santo.

Ainda dentro da Umbanda, os caboclos, assim como os pretos velhos e os erês, são classificados como as principais entidades.

Cabocla novela

Cabocla é uma novela global que ficou no ar entre os meses de maio e novembro de 2004. Foi uma novela líder de audiência, sendo a 64ª a ser exibida no horário das 18h.

De autoria de Benedito Ruy Barbosa, Cabocla contava a história de um jovem rico que se envolvia com diversas mulheres e passava a noite se embebedando e farreando. Certo dia, ele descobre que possui um sério problema de saúde e resolve se reclusar na fazenda de um primo.

Ao chegar em seu destino, o jovem se encanta por uma tímida cabocla da região. No entanto, para conseguirem ficar juntos, eles precisam enfrentar diferenças sociais, política, intrigas, etc.

A novela pode ser encontrada nos streamings da Globo.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica