Língua Portuguesa

Abnegação: o que é, conceito e definição. Confira!

O que significa abnegação

Abnegação, de acordo com o dicionário da língua portuguesa, é o ato de negar aos seus desejos, de realizar recusas e renúncias a alguém ou a algo.

Ter um comportamento ou uma ação de abnegação é abrir mão de vaidades, da ambição, de riquezas, de certas atitudes, etc. Ou seja, é realizar algum tipo de sacrifício, como abrir mão dos próprios interesses em prol de outrem ou por outra coisa.

Veja também – Significado de leviano

Um dos melhores exemplos de abnegação que existe: mães que abrem mão da própria vida a fim de cuidar dos filhos.

No geral, essa palavra possui um sentido positivo, mas como tudo na vida, ela também pode ter o seu sentido negativo. Isso acontece quando o conceito da palavra muda em um determinado contexto em que uma pessoa está agindo com indiferença, frieza e desinteresse.

Além disso, abnegação ainda possui o seu conceito relacionado com o ascetismo. Isso que dizer que quando uma pessoa abre mão de desejos carnais e possui como foco a perfeição espiritual ou a perfeição moral, essa pessoa está praticando a abnegação ascética.

Sinônimo de abnegação

São consideradas sinônimos de abnegação as seguintes palavras:

  • Altruísmo, desapego, generosidade, renuncia, desinteresse, desambição, despretensão, etc.

Abnegação no filme divergente

No livro e no filme ‘Divergente’, as pessoas são separadas e vivem pelo resto da vida na facção escolhida na adolescência.

Sendo assim, abnegação é uma das facções mencionadas no longa e também é onde a personagem principal nasceu e cresceu, antes de trocá-la por outra facção, a audácia.

Abnegação e religião

Por seu significado, com certeza essa palavra seria usada no âmbito religioso.

Em algumas religiões, abnegação é um dos principais sentidos da existência humana e quase um ‘mandamento’ a ser seguido.

Abnegação dentro do cristianismo traz a tona atitudes e discursos de Jesus. Em uma passagem mencionada na Bíblia, o filho de Deus diz:

“Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me”. Lucas 9:23

Abnegação segundo o espiritismo, tem a ver com conselhos e ensinamentos de Allan Kardec “devotamento e abnegação”.

Abnegação e altruísmo

Como dito acima, abnegação e altruísmo são palavras que possuem o mesmo sentido, ou seja, são sinônimas.

Dessa forma, podemos entender que ao falar de uma situação onde houve um ato de abnegação ou de altruísmo, estamos falando sobre alguma atitude de generosidade.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica