Geral

O que é ambição? Isso é bom ou ruim? Entenda o significado

Certamente, em algum momento da vida, você já deve ter sentido-se ambicioso e se perguntado se ter ambição é algo bom ou ruim. Se você sempre teve essa dúvida, a seguir, nós vamos te explicar o que é ambição, que, na maioria das vezes, tem o conceito confundido com o de ganância. Confira!

O que é ambição?

Ambição é o nome dado a um forte desejo de poder ou riquezas, honras ou glórias. Trata-se de uma vontade constante de obter sucesso ou de alcançar um objetivo.

Entenda melhor o significado de ambição

Derivada do latim “ambire”, que quer dizer “mover-se livremente”, isto é, criar o seu próprio caminho na vida, a palavra ambição significa uma vontade de obter sucesso e alcançar os objetivos.

Portanto, uma pessoa ambiciosa é aquela que sempre toma a iniciativa, apresenta projetos, se arrisca, sonha, tem o desejo de mover o mundo. No entanto, por ser confundida, muitas vezes, com a palavra ganância, ambição passou a significar, equivocadamente, sinônimo de egoísmo ou egocentrismo.

E o motivo para essa confusão, segundo o comentarista de comportamento Felipe Pena, pode ter surgido de três hipóteses: inveja, utilização da palavra ambição como antônimo de humildade ou, ainda, por conta do peso negativo deste termo na cultura pop e erudita.

Ele explicou ao portal G1: “É muito mais fácil desqualificar o sonho e o desejo do outro do que você ser ambicioso a ponto de correr atrás do seu”. E se você sempre achou que alguém ambicioso é o mesmo que ganancioso, nós vamos te explicar nos próximos parágrafos qual é a diferença entre ambição e ganância.

Veja também:

O que é ambição

Qual é a diferença entre ambição e ganância?

De acordo com os dicionários, o conceito de ganância está relacionado à cobiça, cupidez, avidez, ânsia por ganhos exorbitantes. Isto é, à vontade exagerada de possuir ou receber mais do que os outros.

Só por aí, já é possível perceber a primeira diferença entre ambição e ganância. Enquanto um indivíduo ambicioso busca sempre ter mais daquilo que deseja, seja dinheiro, saúde, qualidade de vida, poder, melhores condições de trabalho, bem-estar, um país melhor, etc., uma pessoa gananciosa que ter tudo isso também, só que mais que os outros.

Além disso, outra diferença é que uma pessoa ambiciosa jamais desrespeitará os valores éticos, morais e a honestidade para conseguir os seus objetivos. Ela fará isso sem prejudicar terceiros, ao contrário de uma pessoa gananciosa, que passará por cima de todos e de tudo para ter o que quer, isto é, ela o fará a qualquer custo.

Alguém com ganância sempre buscará ter tudo o que quer, mesmo que as pessoas à sua volta sofram. Alguém com ambição lutará para ter tudo o que deseja, mas sem ferir as pessoas, animais ou o meio ambiente. Portanto, não há nenhum problema em ser uma pessoa ambiciosa, mas sim gananciosa.

Gostou de saber o que é ambição e qual o seu significado? Compartilhe esse post!

Até a próxima!

About the author