Língua Portuguesa

O que é soberba e por que é um sentimento ruim para se nutrir?

Soberba

Soberba, substantivo feminino e derivado do latim. É caracterizada por uma certa prepotência e superioridade de uma pessoa em relação a outra. Não é difícil de encontrarmos exemplos dessa atitude nas relações interpessoais. Não à toa, a soberba é a última dos 7 pecados capitais.

Quais as características de uma pessoa soberba?

Um dos sinônimos para soberba é orgulho. Mas um orgulho extremamente elevado em que a pessoa se entende como melhor que os outros.

Essa atitude manifesta-se em pequenas ações, como:

  • Humilhações a alguém;
  • Agressão física ou verbal;
  • Extrema arrogância;
  • Se achar superior a o outro;
  • Prepotência;
  • Dizer que pode fazer algo melhor que você quando não pode;
  • Excessiva vaidade;
  • Não medir esforços e não pensar nas consequências para chegar a um ponto que deseja.

As pessoas soberbas gostam de se aparecer. Possuem a necessidade de a todo momento reafirmarem que são melhores. Podem também dizer que possuem mais dinheiro, são mais inteligentes, mais capazes do que você.

Não é difícil diagnosticar uma pessoa que seja assim. Provavelmente você já pensou em algum exemplo de alguém com quem convive.

Entretanto, não deixe se afetar por isso. E também tenha o cuidado para você não se tornar soberba.

Soberba

Como a soberba pode ser ruim?

Caso você esteja perguntando-se se é uma pessoa soberba ou não, tente ver ao seu redor e o efeito de suas ações. Aqui seguem algumas dicas:

  • As pessoas afastam-se de você quando começa a falar sobre seus méritos?;
  • Você sente a necessidade de a todo momento dizer como é capaz de fazer algo?;
  • Alguém conseguir fazer algo que você não sabe te ofende?;
  • Você precisa estar sempre na primeira posição da hierarquia social?.

Questionando-se sobre isso, você começara a pensar sobre suas ações. Às vezes temos necessidade de sermos elogiados pelas pessoas. Isso é normal. Entretanto, querer ser sempre o centro das atenções passa a ser um problema.

Não é ruim você ter orgulho de seus feitos, mas pode causar problemas para a sua vida social se quiser desmerecer alguém por conta deles.

As pessoas se afastam de quem é soberba. E, muitas vezes, alguém soberba acredita que pode fazer qualquer coisa. Possui uma extrema autoconfiança. Quando não consegue realizar o que pretendia ou mente falando que conseguiu e novamente se portando melhor que os outros, ou cai em depressão.

Quando for contar a alguém sobre seus feitos, sempre pense se está sendo arrogante. Ou se quer contar apenas para se sentir melhor que o outro.

Nunca se esqueça que as pessoas são diferentes e cada uma possui uma habilidade. Você não precisa ser melhor que todo mundo e nem querer aparentar ser. Ser você mesmo sem querer ser superior a ninguém é uma ótima atitude.

Até mesmo a Bíblia já condenava a soberba. Um bom fiel cristão é aquele que prega a humildade. Assim, só lhe é superior Deus. Ser soberba é querer ser superior e o oposto a ser humilde. Algo completamente diferente do que previa a Bíblia.

Sendo a soberba um pegado capital, vemos que ela está presente há muitos anos. E até hoje tem sido uma dificuldade como evita-la. Mas lembre-se sempre de que respeitar os outros e os seus limites já é um gesto de humildade e um meio de evitar a soberba.

Não posso me amar?

Ao contrário. Você deve se amar sempre. E nutrir tal sentimento também em relação ao próximo.

Se amar é fundamental para que a pessoa se aceite, desde sua aparência física até outras limitações que possa ter.

Normalmente uma pessoa soberba é alguém que não se ama. Por isso ela tem necessidade em ficar reafirmando que é melhor que alguém. Precisa contar inúmeras histórias para provar que pode fazer algo.

Também é alguém inseguro pois tem medo de falhar. Acaba lidando mal com as frustrações, o que atrapalha os seus relacionamentos.

Soberba

O excesso de orgulho leva ao sofrimento. Quando uma pessoa não consegue ser tão boa quanto ela imagina que é, sofre. Isso pode gerar agressividade também. Por exemplo, um chefe que falha sempre buscará um culpado em sua repartição. Nunca admitirá a culpa. Sempre dirá que o outro que deixou de fazer algo ou que o prejudicou.

Caso seja contrariado, esse chefe pode apelar para alguma punição ao trabalhador. Ou também dizer que ele quem sabe, que ele detém a verdade.

Os soberbos não sabem escutar críticas. Pois imaginam que essas sempre querem o destruir. Quando, ao contrário, saber lidar com as críticas é uma oportunidade de crescimento. Um amigo que o crítica quer vê-lo crescer e não te destruir.

O desejo de querer estar sempre no lugar mais alto, em se destacar é muito diferente de amar a si próprio. Quem ama a si mesmo sabe que não há porque humilhar o outro dizendo que é superior. Para que competir sendo que todos se complementam?

Assim, se você convive com muitas pessoas soberbas, tenha atenção para não desanimar com a postura delas. Saiba que você pode fazer inúmeras coisas amando a si mesmo. E, certamente será mais feliz vivendo sua vida sem querer ser melhor que o outro.

Não caminhe para o orgulho e vaidade. Do que lhe adianta ter o melhor tênis? Apenas para comparar com o do seu amigo e dizer que o teu é melhor? Isso não lhe trará grande crescimento.

Também não significa que por ser chefe você é melhor que alguém, mas apenas que teve uma oportunidade e batalhou por ela. Até mesmo um professor não é melhor que os alunos. Ele somente tem mais conhecimento que eles. Por isso, não deve jamais ser arrogante ou agressivo com aquele que o escuta, mas respeitá-lo

Ocupar uma posição ou ter algo que o outro não tem não faz ninguém melhor que ninguém. Ser arrogante também não fará com que as pessoas te amem mais. Somente te temerão ou te desprezarão. Seja você mesmo sem desrespeitar qualquer um.

Combata a soberba e a ganância em ser melhor que o outro. Aceite seus defeitos, suas limitações e seja feliz! Você terá uma vida mais leve e proveitosa.