Língua Portuguesa

Significado de hierarquia (definição e conceito)

Hierarquia é uma maneira de se organizar a classificação de algo. Esta separação é feita por meio da comparação das relações entre os componentes, estabelecendo uma divisão entre eles. Por exemplo, a hierarquia dos cargos dentro de uma organização.

Ela também é usada para separar em categorias os vários membros de uma classificação de acordo com alguns critérios pré-estabelecidos. No estudo do comportamento dos animais podemos estabelecer vários tipos de hierarquia, entre elas, de acordo com a dominância que um grupo estabelece sobre os demais.

Veja também – O que é uma procuração?

Os critérios para se estabelecer um sistema de hierarquia dependem da finalidade da classificação que se está realizando. Para definirmos os artistas mais ouvidos, pode-se utilizar critérios como visualizações no Youtube, número de vezes que é tocado nas rádios, etc. Já se a classificação for para definir o artista mais carismático, os critérios serão outros.

O que é hierarquia?

A hierarquia é uma maneira de ordenar a distribuição de itens dentro de uma classificação de acordo com o poder ou das características de cada elemento. Através da hierarquia é possível criar uma classificação em forma de graus ou escalas que irão diferenciar os componentes desta ordenação.

Por exemplo, a hierarquia é utilizada nas forças armadas para definir as nomenclaturas das patentes e os poderes dos militares. As igrejas também possuem uma hierarquia que estabelece os cargos e funções dentro da Instituição.

A distribuição de poderes é o fator mais evidente da hierarquia. Por meio dela, sabemos como o poder é exercido dentro da organização. Quais são os cargos e que poderes cada um possui dentro da estrutura.

A relação de autoridade e subordinação também é estabelecida por meio da hierarquia. É possível estabelecer as relações entre os cargos de maior poder daqueles que submetem à estas autoridades. Desta maneira podemos perceber a autoridade que o diretor exerce sobre o gerente, e deste em relação ao supervisor, e assim por diante.

Ao observarmos a hierarquia de uma organização podemos verificar as escalas de poder e autoridade. É a forma ordenada na qual os poderes são divididos, desde os cargos inferiores, passando de forma escalonada aos cargos intermediários, até chegar às funções de maior autoridade no grupo.

hierarquia

Hierarquia: conceito e definição

A palavra hierarquia é um substantivo feminino que designa um sistema de organização baseado na ordem de prioridade dentre os elementos de um conjunto ou de acordo com as relações de subordinação entre os membros de um grupo.

Por exemplo, nos hospitais existe a recomendação de prioridade para atendimento de acordo com o nível de gravidade do paciente. Desta forma, a chamada classificação de risco, estabelece que os atendimentos devem ocorrem seguindo a seguinte ordem: primeiro as urgências, depois os casos de emergência, os casos pouco urgentes e por fim os casos não urgentes.

Na origem, a palavra estava relacionada à religião já que seu uso era mais frequente entre os religiosos. Hierarquia deriva de dois termos gregos “hieros” (sagrado) e “arkhei” (governo, ordem). Ou seja, a organização dentro do sagrado ou da religião.

A hierarquia também serve para estabelecer a divisão de poderes e os níveis de subordinação entre elementos de um mesmo grupo. Assim, as responsabilidades, funções e poderes entre os participantes de uma organização serão definidos segundo a hierarquia entre eles.

Por exemplo, dentro da Igreja Católica, o Papa exerce o cargo máximo dentro da hierarquia da Instituição. Abaixo dele estão os Cardeais, em seguida os Arcebispos, os padres, e assim por diante.

A hierarquia também pode ser utilizada para estabelecer ordem entre questões como valores, nível de importância ou ordem de grandeza. Desta maneira, no campo das medidas podemos estabelecer uma hierarquia que começa nos milímetros, segue para os centímetros, aumenta para os metros, avança para os quilômetros, etc.

São sinônimos de hierarquia as seguintes palavras: classe, escala, grau, categoria, graduação, série, grupo, ordem, classificação, posição, encadeamento, organismo, sequencia, ascendência, ascensão, etc.

Hierarquia nas empresas

Dentro das empresas a hierarquia é utilizada para definir a divisão de comando, separação de funções e ordenamento das relações de subordinação entre os cargos ou setores.

Por meio da hierarquia podemos observar o grau de autonomia de cada membro e também a relação que ele estabelece com os demais cargos da organização. Por exemplo, o supervisor possui suas funções, tem alguns poderes, comanda vários cargos abaixo dele na estrutura hierárquica, mas também tem que se submeter àqueles que estão acima dele, como os gerentes e diretores.

hierarquia

Alguns estudiosos dividem a hierarquia dentro da empresa segundo três classificações: estratégica, tática e operacional. As áreas estratégicas são compostas pelos cargos de direção e responsáveis por definir as metas e estratégias de longo prazo.

A área tática, formada por chefes e gerentes, responsabiliza-se por traduzir estas metas em ações práticas que serão realizadas no cotidiano da empresa. Já o setor operacional, composto por líderes de equipes e supervisores, é responsável por executar as atividades que levarão ao cumprimento das metas.

O estudo da hierarquia de uma organização permite verificar se ela prioriza a autonomia, a relação harmônica entre os cargos e a agilidade na tomada de decisões. Isto ocorre em empresas que prezam a flexibilidade e a inovação nas atividades e nos processos.

Porém, empresas que possuem uma hierarquia rígida são caracterizadas pela valorização da obediência, respeito à ordenação de poderes e a observância das regras, costumes, valores e procedimentos. São organização que valorizam a estabilidade, previsibilidade, ordenamento e a evolução gradual.

Muitos problemas ligados à gestão podem ser relacionados à conflitos internos sobre a estrutura hierárquica da empresa. Não é raro, grandes empresas promoverem reestruturações em suas estruturas eliminando linhas de comando, cargos ou criando novos para atender às necessidades da companhia e a realidade do mercado.

Exemplos de uso da palavra hierarquia

“ A hierarquia atual dada aos seres vivos está dividida, em ordem decrescente, da seguinte maneira: espécie, gênero, família, ordem, classe, filo e reino. ”

“ Aqui existe o respeito às normas, temos ordem e hierarquia que devem ser observadas. ”

“ Ele foi punido por quebrar a hierarquia da Instituição. Ações assim são reprovadas, e esta medida disciplinar servirá como exemplo aos demais. ”

About the author

yasmin