Língua Portuguesa Geral

Significado de filantropia: Conceito e importância da causa. Confira!

Filantropia significado

Filantropia vem do grego e significa amor à humanidade. Sendo assim, entidades filantrópicas sabem que a melhor maneira de valorizar o ser humano é assegurar a todos o seu direito à saúde, à educação, à segurança e assistência social. E é isso que instituições filantrópicas, em parceria com o estado, buscam fazer pelas pessoas.

Importância da filantropia

As primeiras escolas e o primeiro hospital do Brasil, a Santa Casa de Santos, foram fundados por instituições filantrópicas. Elas foram pioneiras na formulação e execução das políticas públicas desde o descobrimento do país.

Veja também – Significado de subestimar

Até hoje, as instituições colaboram ativamente com o estado e são fundamentais para o atendimento da população no ensino, nos hospitais e entidades de assistência. O governo não consegue sozinho. Por isso, a importância tão grande de ações de entidades filantrópicas para dar suporte a quem tanto precisa.


Certamente, você ou algum conhecido já foram beneficiados por uma filantrópica, mesmo sem saber disso. Por todo o país, há pessoas que são “esquecidas” pelo sistema. Mas graças aos trabalhos de entidades filantrópicas, essas pessoas são alcançadas.

Em reconhecimento à importância do trabalho filantrópico, a própria constituição brasileira garantiu uma imunidade tributária, para viabilizar a continuidade do trabalho das instituições.


filantropia

FONIF

A incompreensão do papel da filantropia levantou questionamento e trouxe inseguranças jurídicas. Com atuação descentralizada, ninguém representa as filantrópicas no governo. Eis que, em 2013, surge a FONIF-Fórum Internacional das Instituições Filantrópicas, formada por mantenedoras de entidades filantrópicas da educação, saúde e assistência social.

A FONIF existe para que a importância da filantropia não fique oculta e para preservar a dignidade do povo brasileiro.

A FONIF existe para lembrar a todo cidadão que todos tem direito a ter acesso às politicas publicas e ser bem cuidado. No entanto, a FONIF precisa de nós para que esse tipo de trabalho continue.

Para apoiá-los, basta basta se preocupar em se informar e discutir os assuntos sociais e apoiar as causas humanitárias levantadas pela instituição.

Filantropia e responsabilidade social

A filantropia, como afirmado acima, tem relação com o estado, com empresas… possuindo como foco o bem estar geral de uma comunidade.

Quem realiza esse tipo de trabalho ( empresas, cidadão ou organizações) tem como principal vertente a caridade e o poder de oferecer algum tipo de assistência. Podemos entender a filantropia como o primeiro passo para a responsabilidade social.

Por sua vez, a responsabilidade social diz respeito a preocupação com o pessoal dentro de uma vertente, como todos os públicos relacionados a uma organização.

Se pegarmos como exemplo uma grande empresa, a responsabilidade social dela estará relacionada à preocupação com seus fornecedores, com seus consumidores, colaboradores, prestadores de serviço, meio ambiente, etc.

A responsabilidade social tem mais a ver com o termo ‘responsabilidade’ do que com a caridade. Ou seja, é um dever e não um privilégio

Artigos relacionados:

About the author

Jessica Ribeiro