Geral

Filantropia: Conceito e importância da causa. Confira!

Filantropia vem do grego e significa amor à humanidade. Sendo assim, entidades filantrópicas sabem que a melhor maneira de valorizar o ser humano é assegurar a todos o seu direito à saúde, à educação, à segurança e assistência social. E é isso que instituições filantrópicas, em parceria com o estado, buscam fazer pelas pessoas.

Importância da filantropia

As primeiras escolas e o primeiro hospital do Brasil, a Santa Casa de Santos, foram fundados por instituições filantrópicas. Elas foram pioneiras na formulação e execução das políticas públicas desde o descobrimento do país.

Até hoje, as instituições colaboram ativamente com o estado e são fundamentais para o atendimento da população no ensino, nos hospitais e entidades de assistência. O governo não consegue sozinho. Por isso, a importância tão grande de ações de entidades filantrópicas para dar suporte a quem tanto precisa.

Certamente, você ou algum conhecido já foram beneficiados por uma filantrópica, mesmo sem saber disso. Por todo o país, há pessoas que são “esquecidas” pelo sistema. Mas graças aos trabalhos de entidades filantrópicas, essas pessoas são alcançadas.

Em reconhecimento à importância do trabalho filantrópico, a própria constituição brasileira garantiu uma imunidade tributária, para viabilizar a continuidade do trabalho das instituições.

FONIF

A incompreensão do papel da filantropia levantou questionamento e trouxe inseguranças jurídicas. Com atuação descentralizada, ninguém representa as filantrópicas no governo. Eis que, em 2013, surge a FONIF-Fórum Internacional das Instituições Filantrópicas, formada por mantenedoras de entidades filantrópicas da educação, saúde e assistência social.

A FONIF existe para que a importância da filantropia não fique oculta e para preservar a dignidade do povo brasileiro.

A FONIF existe para lembrar a todo cidadão que todos tem direito a ter acesso às politicas publicas e ser bem cuidado. No entanto, a FONIF precisa de nós para que esse tipo de trabalho continue.

Para apoiá-los, basta basta se preocupar em se informar e discutir os assuntos sociais e apoiar as causas humanitárias levantadas pela instituição.

Artigos relacionados: