Geral

Significado de divergente: descubra o real conceito dessa palavra

O que é?

Divergente refere-se a algo ou alguém que discorda, se difere, se afasta ou se opõe aos demais indivíduos pertencentes ao mesmo grupo.

Definição:

  • Origem: Deriva da palavra em latim “divergens.entis”, que quer dizer “divergente”.
  • Sinônimos:Discordante, diferente, discrepante, discorde, oposto, diverso.
  • Antônimos: Convergente, concordante, concorde, conforme.
  • Classe gramatical: Adjetivo de dois gêneros.

Entenda mais sobre o que significa divergente

De forma bem prática, o conceito da palavra divergente está diretamente relacionado a tudo aquilo que se opõe. Portanto, quando se diz que uma pessoa é divergente, pode-se afirmar que ela não se enquadra o contexto de determinada situação ou grupo, geralmente por ter uma opinião diferente dos outros e discordando com facilidade dos pontos de vista contrários aos seus.

No ramo de linguística, por exemplo, são considerados divergentes os vocábulos que apresentam formas distintas, apesar de terem a sua origem em uma mesma palavra ou pertencerem a um mesmo idioma.

Divergente: o filme

O filme “Divergent” – ou “Divergente”, em tradução para o português – é uma obra de ficção científica, ação e suspense, de 2014, baseado no livro de Verônica Rock, de mesmo nome. O longa, dirigido pelo aclamado Neil Burger, conta a história de um mundo pós-guerra, onde os seres humanos foram divididos em facções diferentes, de acordo com as habilidades de cada indivíduo, para garantir e devolver a paz à humanidade.

As facções são Amizade (para os generosos), Franqueza (para os honestos), Audácia (para os corajosos), Abnegação (para os altruístas) e Erudição (para os inteligentes). No entanto, a trama toma um rumo diferente quando a protagonista descobre no seu teste de aptidão que não se enquadra em nenhuma das categorias existentes, ou seja, é uma divergente.

O filme é o primeiro da série intitulada “Divergente”, que é seguida dos livros “Insurgente”, “Convergente” e “Quatro”, que também foram adaptados às telinhas do cinema.

Esse artigo foi útil para você? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para que ele também ajude outras pessoas a entenderem o que significa a palavra divergente…

Até a próxima!