Língua Portuguesa

O que é difusão? Entenda conceito e definição do termo

Difusão significado

Difusão é um substantivo feminino que deriva muitos significados, entre eles está o ato de divulgar algo, propagar, tornar conhecido pelo público. Na biologia, representa um estado do que se espalha por múltiplas direções. No âmbito radiofônico, quer dizer a transmissão do rádio. E, por último, também significa, em seu sentido figurado, algo prolixo, sem clareza e concisão.

A palavra vem do latim diffusĭo, e refere-se à comunicação divulgada a partir de uma mensagem.

Veja também – Significado de leviano

Nesse contexto de espalhar informações, o termo é utilizado ainda em outras áreas além das que foram citadas, como na óptica e na química.

O que é difusão de informações?

Como explicado, a palavra está relacionada à divulgação e propagação de uma mensagem. Sendo assim, a difusão de informações está diretamente relacionada aos jornalistas e pessoas que trabalham nesse ramo de troca e publicação de informações, da comunicação social.

Nesse cenário, os meios e os veículos de comunicação, como rádio, TV e a Internet, por exemplo, são os canais utilizados para a difusão de conteúdos a nível massivo.

Difusão na biologia

Partindo de outra perspectiva, a biológica, o termo também ganha um significado relevante. É uma palavra utilizada para caracterizar um tipo de transporte passivo na citologia, da qual as moléculas do soluto se deslocam do local de maior para o local de menor concentração, até estabelecer um equilíbrio, este é conhecido como Difusão Simples.

Há também a difusão facilitada, que diz respeito à existência de uma proteína da membrana que auxilia o transporte passivo de substâncias pela membrana celular. Esse processo acontece sem que haja gastos de energia (ATP).

Difusão na física

O conceito de difusão é trabalhado na área de óptica na física, e significa “ a passagem por um meio óptico, a dispersão ou separação dos raios luminosos.”

Em outras palavras, as partículas materiais se introduzem num meio que antes estava ausente, o que aumenta a entropia do sistema formado pelas partículas difundidas e o meio onde se difundem.

Ademais, entende-se também como difusão o processo no qual a luz é transmitida através de um corpo que é translúcido.

Outros conceitos

Na química, o conceito de difusão é trabalhado como uma mistura de gases cujas densidades são diferentes.

Em acústica ou radiofonia, o conceito consiste em espalhar a energia emitida pelo som através do ambiente a fim de melhorar o som em um determinado local. É um processo bastante trabalhado a fim do aprimoramento acústico de estúdios de gravação e em lugares que precisam de uma boa qualidade sonora.

Por último, o termo também aparece no ramo de negócios, e diz respeito à aceitação de um novo produto pelo mercado. A publicidade e o marketing têm participação direta nesse processo.

Sinônimos de Difusão

  • Propagação
  • Proliferação
  • Espalhamento
  • Divulgação
  • Radiofonia
  • Adição
  • Alargamento
  • Elevação

Antônimos de difusão

  • Concentração
  • Concisão
  • Redução
  • Limitação

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice