Língua Portuguesa

Significado da palavra sabedoria: o que é e seus conceitos

A palavra sabedoria pode ser utilizada em diversos sentidos e situações no cotidiano de qualquer pessoa.

Isso faz com que muitas vezes o seu significado real seja deixado de lado, associando a palavra a outras que podem não ter nenhuma relação.

Veja também – Significado de leviano

Nesse artigo você vai entender a definição da palavra sabedoria, sua origem, a diferença entre sabedoria e inteligência e muito mais. Confira!

Qual é a origem da palavra sabedoria?

A palavra sabedoria tem origem no latim sapere, que tem gosto ou sabor.

Já no grego o termo utilizado para fazer referência ao saber é sofia.

Qual é o conceito de sabedoria?

A definição do conceito de sabedoria pode ser um tanto ampla, dependendo de onde a palavra está sendo empregada.

Popularmente, a palavra sabedoria é utilizada como adjetivo para definir indivíduos que tenham como características a sensatez, prudência e que possui experiência e conhecimento sobre vários aspectos da vida.

No campo da religião, por sua vez, a sabedoria é vista como o principal símbolo de Deus, que sabe de tudo e de todas as coisas. Por isso a sabedoria é considerada divina para os cristãos.

O que significa a palavra sabedoria no dicionário?

Nos dicionários as definições encontradas para a palavra sabedoria são:

  • Conhecimento em excesso;
  • Qualidade da pessoa que é sábia;
  • Conhecimento decorrente de experiências.

sabedoria

O que é ser sábio?

É comum considerar a pessoa que acumula conhecimento em diversas áreas como sendo alguém sábio, mas isso pode ser uma definição um tanto quanto equivocada.

Muitas pessoas entendem que não basta apenas uma grande quantidade de conhecimento adquirido, mas a forma com que o indivíduo lida com as situações que se apresentam em todos os momentos de sua vida.

Nesses casos o indivíduo que é sábio sabe extrair de cada experiência, sejam elas positivas ou negativas, aprendizados que serão importantes para que essa pessoa evolua, e saiba como agir diante dessas situações caso elas se repitam.

Por isso muitas pessoas que não possuem um grau de instrução extremamente elevados são consideradas sábias.

Qual é a diferença entre inteligência e sabedoria?

Essas duas palavras são muitas vezes empregadas como sinônimos, mas possuem significados completamente diferentes uma da outra.

A Inteligência pode ser definida como a habilidade que uma pessoa tem de aplicar o conhecimento adquirido, como por exemplo, pessoas que passam longos períodos estudando determinado tema e conseguem aplicá-lo posteriormente.

Enquanto a sabedoria está diretamente relacionada a capacidade e a maneira como uma pessoa absorve os aprendizados decorrentes de diversas situações que ocorrem constantemente.

Por isso nem sempre é correto afirmar que toda pessoa sábia é inteligente, ou que todo indivíduo inteligente seja uma pessoa sábia.

Qual é a diferença entre sabedoria e esperteza?

A palavra esperteza é utilizada com um tom negativo, onde a pessoa utilizada o conhecimento adquirido sobre algum tema ou experiência para tirar vantagem de alguma situação específica.

Não é à toa que palavras como armadilha, cilada e embuste muitas vezes são empregadas como sinônimos de esperteza.

O que é a sabedoria popular?

Sabedoria popular pode ser definida como o conhecimento adquirido e compartilhado por um grupo de pessoas, que não pode ser aprendido em nenhuma escola ou academia formal.

Esse conhecimento permite que as pessoas desse grupo possam decidir qual atitude devem tomar diante de diversos contextos que surgem em suas vidas, com base no conhecimento adquirido individual e coletivamente.

São exemplos de sabedoria popular:

  • Receitas culinárias passadas de geração para geração;
  • Remédios caseiros;
  • Técnicas de relaxamento.

Algumas frases também demonstram o conhecimento compartilhado coletivamente, como:

  • A forma como trata as pessoas diz muito sobre sua personalidade;
  • Diga com quem andas, e te direi quem és;
  • Em terra de cego, quem tem um olho é rei;
  • Seguro morreu de velho;
  • O preguiçoso trabalha duas vezes;
  • Respeito não se compra;
  • Quem fala demais dá bom dia a cavalo.

sabedoria

Quem é a deusa da sabedoria?

Na mitologia grega a deusa da sabedoria era Atena, também considerada a deusa das artes.

Atena nasceu da união de Zeus e Métis, deusa da astúcia, saúde e virtudes, que foi engolida por Zeus quando este ficou sabendo de sua gravidez e por temer que sua filha nascesse com poderes maiores que os seus, e por isso acabasse lhe tirando o trono.

Zeus teria convidado Métis a participar de uma brincadeira onde cada um se transformaria em um animal. Métis se transformou em uma pequena mosca e acabou engolida por Zeus, indo parar em sua cabeça.

Com o passar dos anos Zeus sentia fortes dores de cabeça, e quando não suportava mais a dor pediu para que Hefesto lhe desse um golpe com um machado.

Depois do golpe Atena saltou de dentro de sua cabeça, já adulta e vestida com sua armadura, elmo e escudo em mãos.

Apesar disso, Atena era a filha predileta de Zeus e era uma deusa de rara beleza e guerreira protetora dos heróis que eram escolhidos por ela, assim como da cidade de Atenas.

Atena ganhou a cidade que leva seu nome em uma disputa com seu tio Poseidon, onde seria declarado ganhador quem oferecesse o melhor presente à cidade. O presente de Atena foram uma oliveira que produzia óleo, alimentos e madeira, além de domar o cavalo que havia sido oferecido como presente por Poseidon.

Ela foi a primeira pessoa a conseguir tornar os cavalos mansos para que os homens pudessem domá-los.

Minerva

Para os romanos a deusa Minerva era equivalente a Atena, principalmente na forma como essa teria sido concebida, saindo da cabeça de Júpiter após um golpe de machado.

Apesar da origem idêntica, enquanto a deusa grega tinha diversos interesses, a deusa Minerva era conhecida como protetora dos artesãos e trabalhadores.

Considerações finais

Você viu que a palavra sabedoria pode ser utilizada de diversas formas além do seu sentido literal.

Pode ser empregada tanto para definir uma pessoa que possui muito conhecimento acumulado quanto para indicar um indivíduo que, mesmo sem um vasto conhecimento acadêmico, possui sensatez e amplo conhecimento sobre aspectos importantes do cotidiano para tomar suas decisões e agir de maneira correta.

Tanto a sabedoria acadêmica quanto a sabedoria popular são essenciais para que as pessoas possam aprender e evoluir como indivíduos e conviver de maneira mais harmoniosa nos grupos onde estão inseridos.

About the author

yasmin