Mitologia Grega

Poseidon, de acordo com a mitologia grega, é o deus dos mares. Confira!

Poseidon na mitologia grega

Poseidon, de acordo com a mitologia grega, é o deus dos oceanos, da água e do mar. Poseidon é um dos principais, mais poderosos e importante deuses dessa mitologia. Ele é caracterizado por uma figura seria, forte e impetuosa.

É filho do deus do tempo, mais conhecido como Cronos, e da deusa da fertilidade, Réia, assim como os demais deuses do olimpo.

A história afirma que a forma física de Poseidon era descrita como musculosa, alta e com longa barba. Além disso, uma das principais características, que ajudava a diferenciar Poseidon dos demais deuses, quando não estava usando seus poderes, obviamente, era o seu tridente, que ele sempre carregava consigo.

Veja também – Significado de isento

Poseidon tinha como principais adoradores pessoas que trabalhavam ou precisavam enfrentar o impetuoso mar, tais como: pescadores, viajantes, marinheiros, capitães, etc. Esses servos realizavam orações suplicando ao deus proteção no mar, principalmente em meio a tempestades ou pertubações marítimas.

No entanto, Poseidon não era conhecido como um deus misericordioso, mas sim como um deus instável. Quando ele se irritava por qualquer motivo que fosse, descontava sua raiva em catástrofes como tsunamis, tempestades marítimas, terremotos, etc.

Embora tenha sido casado com Anfitrite, ninfa do mar, Poseidon se relacionava com diversas humanas que, consequentemente, geravam seus filhos, mais conhecidos como semideuses.

A história conta ainda que Poseidon violentou diversas mulheres, duas delas são: Medusa e Deméter, a própria irmã de Poseidon.

Poseidon

Poseidon filhos

Poseidon possuía diversos filhos, mas os mais conhecidos são:

Teseu

É um dos semideuses mais famosos da mitologia.

Teseu se tornou muito famoso após matar o Minotauro e tempos mais tarde se tornar o rei de Atenas-Grécia.

Pégaso

Pégaso é um dos mais famosos cavalos conhecidos na mitologia grega. A história conta que Poseidon violentou Medusa dentro do templo de Atenas, quando a humana corria para pedir socorro à deusa. Tempo depois, após ser decapitada por Perseu e ter seu sangue derramado, o famoso cavalo surgiu desse sangue derramado de Medusa.

Despina

Despina, deusa da fertilidade, foi fruto da violência de Poseidon para com sua irmã Deméter

Tritão

Filho de Poseidon com sua esposa Anfitrite.

Tritão possuía um trompete de concha que era usado para acalmar o mar. Ele vivia nas profundezas do mar em um palácio de ouro junto com seus pais.

Polifemo

Conhecido por ter participado de grandes batalhas e ser protagonista do mito da odisseia, o mais conhecido ciclope da mitologia grega perdeu a visão do seu único olho após ter sido atacado por Ulisses.

Árion

Reza a lenda que Deméter se transformou em uma égua para conseguir se esconder e fugir de Poseidon. No entanto, o deus acabou encontrando-a e a estuprou disfarçado de um cavalo. O fruto desse estupro foi Árion, um cavalo imortal que desde bebê foi cuidado por Hércules.

filme Poseidon

Inspirado no livro ‘The Poseidon Adventure’, o filme conta a história de um navio luxuoso, cujo o nome era Poseidon, que sofreu um terrível acidente após ter sido atingido por uma enorme onda. No enredo, poucas pessoas sobrevivem e tentam se unir para que possam sobreviver. No entanto, um dos sobreviventes se recusa a ficar no local e esperar por ajuda. Logo, outros sobreviventes resolvem ir atrás do primeiro e coisas terríveis vão acontecendo.

Poseidon navio

O navio transatlântico conhecido como SS Poseidon, ficou muito famoso na obra fictícia denominada ‘The Poseidon Adventure’ do autor Paul Gallico.

O livro conta a história de um navio fortemente atingido por uma onda na noite de ano novo e que acabou virando de ponta cabeça.

Poseidon tatoo

Por ser o deus do mar, Poseidon é muito utilizado em tatuagens por pessoas que amam o mar. Sendo assim, o deus se tornou uma simbologia da vida marinha registrado no corpo de muitas pessoas. Confira algumas:

Poseidon Poseidon Poseidon

Artigos relacionados:

About the author

Jessica