Mitologia Grega

Afrodite é a deusa grega do amor. Saiba mais!

Afrodite é o nome da deusa grega do amor, da beleza e do sexo. Na mitologia romana, por sua vez, a mesma é conhecida como Vênus.

Segundo a história, essa deusa é extremamente vingativa e impiedosa, passando por cima de qualquer pessoa para conseguir o que deseja.

Como principal poder, ela tinha uma espécie de cinturão mágico que era capaz de seduzir e despertar efeitos de paixão.

Quem é a deusa Afrodite?

A deusa Afrodite nasceu na Ilha de Chipre, e existem duas versões que contam a história do seu nascimento.

A primeira, contada por Hesíodo, a deusa nasceu de uma forma incomum. Após Cronos cortar os órgãos de seu pai, Urano, e jogá-los no mar, formou-se em torno desses órgãos uma espuma branca que, misturando-se à água do mar, como se fosse uma fecundação, deu origem a Afrodite.

E a segunda versão, contada por Homero,  Afrodite era filha de Zeus (deus dos deuses) e Dione (deusa das ninfas).

Veja também – O que é amor platônico? Conceito e definição

Embora seja conhecida como deusa do amor, ela era muito vingativa, e não tinha piedade de seus inimigos. Teve como principais rivais as deusas Hera e Atena. Aliás, a desavença de Afrodite com as duas deusas foi o que deu origem a Guerra de Tróia.

Nas festas em homenagem a deusa, as sacerdotisas que a representavam eram prostitutas sagradas, sendo que o sexo com as mesmas era considerado um ritual de adoração. As festas eram consideradas “afrodisíacas” , dando origem a esse termo.

Quantos filhos tem Afrodite?

Afrodite casou-se com o deus do fogo, Hefesto. Porém, sua história é cercada por inúmeros amantes, tanto deuses como homens mortais, e, destas aventuras, foram gerados muitos filhos.

Com Ares, deus da guerra, teve vários filhos, como Eros, Anteros, Deimos, Fobos, Harmonia, Adrestia, Himeros e Pothos.

Já com Hermes, o deus mensageiro, Afrodite gerou o deus Hermafrodito (mistura dos nomes dos pais), que herdou, além da beleza dos pais, os órgão sexuais de ambos.

Com o deus Apolo teve o filho Himeneu (deus do casamento), e com Dionísio o deus do prazer, das festas e do vinho, teve o filho Príapo, o deus da fertilidade.

Afrodite gerou também um filho do mortal Anquises, que foi chamado de Enéias, e que foi um herói da Guerra de Tróia. Além disso, ela também seduziu outros mortais como Adónis, Faetonte e Cíniras.

O nascimento de Vênus

O artista renascentista Sandro Botticelli representou Afrodite em uma de suas pinturas, entre 1484-1485. A pintura se encontra atualmente na Galeria degli Uffizi.

afrodite

Artigos relacionados:

 

About the author

Vitória Alice