Mitologia Grega

Morfeu é o deus grego dos sonhos. Entenda mais!

Quem é morfeu?

Morfeu, de acordo com a mitologia grega, era um dos filhos do deus do sono, Hipnos e representava a personificação dos sonhos, sendo assim, o deus do sonho.

Muitos usam a expressão “cair nos braços de morfeu” para se referir à uma boa noite de sono, uma noite bem dormida, ou um sono profundo.

Morfeu, deus do sonho

Morfeu, ou em grego, Morphéus,  significa “moldador” “forma”. Desse modo, a mitologia conta que o deus era um ser alado e metamorfo, ou seja, que conseguia assumir qualquer forma. Morfeu tinha grandes asas rápidas, que batiam sem fazer barulho, o permitindo viajar por toda Terra. Como um ser metamorfo, ele invadia os sonhos das pessoas assumindo a forma que desejava.

Veja também – Significado de isento

Por esse motivo, os gregos acreditavam que uma noite bem dormida e seus vários efeitos positivos só seriam explicados pela presença dessa divindade em seus sonhos. A crença se popularizou e muitos ainda fazem o uso do termo “nos braços de Morfeu”.

Por ser o deus dos sonhos, Morfeu é comumente confundido com Hipnos, que é o deus do sono.

A obra Metamorfoses, do poeta grego Ovídio, conta a história de Morfeu e o cita como o deus “mais hábil imitador da figura humana”. 

Morfeu e morfina

A droga morfina tem, segundo algumas crenças, o nome derivado do deus Morfeu.

A morfina é um analgésico que causa sonolência, acalma,diminui as dores e causa efeitos análogos ao sonho, por isso o nome semelhante ao do deus.

Veja também:

About the author

Vitória Alice