Mitologia Grega

A verdadeira história de Medusa: saiba mais sobre a criatura mitológica

Medusa mitologia grega

Medusa foi o nome dado a uma criatura da mitologia grega que tinha o poder de transformar em pedra todos os que olhavam para ela.

Extremamente assustadora, Medusa era uma mulher que possuía as seguintes características físicas: cabelo composto por cobras, os dentes como presas de javali e o corpo cheio de escamas.

Se você já assistiu ‘Fúria de Titãs’ ou ‘Percy Jackson’, com certeza sabe que conquistar a cabeça da górgona era o sonho de muitos guerreiros gregos, mas os que ousavam chegar perto, acabam virando estátuas de pedra. Mas apesar disso, o semideus Perseu, após ser obrigado por um rei, conseguiu decapitar a criatura e colocar fim à vida da mulher.

O mito de medusa é um dos mais famosos da mitologia grega, no entanto, nem todos sabem a verdadeira e terrível história dessa vilã injustiçada.

O negócio é que os deuses gregos estavam bem longe de serem amorosos e bondosos como o Deus do cristianismo. Muito pelo contrário. Eles também possuíam todas os bons e maus sentimentos humanos e, por serem deuses, faziam o que bem queriam.

De acordo com a lenda, Medusa foi só mais uma vítima na mão dessas divindades mitológicas. Confira!

Medusa história

Medusa era uma jovem de beleza exuberante.

A história conta que seus cabelos e seu corpo eram de causar inveja até mesmo na própria Afrodite (deusa do amor e da beleza).

Ela era filha de duas criaturas marinhas: Ceto e Fórcis, mas possuía uma figura humana (sendo a única mortal da família) e vivia para ser sacerdotisa de Atenas junto com suas duas irmãs, Euríale e Esteno.

Uma das exigências de Atenas (deusa da sabedoria) era que suas sacerdotistas precisavam seguir seus ‘mandamentos’ e precisavam ser castas para continuarem dentro do templo.

Dessa forma, como Medusa era completamente devota, ela não tinha nenhum tipo de relacionamento com ninguém.

Porém, como Medusa era extremamente bela, muitos homens, incluindo outros deuses, iam até o templo de Atenas para apreciar a beleza da jovem em vez de adorar a deusa, e isso deixava Atenas complemente enraivada.

Poseidon, um dos deuses que tinha fixação em Medusa, lançava diversas investidas na jovem, mesmo ela já tendo deixado claro que não abriria mão de ser sacerdotisa da deusa da sabedoria.

Vale lembrar que Atenas e Poseidon não se davam bem. Um queria ser mais adorado do que o outro e terem suas estátuas na maior quantidade de cidades.

Enfim, certo dia Poseidon percebeu que Medusa não cederia às suas vontades e partiu para cima da jovem. Medusa correu para o templo de Atenas e suplicou por ajuda, mas nenhuma ajuda lhe foi dada. Poseidon então adentrou o templo de Atenas e estuprou a jovem em baixo da estátua da deusa.

Como se tudo já não fosse revoltante o suficiente, Atenas ainda resolveu castigar a jovem por ter tido sua ‘virtude’ retirada dentro de seu templo, pois para a deusa, Poseidon era homem e apenas estava atendendo aos seus ‘instintos’ e quem havia seduzido o deus foi Medusa.

Sendo assim, a deusa da sabedoria transformou os lindos cabelos da jovem em cobras, fez com que o corpo de Medusa só tivesse escamas e a amaldiçoou fazendo com que todos que a olhassem se transformassem em Pedra. Por fim, a jogou no fundo de uma caverna junto com suas duas irmãs.

Ao final da vida trágica da moça, Perseu finalmente matou Medusa e quando ela teve seu sangue derramado sobre a água, uma espuma branca começou a ser formada e dela nasceu Pegasus, fruto do estupro de Poseidon.

Medusa animal

A um animal marinho que não possui ossos, cérebro, pulmão ou coração e que tem a aparência física semelhante ao de uma água-viva, damos o nome de Medusa.

Trata-se de um animal venenoso que possui tentáculos espinhosos e que vivem na imensidão do mar.

Alguns desses animais, que possuem mais de mil espécies, matam muito mais humanos do que os próprios tubarões.

Em alguns casos de sorte esses espinhos venenosos, que são usados para capturar e matar presas, podem causar reações em alguns humanos, já em outros, o veneno desse animal pode ser completamente letal.

Medusa tatoo

Confira algumas tatuagens com desenho da medusa.

Medusa Medusa Medusa

Artigos relacionados:

About the author

Jessica