Geral História Religião

Odin é o deus da sabedoria na mitologia nórdica. Saiba mais!

Odin significado

Odin é o nome dado ao principal deus da mitologia nórdica. Ele é conhecido como ‘pai de todos’, ‘deus da sabedoria’, ‘deus da guerra’, ‘deus da magia’ e da poesia. É ele quem comanda Asgard, local de habitação dos deuses nórdicos, e é por quem soldados chamam na hora da morte, pois além dos títulos mencionados anteriormente, ele também é o protetor dos magos e dos mortos em batalhas.

Veja também – Austeridade

Odin, de acordo com a língua nórdica, significa ‘o louco’, ‘o violento’, ‘o furioso’, mas apesar disso, faz menção à alma, à sabedoria e à sensibilidade. Por esse motivo há uma ambiguidade quanto ao fato de Odin ser o deus da guerra e ao mesmo tempo ser o deus da poesia e da sabedoria.

Odin e seus filhos

Odin possuía vários filhos, dentre eles: Thor, o deus do trovão, que se tornou ainda mais conhecido por conta dos quadrinhos da Marvel e do filme ‘os vingadores’. Balder ou Baldur, deus da beleza e da justiça. Vidar ou Vídar, deus da força e da vingança. Vali, deus filho de Odin com Riden que nasceu com o único propósito de matar o deus cego para vingar a morte de seu irmão Balder e para sobreviver ao ragnarok com o propósito de resguardar a cultura vinking.

Odin

Odin mitologia nórdica

Odin, como dito acima, habita em um enorme palácio chamado Valaskiaf,em Asgard. O deus construiu o seu palácio em uma enorme torre onde foi posicionado o seu trono chamado de Hlidskialf e onde ele observa todos os nove mundos.

Diz a mitologia nórdica que Odin era protegido por dois corvos chamados Mugin e Hugin, que eram responsáveis por viajar o mundo e na volta repassar tudo que haviam visto para Odin. O deus é conhecido ainda por lutar em batalhas em cima de seu cavalo de oito patas e usar uma poderosa lança denominada Gungnir.

No entanto, o destino de Odin foi selado na batalha do Ragnarok, quando ele foi morto pelo lobo Fenrir.

Odin vs Zeus

Se compararmos a mitologia nórdica com a mitologia grega, Odin corresponde a Zeus, sendo o principal deus dessa vertente.

Também conhecido como o ‘enviado’, Odin, de uma forma resumida, é o principal deus dos deuses Asses, nome dado aos deuses mais relevantes da mitologia nórdica. Sendo, portanto, como Zeus, só que em ‘religiões’ diferentes.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica