Língua Portuguesa

Estória é a narrativa de fatos fictícios. Entenda!

Estória significado

Estória é o termo utilizado na língua portuguesa para fazer referências a uma narração de um acontecimento inventado, fictício ou imaginado.

Gramaticalmente classificada como substantivo, essa palavra gera grandes polêmicas no meio acadêmico, pois muitos especialistas afirmam que trata-se de um regionalismo brasileiro e, portanto, seu uso não é bem compreendido.

Veja também – Significado de épico

Erroneamente confundida como sinônimo de ‘história’, a palavra estória possui como origem uma verdadeira incógnita, pois enquanto alguns afirmam que ela se origina da expressão em inglês ‘story’, outras afirmam que ela surgiu a partir do francês “storie”.

De qualquer forma, o conceito da palavra está relacionado com a criação de contos, novelas, lendas, quadrinhos, fábulas, etc.

Estórias não necessariamente precisam ser escritas, pois assim como filmes, músicas e teatros, elas são passadas de gerações em gerações apenas pela linguagem oral.

Um excelente exemplo que podemos mencionar para melhor compreender a definição da palavra, são as estórias contadas pelo mundo Disney, tais como: Cinderela, A pequena Sereia, Alice no País das Maravilhas, A Bela Adormecida, Branca de Neve, etc.

Estória e história

Como mencionado acima, muitas pessoas acabam por confundir o conceito das palavras e compreendê-las como sinônimas, o que está completamente errado.

Estória, como dito, está relacionada a contos, ao imaginário, à ficção. Já a palavra ‘história’ tem como conceito a narração de fatos reais.

Como muitas pessoas não conhecem ou não possuem o interesse em compreender a definição desses dois termos, eles acabam sendo confundidos e até mesmo sendo utilizados de forma incorreta.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica