Arte Língua Portuguesa

Antagonista: o que é, conceito e definições. Entenda!

O que significa antagonista

Antagonista é uma palavra de origem grega que significa ‘rival’ ou ‘oponente’. Trata-se, muitas vezes’, de personagens, pessoas ou uma empresa que se opõem a alguém que está no pape de protagonista.

O conceito da palavra é, muitas vezes, atribuído a vilões, no entanto, não pode ser considerado um sinônimo deste, pois em uma situação onde um personagem ruim é o protagonista, o ser que lutará contra ele será considerado o antagonista.

Veja também – Significado de épico

Protagonista e antagonista

Protagonista e antagonista possuem significado oposto, ou seja, são palavras antônimas.

Protagonista é aquele personagem principal, que possui a trama ao redor de sua vida, seus atos, etc

Já o antagonista, como dito acima, nem sempre será o vilão, mas sempre terá o papel de dificultar a vida do protagonista.

Um exemplo é o filme “Aves de Rapina” onde a vilã Arlequina faz o papel de protagonista e a policial Renée Montoya (que a persegue) faz o papel de antagonista.

No entanto, nem sempre o antagonista será uma pessoa ou um personagem, pode ser até mesmo o meio ambiente, como no filme ‘Perdido em Marte’, por exemplo, onde o astronauta americano Mark Watney é o protagonista e o ambiente de Marte é o antagonista.

Antagonista sinônimo

São considerados sinônimos do termo as seguintes palavras:

  • Concorrente, adversário, opositor, contrário, competidor, oponente, rival, inimigo, etc.

Antagonista e agonista

Agonista é um termo utilizado na farmacologia  é uma droga receptiva que faz com que determinadas ações produzam uma resposta ao aumento ou diminuição das atividades das células.

Antagonista, por sua vez, possuem a função de diminuir a ação do agonista, servindo como um bloqueador.

O antagonista.com

O Antagonista é um web site jornalístico especializado em jornalismo investigativo e opinativo.

Mantido pelos jornalistas Diogo Mainardi, Mário Sabino e Claudio Dantas, o site possui vertente ideológica direitista e tem como objetivo se opor as opiniões que definem a política e a economia do país.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica