Língua Portuguesa Geral

O que significa embuste? Entenda mais a origem da gíria

Embuste, na linguagem informal das redes sociais, em 2018, virou sinônimo de pessoa desagradável, insuportável, que incomoda os outros. Uma pessoa inconveniente, que desperta ranço nos outros.

No entanto, não há apenas essa designação. Antes de virar um termo na internet, embuste significava uma mentira. Entenda mais abaixo!

embuste

 

O que significa embuste?

Originalmente, a palavra embuste é um substantivo usado para se referir à uma emboscada, uma armadilha. O embuste é algo falso inventado, geralmente com o propósito maldoso de prejudicar alguém.

Veja também – GDAE (Gestão Dinâmica da Administração Escolar): o que é?

Um embuste é mais perpetuado como um trote, para causar algum tipo de constrangimento ou começar uma mudança social deixando as pessoas politizadas sobre algo. O cenário político é um bom exemplo da proliferação de embustes.

Neste meio, podem ser conhecidos, em uma língua mais popular, como fake news, que são espalhadas para ridicularizar e prejudicar o oponente, principalmente em épocas de eleição. Alguns governos utilizam de embustes para cumprir algumas metas impopulares.

embuste

No meio militar, o embuste também é utilizado quando um superior tenta ridicularizar um subordinado, na intenção de demonstrar poder. Porém, após a prática do embuste, isso apenas demonstra a farde que o superior verdadeiramente é.

O verdadeiro sentido de embuste, portanto, é este de enganação, trote, mentira. Algo contado com propósito de ludibriar o receptor.

O que é uma pessoa embuste?

Por outro lado, na internet, a palavra ganhou outra definição completamente diferente, mas, ainda assim, é usada para se referir a algo negativo.

Pessoas inconvenientes e que não costumam agradar os ambientes em que frequentam são definidas como embustes. Um exemplo também bastante conhecido nas redes é o de ex-namorado que não larga do pé ou de homens que insistem em dificultar a vida de suas parceiras. Estes são os famosos embustes.

embuste

Uma pessoa embuste tem uma grande desaprovação social e tende a despertar ranço nas pessoas ao redor. É aquela pessoa que chega e, por ser tão desagradável, ninguém aguenta mais e acaba se retirando. Uma pessoa que influencia as outras a revirarem os olhos por ser tão chata.

Por tais motivos, o meme “sai, embuste” virou uma expressão bastante popular nas redes sociais.

Artigos relacionados:

About the author

Vitória Alice