Geral Religião

Axé é a palavra usada para desejar felicidade. Confira!

O que significa axé

A palavra axé é oriunda da língua yorubá e significa força, energia ou poder existente dentro de toda pessoa ou dentro de quaisquer outras coisas.

A palavra é muito utilizada em religiões afro-brasileiras e, nesse sentido, a palavra faz menção à energia de seus orixás. Além disso, nos rituais dessas religiões, o axé pode ser representado por algo ou alguém que foi escolhido para ser carregado com a energia desses orixás como uma forma de homenagear essas divindades.

Veja também – Significado de Amém

Axé é usado ainda como uma saudação para desejar boas energias e felicidade, isso dentro e fora do contexto religioso.

Axé na umbanda e axé no candomblé

Axé é muito utilizado nas religiões umbanda e candomblé. Em ambas, a palavra possui o mesmo significado: desejar felicidade, poder e força. Além disso, a palavra ainda pode significar vida. Quando alguém vai às casas de santo à procura de cura ou libertação, é através do ‘axé’ que essa pessoa encontrará a solução para os seus problemas.

De acordo com umbandistas, a palavra ainda faz referências a formas de louvar ou agradecer aos orixás pela vida e pela graça.

Axé, para as religiões afrodescendentes, possui o mesmo significado de ‘amém’ (que Deus permita) para as religiões cristãs, por exemplo.

Falar ‘axé’ para alguém é desejar que essa pessoa seja feliz e possua energias positivas.

A história do axé

Quando os africanos foram traficados para o Brasil, trouxeram para a nova nação suas culturas e religiões.

Com essas heranças trazidas da África, vieram junto as superstições e dialetos. Dessa forma, a palavra axé está diretamente ligada aos conceitos religiosos desse povo.

Sendo assim, não apenas as pessoas que descendem desses povos, mas também adeptos da cultura e das religiões africanas passaram a utilizar essa palavra para fazer menção aos orixás, que de acordo com a umbanda e candomblé, também são axé.

Axé na capoeira

Quando usado na capoeira, axé significa força e ânimo para prosseguir. A palavra é muito utilizada entre os lutadores na hora da luta como um incentivo e torcida.

Como a capoeira é uma tradição afro-descendente, o axé também veio como parte dessa tradição.  Ela é usada, principalmente, para incentivar a alegria da roda.

Axé ritmo musical

Axé pode ainda ser um estilo musical surgido durante o carnaval da década de 80 na Bahia. Após o seu lançamento, o gênero rapidamente conquistou o coração de todos os brasileiros, sendo um dos principais até hoje.

Com uma mistura de forró, frevo, reggae e até mesmo do funk, o axé lançou diversas vozes solo e bandas, tais como: Ivete Sangalo, Cláudia Leite, chiclete com banana, Araketo, Daniela Mercury, Netinho e Asa de Águia.

Artigos relacionados:

About the author

Jessica