Religião

O que significa Oxalá: conceito e definição. Confira!

O que significa oxalá?

Oxalá, do árabe “in shaa Allaah”, significa ‘se Deus quiser’. Na língua portuguesa, a palavra é utilizada como uma interjeição e é usada para exprimir o desejo que certa coisa aconteça.

É um substantivo masculino e possui sinônimo de: tomara, assim seja, queira Deus, etc.

Veja também – Significado de Amém

Em religiões afrodescendente, como umbanda e candomblé, a palavra é utilizada para denominar uma entidade divina também conhecida como orixá.

o que significa oxalá

Oxalá de acordo com a Umbanda

Oxalá, de acordo com a religião Umbanda, é o grande pai da , da criação e da espiritualidade. É quem dá sentido à vida, principalmente àqueles que não conseguem encontrar um sentido em sua existência.

Para os umbandistas, ter fé em Oxalá significa ter paz e progressão de espiritualidade, pois ele é o movimentador da fé, do amor e da caridade.

Esses fiéis acreditam que através de oferendas, banhos e cultuamento desse orixá, a cura de doenças profundas podem acontecer, como no caso da depressão, por exemplo.

Sincretização em Jesus Cristo

Ao longo da história, Oxalá foi sincretizado na figura de Cristo e, por essa razão, a data comemorativa desse orixá é dia 25 de dezembro, data de nascimento de Jesus.

Porém, fiéis afirmam não ser possível juntar umbandistas nesse dia para realizar uma homenagem. Portanto, as festas para oxalá passaram a ser realizadas no dia 15 de novembro, dia oficial de fundação ou anunciação da umbanda por Zélio Fernando de Moraes.

Sendo assim, a data de celebração de oxalá é no dia 15 de novembro.

Cada orixá da umbanda possui um dia da semana, e o dia escolhido para oxalá é, em regra, o domingo.

No entanto, podem haver diversas exceções para o dia desse orixá, pois algumas casas atribuem outros dias da semana a ele. Isso ocorre porque na cultura Nago a semana tinha apenas quatro dias, mas na diáspora africana os negros se depararam com uma semana de sete dias, como a que temos hoje. Portanto, ao longo dos anos ocorreu, obrigatoriamente, uma resignação dos dias da semana, logo, todos tiveram que se adaptar.

Além de dias específicos na semana, orixás da umbanda ainda possuem diversos outros tipos de consagrações para adoração. O de Oxalá são os seguintes:

  • Cor: branco. Algumas casas ainda atribuem as guias cristalinas para oxalá e as guias leitosas para o anjo da guarda, mas isso é uma questão de doutrina e não uma questão de obrigatoriedade. De qualquer forma, a cor atribuída para oxalá é o branco.
  • Instrumento: Os instrumentos de culto à oxalá dentro da umbanda são, tradicionalmente, a toalha e guia. Em culto africano usa-se também o instrumento opaxorô, que é o instrumento de culto a oxalá na nação de queto.
  • Água: a água sagrada de oxalá é a água de fonte ou, mais especificamente, água pura.
  • Ervas: as ervas de oxalá são o boldo, alecrim, arruda, rosas brancas e uma diversidade de ervas brancas.
  • Principais características: ele o grande senhor da vida. Considerado e cultuado como orixá dos orixás em alguns terreiros de umbanda.

o que significa oxalá

Oxalá no candomblé

No candomblé, Oxalá é o orixá criador do mundo e dos humanos. É cultuado como o maior de todos os orixás e simboliza a paz. Ele possui duas maneiras principais de apresentação: uma jovem e uma velha.

  • Na jovem, ele é chamado de Oxaguiã e possui como símbolo a espada, um escudo e um pilão de metal branco. Seu dia da semana é a sexta-feira.
  • Na velha, é chamado de Oxalufã e possui como símbolo o opaxorô. Seu dia da semana é o domingo.

Em todas as ocasiões, as suas cores são o branco e o azul.

Artigos relacionados:

Candomblé é a religião afro-brasileira que cultua antepassados. Confira!

O que significa Pomba Gira? Qual o conceito? Veja aqui!

Significado de Iemanjá: entenda melhor a sua definição e conceito

About the author

Jessica