Religião

O que significa Pomba Gira? Qual o conceito? Veja aqui!

Infelizmente, por falta de conhecimento, a Pomba Gira causa um pouco de estranhamento para quem a ouve pela primeira vez. Fazendo inclusive com que seja associada a algo ruim, mundano e promíscuo. Isso acontece, devido aos ataques que as religiões afro ainda sofrem no país.

Esses ataques de ódio e ignorância fazem com que pessoas desinformadas criem um conceito totalmente errôneo. Vamos entender de uma vez por todas quem é essa entidade, que religião ela pertence e se ela é do mal ou do bem?

As guerras religiosas sempre existiram e foram graças a elas que muitas pessoas acabaram morrendo.

Infelizmente por preconceito, as religiões que descendem da cultura afro são as que mais sofrem.

Palavras como Pomba Gira, que servem para denominar entidades pertencentes a essas religiões costumam causar espanto em quem as ouve pela primeira vez.

Hoje em dia existe uma maior facilidade em obter informações sobre determinados assuntos. A internet foi uma das facilitadoras para que as pessoas pudessem saber sobre determinada coisa sem dificuldades.

Portanto, não seja ignorante! Se tiver dúvidas a respeito de algum assunto, pesquise, pergunte, se informe. Não deixe ser levado por uma mente limitadora e ignorante.

Entenda de uma vez o conceito Pomba Gira

A palavra Pomba Gira é utilizada para denominar uma entidade espiritual pertencente aos rituais da religião da Umbanda.

Ela também é conhecida como Bombogira, Pombogira ou Pombajira.

Na década de 60, as entidades da Umbanda começaram receber personificações. As mulheres nesse período ganharam força dentro das reuniões espíritas, com muito mais força nos rituais de matriz africana.

Foi exatamente nesse momento que surgiu a entidade Pomba Gira. Os primeiros contatos foram através de médiuns trabalhadoras do sexo feminino, mais tarde isso mudou e os homens também passaram a manifestá-la.

Características da Pomba Gira

A entidade Pomba Gira é caracterizada por uma mulher, geralmente seminua. As cores de suas poucas vestimentas costumam ser o preto e o vermelho, mas existem também algumas que vestem outras cores.

A sensualidade costuma ser a marca principal dessa entidade que aprecia objetos relacionados ao universo feminino, como pulseiras, colares, perfumes, vestidos, joias, rosas entre outros objetos.

Assim como algumas entidades masculinas, também utiliza a bebida alcoólica e o cigarro como pontos de força em suas manifestações.

Nos rituais de incorporação, as gargalhadas bem estridentes são sua marca registrada. Tudo faz parte de sua manifestação ritualística.

A invocação de manifestação dessa entidade, geralmente é relacionada a questões conjugais, como separação, divórcio, manter o casamento, fidelidade entre outras.

Algumas pessoas também costumam fazer invocação para que essa entidade ajude a resolver questões profissionais e financeiras, tudo depende do que cada pessoa esteja enfrentando no momento.

Quais são os tipos de Pomba Gira?

Ainda existem muitos mistérios acerca da entidade Pomba Gira. Nomes consagrados das religiões de matriz africana afirmam que ela é muito mais do que uma simples entidade que incorpora em médiuns nos terreiros.

Acredita-se que essa entidade do sexo feminino tenha um papel muito importante de empoderamento para as mulheres.

Ela surgiu como uma verdadeira inspiração para que as mulheres tornem-se o que quiserem se tornar.

A Pomba Gira é uma entidade espiritual que possui diversos tipos. Cada tipo de manifestação trabalha uma questão específica.

A seguir você vai conhecer alguns tipos que existem. Acompanhe:

Pomba Gira Cigana

Esse tipo de Pomba Gira costuma manifestar as principais características do povo cigano que são a liberdade e o desapego. Os médiuns que manifestam esse tipo de entidade, costumam ter um grande dom de clarividência e intuição, podem inclusive ser ótimos tarólogos, quirólogos, entre outros.

A Pomba Gira Cigana possui um lenço na cabeça, além de muitas jóias ou bijuterias, vestidos geralmente na cor vermelho com detalhes em amarelo e dourado.

O vestido é decotado e um punhal escondido embaixo da saia.

Pomba Gira Sete Saias

Essa Pomba Gira é uma das mais linda entidades que existem nos rituais de matriz africana. Ela também pode ser chamada de cigana.

Seu trabalho espiritual é muito poderoso, podendo atuar tanto no plano físico, como no plano espiritual.

Questões relacionadas a saúde, dinheiro e amor são as principais resolvidas por ela.

Recebe o nome de sete saias por causa de suas vestimentas. Ela usa sete saias sobrepostas de sete cores diferentes. Seu colar também possui 7 voltas em seu pescoço. Bebe vinho e principalmente Champagne em taça de vidro.

Pomba Gira Maria Padilha

Essa entidade é uma das mais importantes, pois foi uma das primeiras a se manifestar nas casas espiritualistas.

Ela é o símbolo do empoderamento e da liderança feminina, acredita-se inclusive que ela seja a verdadeira rainha tanto dos cabarés quanto das encruzilhadas.

Acredita-se que as encruzilhadas sejam o ponto de ancoragem dessas energias e entidades.

Suas vestimentas são da cor vermelha e preta.

Pomba Gira 7 Encruzilhadas

Assim como a 7 saias, esse tipo de Pomba Gira carrega um tridente com 7 pontas, além de um punhal e uma navalha.

As cores de suas vestimentas são roxo, vermelho, preto e maravilha.

Sua bebida preferida é o Whisky e sua ancoragem em terreiros e centros serve para resolver questões relacionadas a falsidades e injustiças.

Pomba Gira Maria Mulambo

A Pomba Gira Maria Mulambo é uma das manifestações mais sensuais desse tipo de entidade.

Seu temperamento é mais amável e amigável, sua bebida possui um sabor mais adocicado, podendo ser um licor, vinho ou cidra.

É uma entidade bondosa e extremamente fraterna.

Seus principais símbolos são o punhal, tridentes e gatos preto.

Sua principal função é a de proteger as mulheres que estão sofrendo no relacionamento, principalmente aqueles considerados abusivos, onde o companheiro ou companheiro se utiliza de jogos emocionais para realizar torturas mentais.

Pomba Gira Menina

Esse tipo de Pomba Gira é muito poderosa, pois sua função é a de proteger todas as meninas que sofreram ou sofrem abusos sexuais.

Gosta de cigarrilhas e bebidas sem álcool.

Qual a função social de uma Pomba Gira?

O surgimento de uma entidade feminina, cujo papel principal é a defesa e o empoderamento das mulheres, tem como função social a de encorajar mulheres a serem o que elas quiserem.

Viver numa sociedade completamente patriarcal é totalmente sufocante para as mulheres, fazendo com que elas inclusive sejam tolhidas de poderem escolher seus próprios caminhos.

As mulheres precisam entender que elas são donas de si e que ocupar funções não tão importantes não fazem delas submissas.

Mulheres, utilizem a força da Pomba Gira e empoderem-se.

Comentar