Geral Língua Portuguesa

Roxo: significado, conceitos, definição

O roxo é uma cor que divide opiniões sempre que é utilizada, seja na decoração de ambientes ou em ações publicitárias. Mesmo que você não seja muito fã de roxo, é preciso aceitar que em muitas situações essa cor funciona muito bem.

Descubra mais sobre o significado e as formas com que o roxo é aplicado em várias áreas.

O que significa gostar de roxo?

A cor roxa tem uma ligação muito forte com o misticismo e é muito relacionada a magia, mistério e espiritualidade estimulando o contato com esse lado espiritual e proporciona a libertação de medos e inquietações e a purificação da mente e do corpo.

Muitas pessoas acabam evitando usar o roxo por entender que essa cor transmite sensações como introspecção, tristeza e melancolia.

Na Igreja Católica o roxo está inserido na liturgia tanto da Quaresma quanto nas celebrações realizadas aos mortos.

Na decoração de ambientes, o roxo pode ser utilizado em espaços que estimulem a espiritualidade e a transformação, como locais onde são realizados aulas e cursos de meditação.

Como obter a cor roxo?

Misturar diversas cores para obter novas tonalidades é uma atividade que costuma deixar crianças entretidas por longos períodos, e essa atividade é fundamental para que se consiga o tom de roxo desejado.

Isso porque como você vai ver mais adiante, o roxo não é uma cor natural, mas o resultado de uma mistura de cores específica.

A cor roxa só pode ser obtida com a mistura de duas cores primárias, o azul e o vermelho, que quando misturados resultam nessa coloração.

Qual a diferença de violeta e roxo?

Apesar de muito semelhantes e consideradas pela maioria das pessoas apenas variações da mesma cor, violeta e roxo são cores completamente diferentes.

Cientificamente, Isaac Newton provou que as cores que formam o espectro de luz são azul, vermelho, laranja, amarelo, anil, verde e violeta, portanto o roxo não seria uma cor, no sentido literal da palavra.

Roxo seria o nome dado a todos os tons entre o azul e o vermelho, o que confirmaria que não se trata de uma cor específica, mas do resultado da união entre duas outras cores.

O que significa passar o reveillón de roxo?

A cor roxa é muito utilizada nas festas de ano novo por diversos motivos.

Quem quer começar o ano em grande estilo pode usar roupas em tons de roxo para entrar com estilo e elegância, respeito e dignidade no novo período.

O roxo é considerado uma cor que simboliza mudança e a transformação de energia negativa em positiva, ajudando inclusive a superar problemas como a depressão.

Também é considerada uma cor ligada a espiritualidade e importante para encontrar novos caminhos e elevar o espírito.

Utilização do roxo na propaganda

O roxo é uma cor que pode ser bem explorada para ser utilizada na propaganda e publicidade.

Muitas vezes a cor roxa é utilizada por marcas do segmento de luxo, por ser associada a realeza, ao poder e a nobreza.

Além disso o roxo também é sinônimo de sabedoria, mistério, independência e magia, o que o torna muito atrativo também para marcas e produtos voltados para o público infantil.

Por ser uma cor extremamente rara na natureza, muitas pessoas podem considerar o roxo uma cor muito artificial.

É preciso tomar cuidado ao utilizar o roxo pois quando usada em excesso, pode transmitir sentimentos de tristeza e frustração.

Veja algumas marcas famosas que utilizam o roxo em seus logotipos:

  • Fedex;
  • Yahoo!;
  • Curves;
  • Canal SyFy;
  • Contours;
  • Taco Bell.

O roxo nos animais

Mesmo sendo extremamente raro é possível encontrar algumas espécies de animais com pelos e penas em tons de roxo.

Um exemplo é o camaleão velado, encontrado na Arábia Saudita e no Iêmen, que possui um corpo extremamente colorido, que pode se alterar em situações de perigo.

Outra espécie animal muito curiosa e rara é o pato-mandarim, que tem o bico em um tom de vermelho vivo, peito roxo e asas na cor laranja.

Cromoterapia

A cromoterapia tem como base as propriedades terapêuticas das cores que formam o arco-íris através da incidência dos raios solares nas gotículas de água que ainda estão suspensas na atmosfera.

Essas cores são associadas aos chakras, os centros de energia que estão presentes no nosso corpo, muito conhecidos por quem prática terapias alternativas.

A luz roxa na cromoterapia tem um papel importante para estabelecer uma comunicação com todos os chakras, para que seja possível transmutar sentimentos como raiva, arrependimentos, tristeza e raiva que possam estar acumulados.

A luz roxa na cromoterapia possui uma frequência alta que tem a capacidade de atingir todas as células do seu organismo, e por isso é sempre recomendada para pacientes em tratamento contra doenças como câncer ou alguma doença degenerativa.

Línguas

Veja como se diz roxo em outros idiomas espalhados pelo mundo:

  • Inglês: purple;
  • Espanhol: violeta;
  • Alemão: violett;
  • Francês: violet;
  • Italiano: viola;
  • Latim: hyacintho;
  • Turco: menekse;
  • Finlandês: violetti.

Em muitas línguas a palavra roxo não existe, por isso ela é substituída pela palavra violeta.

Curiosidades

Conheça algumas curiosidades interessantes sobre o roxo:

  • Ainda enquanto estava em sua fase de desenvolvimento o projeto do iPhone era chamado pela equipe de Projeto Roxo (Project Purple).
  • Mesmo entrando e saindo de moda, o roxo não é uma das cores mais apreciadas por homens e mulheres;
  • É considerada a cor que une o masculino e o feminino, o espírito e a sensualidade;
  • O iodo (elemento químico) recebeu esse nome em referência a flor violeta, que em grego se chama íon;
  • Em exemplares antigos da Bíblia, ainda escritos a mão, é possível encontrar imagens de santos pintadas sobre fundo roxo;
  • Pessoas mais supersticiosas acreditam que vestir roxo no primeiro encontro com seu pretendente pode transmitir a sensação de que a pessoa é criativa, sensível e intuitiva;
  • O roxo é uma cor muito utilizada no tratamento de distúrbios mentais por estimular a região do cérebro responsável pela solução de problemas.

Conclusão

O roxo entra naquela categoria, junto com muitas outras coisas, onde as pessoas ou amam ou odeiam.

Roupas, decoração de ambientes, publicidade, terapias alternativas e até mesmo espécies animais utilizam o roxo e chamam a atenção de milhões de pessoas ao redor do mundo.