Religião

Aleluia: Qual o significado? Como surgiu? Quem utiliza?

Aleluia

Existem certas palavras que fazem parte do nosso dia a dia e que conhecemos desde que sabemos que as palavras existem. Mas em muitos casos nós nunca paramos para saber o que aquela palavra ou termo realmente quer dizer, ainda que saibamos como empregar e em que contextos a usar.

É o caso da palavra aleluia, por exemplo, que faz parte do nosso vocabulário e claramente nos remete a um sentido religioso. Mas de onde ela vem? O que essa palavra realmente significa? E como ela é utilizada hoje em dia? Essas e outras questões serão respondidas no texto de hoje. Confira!

Quem usa aleluia hoje em dia?

Você já parou para pensar quais são os lugares que você ouviu essa palavra? Provavelmente igrejas ou algum programa religioso na religião, mas será que todas as igrejas e religiões usam esse termo com a mesma finalidade? Vamos explorar um pouco as possibilidades que essa palavra pode nos trazer.

Nas igrejas evangélicas e católicas, logo, de origem cristão, a palavra aleluia é utilizada com seu significado de louvor à deus em muitas orações e cânticos. Já os judeus utilizam a palavra aleluia (a escrevendo da forma original “Halleluyah”) como parte das orações de Hallel, orações muito recitadas nas festividades religiosas do povo judeu.

Podemos concluir, portanto, que aleluia é um termo utilizado principalmente pelas religiões cristã e judaica, mas existem muitas pessoas que a utilizam por conta do seu uso na cultura popular, tópico que abordaremos mais adiante.

A origem da palavra aleluia

A palavra aleluia é usada hoje em dia para louvar o deus cristão em cânticos e orações, mas sua origem é hebraica, aparecendo em diversos pontos da bíblia, principalmente nos Salmos. Há uma origem etimológica para a formação dessa palavra, a qual iremos explicar agora.

Aleluia é a junção de duas outras palavras do hebraico. A primeira é “halleluh”, que significa “adorem” ou “louvem”; e a segunda é “yah”, que significa “deus”. A junção delas formas “halleluiyah”, a forma como a palavra era originalmente escrita.

Aleluia da forma que conhecemos hoje em português, tem muita influência das línguas que originaram a nossa língua e é uma adaptação do termo original.  Na maioria dos países onde é utilizada, ela aparece da forma como nós escrevemos em português.  Essa palavra é descrita de diversas formas diferentes em diversos países pelo mundo, mas o significado e o seu uso continuam sendo bastantes parecido em todo lugar.

Aleluia

A palavra aleluia na bíblia

A palavra aleluia aparece 24 vezes no antigo testamento da bíblia cristã, o que corresponde também ao conjunto de livros Tonach do judaísmo. Já no novo testamento da bíblia cristão, a palavra aparece outras 4 vezes.

Essa palavra é comumente relacionada às canções de louvor à deus, seja em seu início ou no fim.  Ela é entendida, portanto, como um enunciado de um louvor, ou a indicação de que ele está chegando ao fim. Essa tradição se iniciou com os judeus, mas logo foi também apropriada pelos cristãos e hoje em dia é utilizada por ambas as religiões e suas vertentes.

Algumas das principais passagens bíblias onde a palavra aleluia aparece são:

  • Salmo 147,4.5; 148,3-6;
  • Salmo 147,8-9; 148,7-10;
  • Salmo 148,11-14;
  • Salmo 104,35;
  • Salmos 150:1-6.

O que é o sábado de aleluia?

Sábado de aleluia, ou sábado santo, é uma data que faz parte do calendário cristão e corresponde ao dia seguinte da crucificação e morte de jesus cristo e, portanto, é o dia anterior da páscoa, dia da ressurreição. É nesse dia, por exemplo, que os católicos apostólicos romanos tradicionais substituem a carne vermelha por peixe.

É também no sábado de aleluia que se celebra a vigília pascoal com uma série de orações que segue noite adentro até o domingo de páscoa. Este ritual é tomado como uma preparação para a ressurreição de cristo. É durante o sábado de aleluia também que se acende o círio pascoal, uma grande vela que simboliza a luz de cristo, que sempre vem acompanhada da escritura “Deus é o princípio e o fim de tudo”. Outra tradição desse dia é a malhação de judas, também chamada de queimação de judas, dependendo da região onde você mora ou conhece esse tipo de tradição.

E é exatamente por conta dessas celebrações e da preparação para a ressurreição, que o sábado é chamado de aleluia, já que é um louvor ao deus cristão que está prestes a ressuscitar.

Aleluia

Aleluia na cultura popular

Apesar de trazer consigo toda essa carga religiosa, aleluia, assim como diversas outras palavras, acabam tendo seus significados levemente modificados por produtos da cultura popular, principalmente as dos séculos XX e XXI. Não é raro, por exemplo, ver programas de comédia que utilizam essa palavra para comemorar quando algum “milagre” acontece dentro da trama.

Um ótimo exemplo disso é o cântico “O Messias de Händel”, que já foi amplamente utilizado em novelas, filmes, programas de TV e desenhos animados para atingir um efeito cômico em determinadas situações.

Essa mudança de significado das palavras é uma característica dos nossos tempos e não significa necessariamente algo bom ou ruim. Aleluia ainda é usada na forma religiosa por muitas pessoas, mas esse outro significado também se tornou popular.

Considerações finais

Muitas vezes uma pequena palavra pode significar muita coisa e carregar muita história consigo. Quer você conheça aleluia através da cultura popular ou da sua religião, a verdade é que ela está presente no nosso dia a dia e saber o que ela significa é algo muito valioso.

Conhecer o significado de determinadas palavras não é apenas um exercício interessante para a nossa mente, mas também te permite ter uma visão mais ampla da história do mundo e entender que tudo o que você fala tem um significado por trás.

E independente do que cada termo quer dizer, o importante é que você entenda a dimensão que uma simples palavra pode ter dentro de um fato histórico ou até da construção de uma religião, como é o caso da aleluia. Interessante, não é mesmo? Nunca deixe uma palavra ser apenas uma palavra. Busque mais, pesquise e expanda sua visão de mundo.